CNBC

CNBCEXCLUSIVO: Franquias em crise? Entenda o dilema bilionário dos estúdios de Hollywood

Bolsa de Valores

Bolsas de Nova York caem com Warsh no Fed, mas encerram o mês em alta

Publicado 30/01/2026 • 18:34 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • As ações das bolsas americanas recuaram nesta sexta-feira (30), com os papéis de tecnologia permanecendo em baixa.
  • Ainda assim, o S&P 500 conseguiu registrar um ganho em janeiro, apesar das perdas de sexta-feira e das negociações voláteis deste mês.
  • O Dow Jones Industrial Average recuou 179 pontos, ou 0,36%, para fechar em 48.892,47. O Nasdaq Composite, com forte peso tecnológico, teve desempenho inferior, caindo 0,94% para terminar o dia em 23.461,82.
Bolsas da Europa.

Pixabay

Bolsas de Nova York

As ações das bolsas americanas fecharam em queda nesta sexta-feira (30), com os papéis de tecnologia permanecendo em baixa, mesmo com os investidores aprovando a escolha do presidente Donald Trump por Kevin Warsh para liderar o Federal Reserve.

Ainda assim, o S&P 500 conseguiu registrar um ganho em janeiro, apesar das perdas de sexta-feira e das negociações voláteis deste mês.

O índice amplo caiu 0,43%, encerrando em 6.939,03, seu terceiro dia consecutivo de queda. O Dow Jones Industrial Average recuou 179 pontos, ou 0,36%, para fechar em 48.892,47. O Nasdaq Composite, com forte peso tecnológico, teve desempenho inferior, caindo 0,94% para terminar o dia em 23.461,82. Todos os três índices caíram mais de 1% nas mínimas da sessão.

“Conheço Kevin há muito tempo e não tenho dúvidas de que ele entrará para a história como um dos GRANDES presidentes do Fed, talvez o melhor”, disse Trump em uma postagem na Truth Social.

Leia mais:
Ibovespa B3 fecha em queda, mas tem mês com maior alta da história
Petróleo tem queda no dia, mas fecha mês em forte alta

A seleção de Warsh aliviou as preocupações sobre a independência do Fed devido à sua experiência como governador do órgão e sua postura firme, em certos momentos, contra a inflação. Embora ele deve pressionar por taxas mais baixas no curto prazo, conforme o desejo de Trump, os mercados financeiros o veem como alguém que não seguiria sempre a direção do presidente e manteria a credibilidade da política monetária.

O dólar americano subiu e os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA mantiveram-se estáveis, sinalizando que os investidores pareceram satisfeitos com a escolha de Trump.

“A indicação de Kevin Warsh para a presidência do Fed é exatamente o que os mercados esperavam, pois ele é uma mão firme, bem conhecido nos círculos de mercado e espera-se que mantenha a independência do banco central, o que é fundamental para os mercados”, afirmou Richard Saperstein, diretor de investimentos da Treasury Partners. “Mais importante, Warsh enfrenta poucos obstáculos para ser confirmado pelo Senado”.

Mas outras variáveis jogaram um balde de água fria nas ações durante a sessão.

O ouro e a prata à vista caíram cerca de 9% e 28%, respectivamente. No último ano, os contratos futuros de ouro e prata dispararam cerca de 67% e 142%, respectivamente.

Investidores de varejo acumularam posições em operações ligadas a metais preciosos, especialmente nas últimas semanas, à medida que uma bolha especulativa se formava.

O iShares Silver Trust (SLV), uma escolha popular entre investidores individuais, despencou mais de 28% na sessão de sexta-feira, seu pior dia na história. Tal movimento pode ser indicativo de venda forçada, dado que os fundamentos raramente mudam em uma operação tão rapidamente, de acordo com Matt Maley, estrategista-chefe de mercado da Miller Tabak.

“Este tem sido o ativo mais visado por day traders e outros negociadores de curto prazo recentemente”, disse Maley. “Houve uma alavancagem acumulada na prata. Com a queda enorme de hoje, as chamadas de margem foram disparadas”.

Ainda assim, os investidores continuaram analisando os relatórios de lucros.

A Apple oscilou entre ganhos e perdas, apesar de superar as expectativas do primeiro trimestre fiscal e relatar um aumento significativo nas vendas de iPhones. Isso ocorre após a queda de 10% da Microsoft na quinta-feira pós-balanço, marcando seu pior dia desde 2020 e eliminando mais de US$ 350 bilhões (cerca de R$ 1,83 trilhão, na cotação atual) em valor de mercado. A KLA Corp perdeu mais de 15% nesta sexta-feira após sua previsão sugerir uma desaceleração no crescimento.

Fora do setor de tecnologia, as ações da Verizon subiram mais de 11%, registrando seu melhor dia desde 2008. A gigante das telecomunicações superou as expectativas dos analistas e forneceu uma forte perspectiva de lucros para o ano inteiro.

Apesar da fraqueza de sexta-feira, os principais índices registraram um mês positivo. O S&P 500 e o Dow registraram ganhos de 1,4% e 1,7%, respectivamente, em janeiro, enquanto o Nasdaq avançou 1%. O Russell 2000, focado em empresas de pequena capitalização, saltou mais de 5% no mês.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Bolsa de Valores

;