Caminhar 10 minutos por dia deixam cérebro mais aguçado, diz neurocientista
Publicado 13/11/2024 • 09:16 | Atualizado há 5 meses
Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano
Leia a carta do CEO da Hertz aos funcionários sobre a participação ‘significativa’ de Bill Ackman na locadora de veículos pós-falência
Fusão entre Capital One e Discover é aprovada pelo Fed em transação de mais de US$ 35 bi
Pré-venda do Nintendo Switch 2 nos EUA começa em 24 de abril após atraso causado por tarifas
Onde o ‘Made in China 2025’ falhou
Publicado 13/11/2024 • 09:16 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
Pessoa caminhando
Reprodução Unsplash
Um dos jeitos mais fáceis de manter a mente saudável e forte é fazer uma caminhada, de acordo com a Dra. Wendy Suzuki, neurocientista e professora da Universidade de Nova York (NYU).
“Somente 10 minutos de caminhada, em qualquer lugar, já diminuem os níveis de ansiedade e depressão”, disse Suzuki em uma recente participação no TED Intersections. Fazer uma caminhada curta pode ser equivalente a dar a si mesmo um “banho de neuroquímicos” como dopamina e serotonina, explicou ela.
Manter o hábito de caminhar diariamente ao longo de semanas, meses e anos pode proporcionar ao seu cérebro fatores de crescimento que podem melhorar sua saúde, disse a especialista. E nunca é tarde para começar. Mesmo que você tenha sido “sedentário até os 75 anos”.
Durante vários anos, ela mesma focou na carreira e negligenciou o seu corpo, relatou. Somente se sentiu “tão bem” após uma viagem de rafting, um esporte radical que consiste em descidas em corredeiras usando botes infláveis, no Peru. Foi aí que ela começou a pesquisar os impactos da atividade física no cérebro.
Pessoas que praticam atividade física regularmente, incluindo caminhadas, têm 17% menos chance de desenvolver demência do que aquelas que não se exercitam com frequência, segundo uma revisão sistemática de 2022 publicada no jornal médico Neurology.
Se você quiser se desafiar, tente incorporar formas de atividade que exigem estratégias que vão trabalhar mais o seu córtex pré-frontal, como futebol ou basquete, sugeriu Suzuki em uma aula do MasterClass sobre saúde cerebral.
Ela ainda afirma que recomenda atividade física para praticamente qualquer pessoa e acredita que o melhor exercício para alguém é aquele que o deixa mais feliz. “Qualquer hora do dia que você puder se exercitar é a melhor hora do dia para isso, porque nossas vidas são muito ocupadas”, disse Suzuki.
Mais lidas
Robôs humanoides realizam a primeira meia-maratona do mundo em Pequim
Nova rota direta entre China e Brasil deve facilitar a importação de insumos industriais e tecnológicos
Especialistas veem riscos maiores de estagflação. Veja o que isso significa para o bolso americano
Trump ameaça abandonar negociação de paz entre Rússia e Ucrânia
CEO da Volt Capital explica a queda de cerca de 90% da criptomoeda Mantra: "Estratégia muito bem montada"