Presidente do Fed diz que banco central dos EUA não precisa ter pressa para reduzir taxas de juros
Shopify derruba site de Kanye West que vendia camisetas com suástica após anúncio no Super Bowl
Super Bowl atrai público recorde de 127,7 milhões de espectadores
Sam Altman diz que conselho da OpenAI não recebeu “nada oficial de Elon”
Amazon abre loja de produtos de beleza e cuidados pessoais na Itália como parte da expansão física
Publicado 13/11/2024 • 09:16
KEY POINTS
Pessoa caminhando
Reprodução Unsplash
Um dos jeitos mais fáceis de manter a mente saudável e forte é fazer uma caminhada, de acordo com a Dra. Wendy Suzuki, neurocientista e professora da Universidade de Nova York (NYU).
“Somente 10 minutos de caminhada, em qualquer lugar, já diminuem os níveis de ansiedade e depressão”, disse Suzuki em uma recente participação no TED Intersections. Fazer uma caminhada curta pode ser equivalente a dar a si mesmo um “banho de neuroquímicos” como dopamina e serotonina, explicou ela.
Manter o hábito de caminhar diariamente ao longo de semanas, meses e anos pode proporcionar ao seu cérebro fatores de crescimento que podem melhorar sua saúde, disse a especialista. E nunca é tarde para começar. Mesmo que você tenha sido “sedentário até os 75 anos”.
Durante vários anos, ela mesma focou na carreira e negligenciou o seu corpo, relatou. Somente se sentiu “tão bem” após uma viagem de rafting, um esporte radical que consiste em descidas em corredeiras usando botes infláveis, no Peru. Foi aí que ela começou a pesquisar os impactos da atividade física no cérebro.
Pessoas que praticam atividade física regularmente, incluindo caminhadas, têm 17% menos chance de desenvolver demência do que aquelas que não se exercitam com frequência, segundo uma revisão sistemática de 2022 publicada no jornal médico Neurology.
Se você quiser se desafiar, tente incorporar formas de atividade que exigem estratégias que vão trabalhar mais o seu córtex pré-frontal, como futebol ou basquete, sugeriu Suzuki em uma aula do MasterClass sobre saúde cerebral.
Ela ainda afirma que recomenda atividade física para praticamente qualquer pessoa e acredita que o melhor exercício para alguém é aquele que o deixa mais feliz. “Qualquer hora do dia que você puder se exercitar é a melhor hora do dia para isso, porque nossas vidas são muito ocupadas”, disse Suzuki.
Mais lidas
Bradesco adquire 50% do Banco John Deere, de olho em agronegócio e construção
Avião colide com veículo na pista, e passageiros registram saída da aeronave; veja os vídeos
OiTV é vendida por R$ 30 milhões
Shopify derruba site de Kanye West que vendia camisetas com suástica após anúncio no Super Bowl
Airbus estuda novos assentos, de dois níveis intercalados, em seus aviões