O que são ações, principais tipos e como investir
Publicado 01/04/2025 • 13:18 | Atualizado há 1 dia
Confira a lista de Trump: Mais de 180 países e territórios enfrentarão tarifas recíprocas
Eric Trump diz que migrou para criptomoedas após negócios da família se tornarem a ’empresa mais cancelada’
Veja detalhes do novo Nintendo Switch 2: preço, tamanho da tela, controles, chat por microfone e jogos
Noruega recebe apelo para revogar proibição de fundo de US$ 1,8 trilhão em fabricantes de armas
OpenAI investe na Adaptive Security em nova rodada de financiamento
Publicado 01/04/2025 • 13:18 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
Getty Images
Para quem busca oportunidades de investimentos, saber o que são ações é imprescindível. Por se tratar de ativos de renda variável, investir nesse mercado exige um conhecimento mais aprofundado sobre o mercado financeiro.
Entender seus tipos e suas características ajuda na escolha do que faz mais sentido, considerando o perfil e os objetivos do investidor. É preciso compreender os benefícios e os riscos envolvidos, bem como as reais chances de lucratividade.
Quer saber o que são e como comprar ações para diversificar sua carteira de investimentos? Continue neste artigo e veja tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
Ações são títulos que correspondem a uma fração do valor de uma empresa, ou seja, uma pequena quota do capital disponibilizado para comercialização no mercado financeiro, nacional e internacional.
Para isso, as empresas se tornam companhias de capital aberto, ofertando suas ações no mercado com o objetivo de levantar recursos e, assim, impulsionar e expandir o negócio.
A precificação de uma ação envolve diversos aspectos, sendo os mais relevantes aqueles relacionados ao balanço. Os resultados trimestrais, as dívidas e o tamanho do patrimônio influenciam a formação do preço de cada ação, assim como as projeções para os resultados que podem ser entregues no futuro, trazidos a valor presente.
O valor de cada ação pode variar de acordo com a procura pelos seus papéis na Bolsa, como a B3, a Bolsa de valores brasileira,o que depende tanto da economia quanto do próprio negócio.
Essa procura varia de acordo com o perfil da empresa. Uma companhia estável e consolidada pode gerar demanda por parte de investidores que buscam resultados mais previsíveis, enquanto empresas menores, com maior potencial de crescimento, podem atrair acionistas mais arrojados, visando capturar um potencial de crescimento futuro.
As ações são classificadas em três tipos diferentes, conforme algumas características específicas, além dos riscos e benefícios que oferecem aos investidores. Veja como funciona cada uma delas.
O direito de voto em assembleias e eleições empresariais – aprovação de projetos, mudanças na administração – caracterizam as ações ordinárias. No entanto, o poder de decisão do acionista está diretamente ligado à quantidade de ações do prevista ou existente em seu portfólio.
A opinião dos investidores minoritários, ou seja, com um número baixo de ativos, pode não ter grande peso e relevância. Com isso, quanto maior a quantidade de ações, maior será a participação e influência do acionista.
Como o nome sugere, os acionistas têm o direito de preferência sobre o recebimento dos dividendos e o reembolso do capital em caso de falência ou liquidação da empresa — possibilidade de reaver parte do que foi investido caso a empresa deixe de existir.
De modo geral, os investidores não possuem direito de voto nas decisões, porém, no Brasil, em muitos casos elas são mais fáceis de negociar na Bolsa de valores e gerar maior liquidez para os acionistas.
A unit é um pacote que pode incluir mais de um tipo de ação, por isso, também uma alternativa de investimento em renda variável. Pode conter ações ordinárias e preferenciais.
Os passos para a compra de ações são simples quando se tem o direcionamento adequado para adquirir os papéis. Veja como investir:
As corretoras operam por meio do home broker, o ambiente dentro da página ou aplicativo que dá acesso à Bolsa de valores e permite realizar operações, conforme o horário determinado.
Por ele é possível buscar a ação desejada, definir a compra fracionada, unitária ou por lote, enviar a ordem de compra e acompanhar todo o processo de evolução do valor do ativo, prevendo as perdas e os ganhos.
Todo investidor almeja ter lucro e, para isso, precisa encontrar as melhores alternativas em um mercado repleto de oportunidades. O princípio básico da escolha de um ativo para investir é a análise, usando diferentes métodos de avaliação no cruzamento de dados e informações.
Existem duas maneira de lucrar investindo em ações:
Mais do que entender o que são ações, é primordial saber como investir, para tomar uma decisão segura e os métodos de análise podem ajudar nesse desafio,
Esse é um tipo de análise realizada por meio de gráficos que toma como base o preço da ação no momento, potencializando os ganhos de curto prazo. Dependendo do volume de negociações realizadas, o investidor consegue definir o melhor momento para comprar ou vender um título.
A análise técnica permite avaliar o comportamento e o histórico de uma ação, suas oscilações de preço e rentabilidade. É ideal para quem deseja um retorno mais rápido do dinheiro aproveitando as oportunidades de valorização do ativo no mercado.
Investidores famosos e experientes, como Warren Buffet e Luiz Barsi, obtiveram sucesso e fizeram fortuna em sua trajetória utilizando a análise fundamentalista, mais tradicional no mercado, para objetivos de longo prazo.
O propósito dessa análise é avaliar a situação financeira das companhias e, a partir das informações coletadas, visualizar o nível de valorização. Para isso, são abordados alguns aspectos essenciais:
Na análise fundamentalista, podem ser usadas as demonstrações financeiras como balanço patrimonial e DRE, para avaliar os retornos sobre os ativos, a possibilidade de alavancagem financeira, o patrimônio e a margem líquida.
Os documentos se tornam públicos quando as empresas estão listadas na Bolsa de valores e qualquer pessoa pode ter acesso.
A decisão final de compra ou venda demanda estudo dos resultados por meio dos indicadores financeiros, indispensáveis para saber o que é mais vantajoso. Entre os principais indicadores, estão:
A exposição ao dólar e o acesso a ativos das maiores companhias do planeta são alguns dos motivos para incluir os investimentos internacionais na carteira. Com os papéis mais atrativos listados na NYSE, a Bolsa americana, é possível construir um portfólio diversificado.
O mercado financeiro dos EUA operando em uma das moedas mais fortes do mundo oferece além de ações globais, alternativas que viabilizam um retorno mais lucrativo, como:
Com a transformação digital, investir no exterior está cada vez mais fácil sem precisar sair do Brasil. A Nomad oferece uma plataforma completa de investimentos para quem deseja comprar ativos americanos com praticidade e segurança no mercado internacional.
Com a Nomad, você tem acesso ao mercado acionário norte-americano na palma da mão com uma conta internacional 100% digital e sem taxa de abertura e manutenção mensal. E com apenas US$ 1, você já pode começar a construir o seu patrimônio em uma moeda forte.
Além disso, a conta Nomad é assegurada por órgãos americanos de proteção ao investidor, garantindo mais segurança para você. E você economiza nas suas movimentações com taxa zero de corretagem e ainda recebe relatórios completos para declarar seu imposto de renda com facilidade.
Abra a sua conta internacional Nomad agora!
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ações da Tesla sobem com rumor de que Elon Musk pode deixar cargo no governo em breve
Trump anuncia tarifas recíprocas: Brasil será afetado com 10%
Chinesa TCL é a nova parceira do maior canal de negócios do país, que agora chega de graça para mais 8 milhões de televisores no Brasil
Governo e oposição se unem no Senado por projeto contra tarifaço de Trump
Aprovação de Lula volta a cair e é a pior desde o início do governo, diz pesquisa Genial/Quaest