Jerome Powell, presidente do banco central dos EUA

CNBC Presidente do Fed diz que banco central dos EUA não precisa ter pressa para reduzir taxas de juros

Sucesso

O que fazer quando alguém te magoar? Especialistas dão dicas

Publicado 13/11/2024 • 09:13

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Quando alguém faz observações repetitivas sobre nossas características ou hábitos, mesmo que pareçam inofensivas, elas podem se tornar irritantes.
  • O problema é que muitas vezes evitamos expressar nosso incômodo por acharmos que o assunto é insignificante.
  • No entanto, o ressentimento tende a se acumular até chegarmos a um ponto de explosão emocional por algo que poderia ter sido resolvido com uma conversa.
Duas pessoas visivelmente magoadas

Duas mulheres com semblante cabisbaixo

Reprodução Pexels

Quando alguém faz observações repetitivas sobre nossas características ou hábitos, mesmo que pareçam inofensivas, elas podem se tornar irritantes. O problema é que muitas vezes evitamos expressar nosso incômodo por acharmos que o assunto é insignificante.

No entanto, guardar essa irritação é contraproducente. O ressentimento tende a se acumular até chegarmos a um ponto de explosão emocional por algo que poderia ter sido resolvido com uma conversa franca no início.

“Ajude-me a entender”

A melhor maneira de lidar com um comentário ou piada que fez você se sentir mal é tratá-lo como um problema que você e seu amigo podem resolver juntos, diz Matt Abrahams, professor da Universidade de Stanford e especialista em comunicação.

Da próxima vez que você se pegar pensando que seu amigo disse algo indelicado ou ofensivo, tente ver as coisas do ponto de vista dele. Se você não consegue entender a motivação ou o raciocínio dele sozinho, Abrahams sugere pedir a ajuda dele com as seguintes palavras: “Ajude-me a entender…”

Para ter uma conversa saudável que possa resultar em entendimento mútuo, ele sugere seguir estas etapas:

  1. Pausa. “É muito comum ter uma reação emocional e querer responder imediatamente”, diz Abrahams. “Dar a si mesmo um pouco de espaço pode ajudar a focar seus pensamentos”.
  2. Pense na perspectiva da outra pessoa. “Tente determinar se a intenção da pessoa era louvável, mas expressada de forma ruim”, diz Abrahams.
  3. Peça ajuda ao seu amigo. Convide seu amigo para colaborar na resolução do problema. Você pode começar o diálogo com “Ajude-me a entender”. Por exemplo, você pode dizer “Ajude-me a entender por que você não confia que eu sei para onde estou indo” ou “Ajude-me a entender por que você acha esses sapatos engraçados”. Isso indica que você está magoado, mas disposto a resolver o problema. “Isso também o lembra de se concentrar em entender em vez de corrigir ou provar que você está certo”, diz Abrahams.

Todos ficamos magoados com outras pessoas, mas verbalizar isso pode ser extremamente constrangedor, diz Judy Ho, neuropsicóloga e professora da Universidade Pepperdine.

“Não queremos admitir que alguém pode ter um efeito tão grande sobre nós”, diz Ho. “É aceitável admitir que as palavras de alguém tiveram um impacto sobre você. Isso acontece com todos nós”.

Responder dessa forma quando você está magoado não será fácil, diz Ho. Mas se o relacionamento for enraizado no respeito mútuo, a outra pessoa merece — e pode até ser grata por saber — que uma piada fez você se sentir mal.

“Isso valida que essa pessoa é importante em nossas vidas e, com sorte, isso pode nos motivar a melhorar esse relacionamento usando a comunicação direta”, diz Ho.

MAIS EM Sucesso