CNBC CEO da Nvidia: se eu fosse estudante hoje, usaria a IA para melhorar meu trabalho — não importa a profissão

Sucesso

CEO da Nvidia: se eu fosse estudante hoje, usaria a IA para melhorar meu trabalho — não importa a profissão

Publicado 18/05/2025 • 12:53 | Atualizado há 4 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Jensen Huang, presidente e CEO da Nvidia, falou sobre inteligência artificial e o retorno da manufatura americana
  • "Aprender a interagir com IA é parecido com ser alguém que é muito bom em fazer perguntas", ele acrescentou.
  • "Se eu fosse um estudante hoje, independentemente de ser para matemática ou ciência ou química ou biologia — não importa em qual área de ciência eu esteja entrando ou qual profissão — vou me perguntar, 'Como posso usar a IA para fazer meu trabalho melhor?'", ele disse.

Simon Liu/Gabinete do Presidente

Jensen Huang, CEO da Nvidia

Jensen Huang, presidente e CEO da Nvidia, falou sobre inteligência artificial e o retorno da manufatura americana no Fórum Hill and Valley, no Capitólio dos EUA, em 30 de abril de 2025, em Washington, DC.

Se o CEO da Nvidia, Jensen Huang, fosse estudante de novo, ele aproveitaria a inteligência artificial generativa para ter uma carreira de sucesso.

A importância de aprender sobre IA

“A primeira coisa que eu faria seria aprender sobre IA”, disse Huang em um episódio de janeiro do programa “Huge Conversations” com Cleo Abram, mencionando ferramentas como ChatGPT, Gemini Pro e Grok.

“Aprender a interagir com IA é parecido com ser alguém que é muito bom em fazer perguntas”, ele acrescentou. “Fazer perguntas à IA é bem semelhante. Não dá para simplesmente fazer um monte de perguntas aleatórias. Pedir para a IA ser sua assistente requer alguma expertise e arte em como orientá-la.”

Como interagir efetivamente com a IA

Imagine que você é um empreendedor e alguém pergunta: “Me fale sobre o seu negócio?”.

Você provavelmente ficaria confuso — negócios são tão complexos que uma pergunta vaga assim é difícil de responder. Mas se alguém perguntasse: “Pode explicar os primeiros passos para lançar um negócio de varejo online?” Agora você consegue dar uma resposta mais precisa e útil.

O mesmo serve para IA. Para fazer melhores perguntas, tente pensar no chatbot como uma criança, escreveu Kelly Daniel, diretora de prompt da Lazarus AI, para a CNBC Make It em fevereiro.

“Você está falando com uma criança esperta. Uma que quer te agradar e fazer o que você está pedindo”, escreveu Daniel. “Mas a verdade é que essa criança não sabe tudo que você sabe sobre sua tarefa ou negócio. Eles estão limitados pela falta de contexto e experiência anterior, e é seu trabalho fornecer esse contexto.”

Organize seu prompt de forma clara e concisa para que o modelo de IA possa gerar uma resposta melhor, ela acrescentou. Dividir suas instruções em uma lista ou passos é mais fácil de entender do que um parágrafo longo. E se você tiver exemplos do que deseja, inclua isso também.

Exemplo de um prompt eficaz

Usando o conselho de Daniel, um bom prompt pode ser assim:

Preciso fazer um discurso principal na conferência anual da minha empresa. Quero que soe como Bill Gates nos primeiros dias da Microsoft. O discurso precisa:

1. Parabenizar a equipe por um ótimo primeiro trimestre.
2. Reconhecer nossas melhorias em nossa estratégia de marketing e mídia.
3. Introduzir nossos novos objetivos de produtividade e motivar os funcionários a alcançá-los.

O futuro das habilidades e da tecnologia

O insight de Huang vem num momento em que poucos jovens americanos usam IA regularmente no momento — 11% dos americanos de 14 a 22 anos dizem usar IA generativa uma ou duas vezes por semana, de acordo com um relatório de 2024 da Harvard Graduate School of Education, Common Sense Media e Hopelab. No entanto, 70% das habilidades usadas na maioria dos empregos podem mudar devido à tecnologia até 2030, segundo o relatório Work Change de 2025 do LinkedIn.

Aperfeiçoar prompts de IA — e fazer melhores perguntas de forma geral — é uma habilidade que continuará relevante por muitos anos, então os estudantes devem dedicar tempo para desenvolvê-la, independentemente de em qual área de carreira se veem, acrescentou Huang.

“Se eu fosse um estudante hoje, independentemente de ser para matemática ou ciência ou química ou biologia — não importa em qual área de ciência eu esteja entrando ou qual profissão — vou me perguntar, ‘Como posso usar a IA para fazer meu trabalho melhor?'”, ele disse.

_

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Sucesso