CNBC
Buffet passará a liderança da Berkshire Hathaway para Greg Abel no fim do ano.

CNBCBerkshire Hathaway aumenta salário de substituto de Buffett; veja valor

Mundo

Américas ‘não pertencem’ a nenhuma potência, afirma a presidente do México

Publicado 05/01/2026 • 12:04 | Atualizado há 2 dias

AFP

KEY POINTS

  • Afirmação veio após o presidente americano, Donald Trump, invocar o "domínio" de Washington sobre o hemisfério depois da prisão do líder venezuelano em uma operação militar.
  • "O domínio americano no Hemisfério Ocidental nunca mais será questionado", disse Trump.
  • Sheinbaum rebateu na segunda-feira, dizendo: "As Américas não pertencem a nenhuma doutrina ou poder. O continente americano pertence aos povos de cada um dos países que o compõem."

Reuters

A presidente do México, Claudia Sheinbaum

As Américas “não pertencem” a nenhuma potência, afirmou nesta segunda-feira (5) a presidente do México, Claudia Sheinbaum, após o presidente americano, Donald Trump, invocar o “domínio” de Washington sobre o hemisfério depois da prisão do líder venezuelano em uma operação militar.

Trump descreveu a operação militar americana do fim de semana contra o esquerdista Nicolás Maduro como uma atualização da Doutrina Monroe: a declaração de 1823 do quinto presidente dos EUA, James Monroe, de que a América Latina estava fechada a outras potências, o que na época significava a Europa.

“A Doutrina Monroe é muito importante, mas nós a superamos em muito, muito mesmo. Agora a chamam de Documento Donroe”, disse Trump em uma coletiva de imprensa, atribuindo seu nome ao princípio político.

“O domínio americano no Hemisfério Ocidental nunca mais será questionado”, acrescentou Trump.

Leia mais: Presidente interina da Venezuela convida Trump a cooperar após ofensiva dos EUA

Sheinbaum rebateu na segunda-feira, dizendo: “As Américas não pertencem a nenhuma doutrina ou poder. O continente americano pertence aos povos de cada um dos países que o compõem.”

Na madrugada de sábado, as forças militares dos EUA lançaram ataques contra Caracas, capital da Venezuela, e prenderam Maduro e sua esposa, levando-os para Nova York para serem julgados por acusações de tráfico de drogas.

Desde então, Trump também fez ameaças contra outros governos de esquerda na região, incluindo Cuba, Colômbia e México, sendo que este último ele advertiu especificamente para que intensificasse o combate ao narcotráfico.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;