Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Sou psicólogo e estudo casais: pessoas com relacionamentos felizes fazem 5 coisas na semana que a maioria ignora
Publicado 22/07/2025 • 06:04 | Atualizado há 2 meses
BREAKING NEWS:
OpenAI aposta alto na Índia — veja tudo o que a desenvolvedora do ChatGPT está fazendo por lá
Paramount exige retorno ao escritório cinco dias por semana antes de cortes de custos
Dallas Cowboys lideram ranking da CNBC dos times mais valiosos da NFL; veja a lista
Apple está bem posicionada no ranking da IA mesmo sem tecnologia própria, aponta analista da CNBC
BMW aposta em software e valor de marca para enfrentar Tesla e rivais chineses
Publicado 22/07/2025 • 06:04 | Atualizado há 2 meses
Segundo psicólogo, casais felizes seguem uma rotina simples e poderosa.
Unsplash
Às vezes, 24 horas simplesmente não parecem suficientes. Entre trabalho, deslocamentos e uma lista crescente de tarefas, é fácil passar um dia inteiro da semana sem realmente se conectar com seu parceiro. Mas manter a proximidade não exige tempo extra — apenas intenção.
Como psicólogo que estuda casais (e como marido), vi em primeira mão como pequenos rituais diários podem ajudar as pessoas a se sentirem mais conectadas, especialmente quando a vida está corrida. Uma notícia ainda melhor: a intimidade não é algo que precisa esperar até o fim de semana.
Veja o que as pessoas nos relacionamentos mais felizes fazem durante a semana — e que a maioria negligencia.
A maioria das manhãs é corrida e caótica: alarmes, prazos e a pressa de sair de casa. Isso significa que o único momento real que passamos juntos é acordar na mesma cama, e talvez um beijo distraído antes de seguirem caminhos separados.
Mas casais felizes encontram pequenas maneiras de começar o dia juntos, mesmo que seja por apenas cinco ou dez minutos.
Isso pode significar programar o despertador um pouco mais cedo para se aconchegarem antes de sair da cama, arrumar a cama juntos enquanto conversam sobre seus sonhos ou sentar-se lado a lado para tomar o café da manhã — mesmo em silêncio.
A questão não é como você faz, mas sim que você realmente faça. Os melhores casais lembram reciprocamente: “Não importa o quão ruim o dia que temos pela frente seja, ainda temos um ao outro.”
Você não precisa de conversas longas e arrastadas durante o dia de trabalho para se manter conectado. Um meme engraçado, uma pequena anedota sobre o seu drama diário no escritório ou uma rápida mensagem de “estou pensando em você” podem ser suficientes para fortalecer a intimidade emocional.
Os casais mais felizes fazem o check-in — não para discutir logística, mas para lembrar um ao outro que estão em primeiro lugar. Leva apenas alguns segundos (durante o intervalo do almoço, a ida ao café ou até mesmo uma rápida ida ao banheiro) para fazer o check-in com a outra metade.
Esses pequenos bilhetes podem parecer insignificantes, mas são poderosos impulsionadores do humor — e uma maneira simples de fazer seu parceiro se sentir visto. Isso não apenas nutre seu senso de intimidade em meio a um dia agitado, mas também o abençoará com uma pequena dose de motivação no meio do dia: um lembrete da pessoa que está esperando por você em casa.
O estresse do dia de trabalho tem uma maneira sorrateira de interferir no tempo com seu parceiro, seja por meio de checagem de e-mails ou um tom áspero.
É por isso que os casais mais felizes reservam alguns minutos para relaxar a sós após o término do dia de trabalho.
Seja uma caminhada a sós, um treino rápido ou apenas para relaxar com um lanche e seu programa de TV favorito, esse “tempo para mim” ajuda a limpar a desordem mental para que você possa se mostrar mais presente e paciente com seu parceiro.
Pode parecer contraintuitivo, mas às vezes a melhor maneira de se reconectar é recarregar separadamente primeiro.
As noites podem ser dominadas por rotinas separadas — um parceiro limpa a casa enquanto o outro mexe no celular, ou ambos dormem em cantos opostos do sofá.
Mas os casais mais felizes reservam intencionalmente um momento compartilhado todos os dias. Sem distrações, sem multitarefas. Talvez seja sentar para jantar juntos, jogar um joguinho rápido ou assistir ao seu programa de perguntas e respostas favorito enquanto gritam respostas para a tela. Até mesmo cinco minutos de atenção exclusiva podem fazer toda a diferença.
A aparência não importa. Só precisa ser compartilhado e protegido com afinco. Nada de crianças, tarefas domésticas ou notificações.
Essas “auditorias” noturnas não visam resolver problemas, mas ajudam você a se manter emocionalmente alinhado e a evitar que pequenos problemas se tornem maiores. É só uma questão de perguntas simples e respostas ainda mais simples: “Como você está, de verdade?” ou “Estamos bem?”
Algumas noites, pode ser baseado em declarações: todos os agradecimentos, desculpas ou pequenos pensamentos que você pode não ter tido tempo de compartilhar durante o dia.
Auditorias rápidas e noturnas garantem que nada fique sem ser dito durante a semana, apenas para vazar nos fins de semana. Mais importante ainda, elas são a melhor maneira de cuidar da sua conexão, sem se esgotarem no processo.
Mark Travers, PhD, é psicólogo especializado em relacionamentos. Ele é formado pela Universidade Cornell e pela Universidade do Colorado em Boulder. Ele é o psicólogo responsável pela Awake Therapy, uma empresa de telessaúde que oferece psicoterapia, aconselhamento e coaching online. Ele também é curador do popular site de saúde mental e bem-estar, Therapytips.org.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Brasília agora: Congresso Nacional une líderes para ter o poder de punir diretores do Banco Central
Decisões do Banco Central favorecem BTG e geram R$ 11 bilhões em créditos contra a União, diz denúncia
ChatGPT terá controle parental após morte de adolescente
iFood movimenta R$ 140 bi e transforma o mercado com inovação, diz CEO
Adotado por 160 milhões de brasileiros, Pix ganha força no exterior por meio de parcerias entre fintechs nacionais