Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Ibovespa B3 supera os 135 mil pontos com apoio do minério e cautela com tarifaço dos EUA
Publicado 22/07/2025 • 12:30 | Atualizado há 2 meses
Primeiro-ministro perde voto de confiança no Parlamento da França
Dan Ives será presidente de empresa que comprará Worldcoin, apoiada por Sam Altman, para seu tesouro corporativo
Para especialistas, impacto da IA na força de trabalho ainda é ‘pequeno’, mas não é ‘zero’
Gigantes de private equity avançam sobre Wall Street em meio à guerra global por talentos
Volkswagen mira liderança na Europa com aposta em veículos elétricos acessíveis
Publicado 22/07/2025 • 12:30 | Atualizado há 2 meses
KEY POINTS
Variação de ações
Pixabay
O Ibovespa B3 opera em alta nesta terça-feira (22) e já supera a barreira dos 135 mil pontos, impulsionado pela valorização de 2,49% do minério de ferro na bolsa de Dalian, na China. As ações da Vale sobem quase 2% e ajudam a empurrar o índice, ao lado dos papéis da Petrobras, que avançam apesar da leve queda no preço do petróleo no mercado internacional.
De acordo com Pedro Moreira, sócio da One Investimentos, a expectativa de projetos de infraestrutura na China, especialmente no Tibete, contribui para o bom desempenho da mineradora. A Vale divulga, ainda hoje, seus resultados operacionais do segundo trimestre após o fechamento da B3.
“Se Vale e Petrobras sobem — os dois maiores pesos da Bolsa — é praticamente impossível o índice não acompanhar”, afirma o analista.
Apesar do impulso positivo, há clima de atenção entre investidores com a proximidade do dia 1º de agosto, data prevista para entrada em vigor das tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos de vários países, incluindo o Brasil.
Nos bastidores, o governo brasileiro tenta negociar com a gestão de Donald Trump para mitigar os impactos. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que propostas serão apresentadas ao presidente Lula ainda nesta semana.
Segundo o secretário-executivo da pasta, Dario Durigan, um plano emergencial já foi desenhado e depende do aval do Planalto. Há estudos para criação de um fundo privado, via medida provisória, para ajudar empresas afetadas pelas tarifas, sem ferir o arcabouço fiscal.
Além das tarifas, o mercado também acompanha a divulgação do Relatório de Receitas e Despesas Primárias do terceiro bimestre, com expectativa de congelamento de R$ 31 bilhões — valor semelhante ao do relatório anterior.
A consultoria LCA 4Intelligence prevê possível bloqueio adicional de despesas, reflexo das limitações impostas pelo teto de gastos, apesar da manutenção do IOF como fonte de receita.
Para Alvaro Bandeira, da Apimec Brasil, o clima de apreensão deve se intensificar à medida que se aproxima a data da sanção americana. “A aversão a risco persiste por conta das tarifas e do cenário político, mesmo com o Congresso em recesso”, aponta.
Na véspera, o Ibovespa fechou em alta de 0,59%, aos 134.166 pontos, acumulando queda de cerca de 3% em julho. Às 12h08 desta terça-feira, o índice subia 0,70%, aos 135.104 pontos, após ter tocado a máxima de 135.300 pontos. O avanço ocorre mesmo com baixa em Wall Street e declarações do senador republicano Lindsey Graham, que ameaçou elevar tarifas em até 100% contra países que importam petróleo da Rússia — o que volta a colocar o Brasil sob pressão.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Israel ataca residências em Doha, capital do Catar, com justificativa de serem alvos do Hamas; preço do petróleo sobe
Falta de mão de obra qualificada vira crise e afeta 69% das indústrias no Brasil
Itaú demite mil funcionários após investigação sobre trabalho remoto
Dan Ives será presidente de empresa que comprará Worldcoin, apoiada por Sam Altman, para seu tesouro corporativo
Café brasileiro tenta entrar em lista de exceções às tarifas dos EUA