CNBC
Intel diz que receita aumentou com redução de cargos.

CNBCAções da Intel sobem 50% no último mês e participação dos EUA chega a R$85,5 bilhões

Bolsa de Valores

S&P 500 avança para novo recorde apesar de shutdown nos EUA

Publicado 03/10/2025 • 11:34 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O índice S&P 500 alcançou um novo recorde nesta sexta-feira (3), mesmo com a paralisação do governo dos Estados Unidos em andamento.
  • O S&P 500 subiu 0,2%, enquanto o Nasdaq Composite ficou próximo da estabilidade.
  • Já o Dow Jones Industrial Average avançou 213 pontos, ou 0,5%.
Foto de uma placa em Wall Street.

Pixabay

Foto de uma placa em Wall Street.

O índice S&P 500 alcançou um novo recorde nesta sexta-feira (3), enquanto Wall Street caminha para ganhos sólidos na semana, mesmo com a paralisação do governo dos Estados Unidos em andamento.

O S&P 500 subiu 0,2%, enquanto o Nasdaq Composite ficou próximo da estabilidade. Já o Dow Jones Industrial Average avançou 213 pontos, ou 0,5%. Tanto o Nasdaq quanto o Dow também atingiram novas máximas históricas intradiárias, além do S&P 500.

Com os ganhos desta sexta-feira, os três principais índices se encaminham para fechar a semana em alta. O S&P 500 acumula valorização superior a 1% no período, mesmo patamar do Dow, enquanto o Nasdaq, mais concentrado em empresas de tecnologia, registra avanço de cerca de 1%.

A paralisação do governo entrou em seu terceiro dia nesta sexta-feira e ampliou as preocupações dos investidores ao longo do ano, marcadas por riscos macroeconômicos e de políticas públicas, pressões inflacionárias e sinais de enfraquecimento do mercado de trabalho.

Leia também:

Com S&P 500 perto de recordes, é hora de reconsiderar a estratégia ‘compre e esqueça’, dizem especialistas

S&P 500 fecha em novo recorde, com esperança de estabilidade no relatório de empregos

Os agentes do mercado aguardam para ver por quanto tempo a paralisação vai durar, a fim de avaliar a gravidade de seus efeitos econômicos. Até aqui, paralisações governamentais não costumam provocar grandes impactos nos mercados.

O shutdown também resultou em um apagão de dados econômicos. A suspensão das atividades do Departamento do Trabalho impediu a divulgação do relatório de empregos não-agrícolas de setembro, que sairia nesta sexta-feira. Isso elimina um fator que poderia pressionar as ações, mas, ao mesmo tempo, reduz o volume de informações que o Federal Reserve pode considerar na decisão sobre juros em sua reunião de outubro.

“Os mercados e formuladores de políticas buscavam sinais para saber se o mercado de trabalho continuava esfriando gradualmente ou se a desaceleração era mais forte do que o esperado”, afirmou Mark Hamrick, analista econômico sênior do Bankrate. “Essa nova lacuna de informações é significativa em um momento em que a clareza é fundamental.”

“Se a paralisação continuar, a coleta de dados para o relatório de empregos de outubro (semana de pesquisa em torno de 12 de outubro) está em risco”, acrescentou. “Relatórios de inflação no meio do mês, cruciais para avaliar os próximos passos do Fed, também podem ser prejudicados. Isso amplia ainda mais a incerteza.”

Intensificando as preocupações sobre o mercado de trabalho, o presidente Donald Trump ameaçou cortes maciços de pessoal e afirmou, na quinta-feira (2), que os democratas lhe deram uma “oportunidade sem precedentes” de reduzir o tamanho das agências federais.

O secretário do Tesouro, Scott Bessent, também declarou à CNBC que a falta de financiamento pode resultar em “um impacto no PIB, um impacto no crescimento e um impacto na classe trabalhadora americana”. O Escritório de Orçamento do Congresso (CBO) estima que 750 mil funcionários federais sejam afastados temporariamente a cada dia.

A paralisação começou após o Congresso não chegar a um acordo, na terça-feira (30), sobre o financiamento do governo. Os principais democratas mantêm a exigência de aprovar um projeto de gastos que estenda créditos tributários de saúde para milhões de americanos, o que provocou retaliação de Trump e líderes republicanos.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Bolsa de Valores

;