Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Mercado de ações de Paris cai, pressionado por impasse orçamentário e ameaça ao premiê
Publicado 02/12/2024 • 07:09 | Atualizado há 8 meses
Publicado 02/12/2024 • 07:09 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Pixabay
O mercado de ações de Paris caiu no início das negociações desta segunda-feira (2), antes de uma votação crucial sobre parte do projeto de orçamento austero da França, que ameaça derrubar o governo.
O índice CAC 40 de Paris recuou 1,1%, chegando a 7.151,18 pontos.
As ações da gigante automotiva Stellantis, que engloba marcas como Jeep, Peugeot-Citroën e Fiat, caíram 8,1% após o abrupto pedido de demissão do presidente-executivo, Carlos Tavares. Ele se retirou do cargo citando “visões diferentes” com o conselho de administração. A empresa europeu-americana tem lutado com o declínio das vendas e os altos estoques nos EUA.
Em Milão, onde também está listada, a montadora cedia 8,38%.
Em outros lugares, o índice FTSE 100 de Londres caiu 0,1%, alcançando 8.278,15 pontos, enquanto o DAX de Frankfurt perdeu 0,2%, atingindo 19.580,45 pontos.
O euro permaneceu em seus níveis mais baixos em 14 meses devido às preocupações com o impasse orçamentário em Paris.
O governo do Primeiro-Ministro francês, Michel Barnier, está prestes a apresentar nesta segunda-feira (2) um plano de financiamento da seguridade social que enfrenta ampla oposição de todo o espectro político.
O presidente do partido Reagrupamento Nacional, Jordan Bardella, afirmou hoje que a legenda pretende deflagrar uma votação de confiança contra o governo de Barnier, “salvo um milagre”. O grupo já havia dado esta segunda-feira como prazo para que o premiê atenda as suas exigências no orçamento do ano que vem, que incluem o aumento real das aposentadorias.
Marine Le Pen, líder parlamentar do partido de extrema-direita Reunião Nacional (RN), tem expressado oposição a diversos pontos do plano orçamentário do governo para 2025, incluindo o projeto de financiamento da seguridade social.
Esses pontos incluem cortes previstos nas contribuições sociais dos empregadores, um fim parcial da indexação das pensões à inflação e uma política de reembolso de medicamentos menos generosa.
Sem maioria, Barnier pode utilizar poderes executivos para aprovar a legislação sem votação.
Tal medida o exporia a um voto de desconfiança em poucos dias, com a ala esquerda e o RN de Le Pen dispostos a apoiar essa moção que poderia derrubar o governo.
O Jefferies ainda espera resolução da crise política no país europeu, mas acredita que o desfecho dependerá de medidas que tendem a piorar o endividamento. “Nossa visão estrutural permanece negativa para a França”, ressalta.
Mais lidas
O manual de tarifas de Trump vem com um toque de beisebol
Tarifaço de Trump sobre exportações brasileiras entra em vigor hoje
Blockchain Rio 2025 reúne representantes de instituições financeiras da América Latina
CNBC Originals: Boicote no Canadá desafia tarifas de Trump e impacta US$ 90 bi da economia dos EUA
Mercado atropela tarifaço e fecha em alta: Ibovespa B3 sobe 1,04%