O ‘erro fatal’ que a maioria das pessoas comete ao iniciar um negócio, segundo professor de Stanford
Publicado 24/03/2025 • 16:25 | Atualizado há 1 mês
Wall Street está ansiosa para ouvir os primeiros comentários públicos do CEO da Apple, Tim Cook, sobre as tarifas
Amazon desistiu de exibir o custo das tarifas em seus produtos após ligação de Trump para Bezos
GE HealthCare supera expectativas de lucro e reduz projeção para o ano inteiro devido a tarifas
Dollar General é uma das ações com melhor desempenho nos primeiros 100 dias de Trump
Trump culpa Biden por “excesso” após PIB encolher no primeiro trimestre, diz que crescimento “levará um tempo”
Publicado 24/03/2025 • 16:25 | Atualizado há 1 mês
KEY POINTS
Muitos empreendedores cometem um erro fatal ao iniciar um novo negócio, comprometendo suas chances de sucesso antes mesmo de começar. Quem faz esse alerta é Steve Blank, professor adjunto da Universidade de Stanford, investidor e cofundador de quatro startups.
O erro? Não pesquisar seus clientes antes de definir o tipo de empresa que deseja criar e os produtos ou serviços que pretende oferecer.
“Já vi isso acontecer um milhão de vezes”, diz Blank, que ajudou a construir oito startups de tecnologia e escreveu quatro livros sobre empreendedorismo.
Segundo Blank, muitos empreendedores começam com uma ideia e só depois tentam descobrir como vendê-la, sem antes confirmar se há, de fato, demanda para aquilo.
“As perguntas mais importantes são: ‘Quem são meus clientes?’ e ‘O que eles querem?’”, explica Blank, que vendeu sua última startup, a empresa de software empresarial Epiphany, por US$ 329 milhões em 2005.
Para evitar esse erro, ele orienta seus alunos a saírem do escritório ou da sala de aula e conversarem diretamente com os potenciais clientes. Esse contato inicial é essencial para validar a ideia de negócio e garantir um bom encaixe entre produto e mercado.
Essa abordagem não é exclusiva de Blank. A Administração de Pequenos Negócios dos EUA recomenda que empreendedores busquem feedback do público-alvo o quanto antes.
A falta de atenção às necessidades do cliente pode determinar o sucesso ou o fracasso de um negócio, reforça Robert Herjavec, investidor e estrela do programa Shark Tank.
“É natural se apegar ao seu produto ou serviço, mas o sucesso depende de enxergar seu valor pelos olhos do cliente”, escreveu Herjavec em um post recente no LinkedIn.
Alberto Perlman, cofundador e CEO da Zumba Fitness, concorda. Em entrevista à CNBC Make It, ele destacou que o maior erro dos empreendedores é acreditar que sabem mais do que o próprio cliente.
“Você precisa estar sempre ouvindo – e ouvindo nas entrelinhas – o que seu cliente realmente quer”, disse Perlman.
O próprio Blank viveu esse erro na prática. Em 1993, ele cofundou a Rocket Science Games, uma desenvolvedora de jogos eletrônicos. Com uma equipe de engenheiros talentosos e trailers impressionantes, a startup conquistou investidores e levantou US$ 35 milhões.
A empresa chegou até a estampar a capa da Wired, sendo apontada como a próxima grande promessa do Vale do Silício. Mas havia um problema grave: os clientes odiaram os jogos.
“Eles eram ruins”, admitiu Blank à Fast Company em 2014.
Sem vendas suficientes, a Rocket Science Games fechou as portas em 1997, tornando-se um dos grandes fracassos da indústria de tecnologia.
Se tivesse seguido o próprio conselho e testado a aceitação do público antes de investir tanto dinheiro e esforço, Blank acredita que teria evitado essa falha ou mudado completamente a trajetória da empresa.
“O que me matou foi o excesso de confiança”, afirma Blank. E finaliza com um aviso direto para empreendedores: “Não acredite no seu próprio discurso. É muito fácil se convencer da sua paixão e visão.”
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Economia da zona do euro cresce 0,4% no primeiro trimestre, acima do esperado
Mondelēz International registra crescimento modesto no 1º trimestre
Xi Jinping visita Banco do Brics e propõe nova década de desenvolvimento
'China tem que nos tratar bem', diz Trump sobre guerra tarifária; presidente comenta sobre 100 dias de governo
Atividade industrial da China cai para o menor nível em quase dois anos em abril devido a tarifas comerciais