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CEO aponta pergunta nº1 a candidatos para ‘identificar sinais de alerta’ e prever sucesso a longo prazo
Publicado 19/08/2025 • 07:30 | Atualizado há 3 meses
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Publicado 19/08/2025 • 07:30 | Atualizado há 3 meses
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Eli Rubel, durante a última década, fundou três agências digitais, se tornou CEO da Profit Labs e entrevistou mais de 500 candidatos para vagas nessas empresas. Ele afirma que prever o desempenho de alguém depende de fazer as perguntas certas.
E uma pergunta — mais do que qualquer currículo ou verificação de referências — sempre indicava se uma contratação se tornaria uma das melhores ou piores.
Em centenas de entrevistas, essa questão se mostrou o indicador mais confiável de sucesso a longo prazo, economizando mais dinheiro do que qualquer ferramenta de contratação.
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Rubel escreve que costumava perguntar aos candidatos sobre suas “zonas de genialidade” — excelência, competência e incompetência — para descobrir em que eram bons, o que faziam com decência e onde tinham dificuldade. Mas a palavra “incompetência” colocava as pessoas na defensiva. Ele continuava recebendo respostas ensaiadas quando queria ouvir algo honesto.
“Com o tempo, encontrei uma maneira melhor de obter insights semelhantes. Hoje, pergunto: O que lhe dá energia e o que a tira?”, conta.
Essa abordagem mostra que o entrevistador está do lado do candidato, e não tentando prejudicá-lo. “Estou tentando protegê-los de uma função que eles podem odiar. Isso dá às pessoas permissão para responder com mais franqueza, e suas respostas são reveladoras”, explica.
Segundo ele, a pergunta se encaixa na vaga mais rápido do que qualquer revisão de currículo ou teste de personalidade. Habilidades e experiência são importantes, mas deixam de lado uma variável crucial: a energia. Até mesmo os melhores talentos se esgotam quando passam o dia em tarefas que consideram exaustivas. Já quando o trabalho se alinha com o que os energiza, conseguem manter um alto desempenho mesmo depois que a empolgação do novo emprego passa.
“Na minha experiência, nove em cada dez vezes, o perfil de energia da entrevista corresponde ao que os gerentes dizem em avaliações de desempenho meses depois. Nunca obtive esse nível de precisão com um software de contratação caro.”
Para Rubel, apesar de ser uma pergunta simples, se o recrutador ouvir atentamente a resposta, ela pode mudar a trajetória da equipe e até do negócio.
Às vezes, a resposta de um candidato deixa claro que ele não estaria satisfeito com a função.
Rubel lembra de um caso em que entrevistava para a vaga de gerente de contas. O candidato disse: “Adoro ajudar clientes, mas não suporto ficar negociando quando eles rejeitam ideias.”
O problema é que o feedback dos clientes — inclusive a resistência — faz parte do dia a dia desse cargo.
“Eu sabia que eles estariam esgotados justamente pelo trabalho que a vaga exigia. Agradeci a honestidade e expliquei por que a combinação não era a ideal. Nós dois evitamos uma situação ruim no futuro”, contou o CEO.
Outras vezes, a resposta se relaciona diretamente com a função e já indica que alguém terá sucesso.
Em uma vaga de sucesso do cliente, por exemplo, o candidato afirmou: “Eu ganho energia ao me aprofundar no relacionamento com os clientes, entender seus objetivos e garantir que entregamos exatamente o que eles precisam. O que consome minha energia são as tarefas repetitivas que me afastam deles.”
Seis meses depois da contratação, a avaliação de desempenho confirmou quase palavra por palavra essa percepção inicial. O profissional se destacou no atendimento e se tornou um dos melhores desempenhos da equipe.
Se você quiser usar essa pergunta no seu próprio processo de contratação, aqui está a recomendação do CEO:
Esta pergunta também é um teste decisivo para quem procura emprego. O conselho para os candidatos:
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
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