CNBC

CNBC Impacto da IA no mercado de trabalho: jovens do setor de tecnologia são os primeiros afetados, diz economista do Goldman Sachs

Bolsa de Valores

Bolsas da Europa fecham perto da estabilidade, com balanços da região em destaque

Publicado 05/08/2025 • 14:38 | Atualizado há 16 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • As bolsas da Europa fecharam perto da estabilidade nesta terça-feira (5), em sessão marcada pela divulgação de balanços.
  • Além dos resultados das empresas, a semana conta ainda com a decisão de juros do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) na quinta-feira.
  • A terça teve ainda a divulgação de índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da região.
Bolsas da Europa.

Bolsas da Europa.

Pixabay

As bolsas da Europa fecharam perto da estabilidade nesta terça-feira (5), em sessão marcada pela divulgação de balanços. Além dos resultados das empresas, a semana conta ainda com a decisão de juros do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) na quinta-feira. A terça teve ainda a divulgação de índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) da região.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou em alta de 0,15%, a 541,40 pontos. Em Londres, o FTSE 100 subiu 0,16%, a 9.142,73 pontos. Em Frankfurt, o DAX avançou 0,42%, a 23.857,19 pontos. Em Paris, o CAC 40 caiu 0,16%, a 7.621,04 pontos. Cotações são preliminares.

Em Londres, a BP subiu 2,81%, após divulgar lucro maior do que o esperado e anunciar nova recompra de ações no valor de US$ 750 milhões. Na segunda-feira, a empresa também anunciou uma grande descoberta de petróleo e gás na costa brasileira.

Leia mais:
Commodities encontrarão seu destino, diz Haddad sobre impacto de tarifação dos EUA
Acionistas da BRF aprovam fusão com Marfrig

A Diageo saltou 4,90%, após a maior fabricante de bebidas destiladas do mundo prever que as vendas no ano fiscal de 2026 ficarão estáveis, apesar do impacto da política tarifária dos EUA, e ampliar sua meta de redução de custos.

Ainda na capital britânica, a Smith & Nephew subiu 14,88%, depois que a companhia de equipamentos médicos anunciou uma recompra de ações de US$ 500 milhões e resultados acima do esperado.

Em Frankfurt, o fabricante alemão de semicondutores Infineon teve ganho de 4,83%, depois de melhorar seu guidance. Seguindo balanço negativo na semana passada, a Novo Nordisk continua pressionada, recuando 2,27% em Copenhague. As recomendações de “compra” da empresa agora são menos da metade, segundo a Bloomberg.

O último a atualizar sua opinião foi o UBS, que alterou sua recomendação de “comprar” para “manter” hoje, uma medida que foi acompanhada por um corte drástico em seu preço-alvo de 600 para 340 coroas dinamarquesas.

No noticiário macroeconômico, o PMI de serviços da zona do euro subiu para 51 em julho, mas ficou abaixo da estimativa inicial. Os da Alemanha e do Reino Unido, por outro lado, foram revisados para cima.

Na quinta-feira,o Deutsche Bank espera que o BoE realize seu quinto corte de juros do ciclo de flexibilização, levando a taxa a 4%. Com o primeiro corte ocorrendo em agosto de 2024, o atual ciclo de flexibilização marca o terceiro mais longo do período pós-guerra, aponta o banco. “E se nossas projeções estiverem corretas, o atual ciclo está prestes a se tornar o mais longo já registrado no país, com nosso cenário-base incluindo mais três cortes de juros até fevereiro de 2026”, destaca.

Em Milão, o FTSE MIB subiu 0,11%, a 40.743,52 pontos. Em Madri, o Ibex35 avançou 0,15%, a 14.407,50 pontos. Em Lisboa, o PSI 20 caiu 0,25%, a 7.710,15 pontos.

📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Bolsa de Valores