Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Bolsas da Europa mantém alta, puxadas por petroleiras e de olho em votação decisiva na França
Publicado 08/09/2025 • 14:01 | Atualizado há 2 meses
Aos 19 anos, novato da NBA começa a investir pensando na aposentadoria
American Airlines chega atrasada ao ‘boom’ das viagens de luxo. Será que ainda dá tempo de alcançar as rivais?
Duas amigas perderam os empregos dos sonhos depois de décadas — e agora dão conselhos para superar uma demissão
Cofundador da Meta diz que ser CEO por 13 anos foi exaustivo: ‘Eu coloco uma máscara dia após dia’
Paralisação do governo americano reduz financiamento de organizações sem fins lucrativos
Publicado 08/09/2025 • 14:01 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Pixabay
Bolsas da Europa
As principais bolsas da Europa fecharam no azul nesta segunda-feira (8), impulsionadas pelas ações de petroleiras, que se beneficiaram da alta do barril diante de tensões geopolíticas.
O grande destaque do dia foi a expectativa em torno da votação que depôs o primeiro-ministro da França, François Bayrou.
Apesar da queda do líder ter tido pouco impacto imediato nos ativos, a incerteza causada pela decisão pode voltar a mexer com os mercados nos próximos dias.
O índice pan-europeu Stoxx 600 subiu 0,52%, fechando aos 552,04 pontos. Em Londres, o FTSE 100 avançou 0,14%, encerrando a sessão em 9.221,44 pontos. Já em Frankfurt, o DAX registrou alta de 0,96%, fechando aos 23.824,10 pontos. Em Paris, o CAC 40 ganhou 0,78% e terminou em 7.734,84 pontos. Os números ainda são preliminares.
Marine Le Pen, principal líder da oposição francesa, declarou no parlamento que “este momento marca o fim da agonia de um governo fantasma”, numa crítica direta ao gabinete comandado por Bayrou. “É provável que esse governo desmorone sob a pressão da oposição, o que pode pesar sobre as ações e títulos franceses”, avalia Ipek Ozkardeskaya, analista sênior do Swissquote Bank.
O clima de incerteza aumentou com uma nova ofensiva da Rússia contra a Ucrânia, no maior ataque desde o início da guerra, envolvendo mais de 800 drones e atingindo prédios públicos. Em resposta, líderes europeus prometeram acelerar um novo pacote de sanções, enquanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que deve conversar em breve com o presidente russo, Vladimir Putin.
Leia mais:
Bolsas da Ásia fecham em alta, após renúncia de Ishiba no Japão ser vista como ‘avanço’
A União Europeia estuda impor sanções secundárias à China pela compra de petróleo russo, além de possíveis medidas contra o Casaquistão, mas a decisão depende de um aval dos EUA. Autoridades europeias e americanas se reúnem nesta segunda-feira e na terça-feira (9), em Washington, para discutir o tema.
No cenário econômico, a produção industrial da Alemanha cresceu 1,3% em julho na comparação mensal, resultado um pouco melhor do que o mercado esperava. Mais para frente, na quinta-feira (11), as atenções estarão voltadas para a decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE).
Analistas apostam que a instituição deve manter as principais taxas de juros como estão, já que a inflação na zona do euro segue perto da meta de 2% e ainda existem dúvidas sobre o impacto das tarifas impostas pelo governo Trump.
Em Lisboa, os papéis da Mota-Engil dispararam 9,41%, embalados pela vitória da empresa na licitação para construir e operar o primeiro túnel submerso do Brasil, que vai ligar Santos e Guarujá. Por lá, o índice PSI 20 teve alta de 0,65%, fechando a 7.754,11 pontos. Em Madri, os bancos Sabadell (0,81%) e BBVA (+1,89%) também subiram.
A partir desta segunda-feira, os acionistas do Sabadell vão decidir se aceitam a proposta de compra feita pelo BBVA, ainda que as ações da empresa de Vallesana estejam sendo negociadas acima do valor oferecido pela concorrente. Na bolsa de Madri, o Ibex35 ganhou 1,02% e encerrou em 15.002,20 pontos. Em Milão, o FTSE MIB avançou 0,28%, chegando a 41.723,69 pontos.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Lula diz que ‘não tem mais intermediário’ entre ele e Trump e prevê acordo ‘logo, logo’ sobre tarifaço
2
Cade multa CSN em R$ 128 milhões por descumprimento de termo ligado à Usiminas
3
Beto Carrero World supera a Disney e é eleito o segundo melhor parque do mundo
4
Entrevista: ‘cortes de geração de energia e insegurança jurídica ameaçam avanço das fontes renováveis’
5
Argentina encerra votação legislativa; pleito é teste político para Javier Milei após meses de turbulência