CNBC

CNBCEXCLUSIVO: CEO da Johnson & Johnson fala sobre avanço de tratamentos contra câncer e diz por que a empresa deve escapar da nova tarifa de Trump

Mundo

Após declaração de Trump, chanceler russo promete ‘resposta decisiva’ a qualquer ‘agressão’

Publicado 27/09/2025 • 16:31 | Atualizado há 3 horas

AFP

KEY POINTS

  • O chanceler russo Sergei Lavrov afirmou na ONU que qualquer agressão contra a Rússia receberá uma “resposta firme e imediata”, reagindo ao apoio de Donald Trump à ideia de abater aviões russos que entrem no espaço aéreo da OTAN.
  • Países da OTAN acusam caças e drones russos de violar seu espaço aéreo nas últimas semanas, aumentando o risco de confronto direto entre Moscou e a aliança ocidental.
  • Embora tenha elogiado Trump pela disposição em buscar soluções pragmáticas, Lavrov comentou em meio a um cenário em que o ex-presidente dos EUA endureceu o tom contra Putin, defendendo que a Ucrânia recupere seus territórios ocupados.
O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.

YURI KOCHETKOV/Pool via REUTERS

O Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov.

O principal diplomata da Rússia alertou neste sábado (27) para uma “resposta decisiva” diante de qualquer “agressão”, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apoiar a ideia de abater aviões russos que violem o espaço aéreo da OTAN.

“A Rússia está sendo acusada de quase planejar atacar a aliança do Atlântico Norte e os países da União Europeia”, disse o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, durante a Assembleia Geral da ONU.

“A Rússia nunca teve e não tem esse tipo de intenção. No entanto, qualquer agressão contra meu país será respondida de forma firme e imediata”, afirmou.

Vários países da OTAN afirmam que caças e drones russos invadiram seu espaço aéreo nas últimas semanas, acusando Moscou de testar os limites da aliança.

Questionado na última terça-feira (23) se acredita que os países da OTAN deveriam abater qualquer avião russo que invadisse seu espaço aéreo, Trump respondeu: “Sim, eu acho.”

Leia também:
Após aceno na ONU, semana termina sem definição sobre encontro entre Lula e Trump
Trump pede demissão de Lisa Monaco, presidente de assuntos globais da Microsoft

Trump muda o tom em relação à Rússia

Trump já chegou a se enaltecer da boa relação com o presidente russo Vladimir Putin e, no mês passado, o convidou para conversas no Alasca, encerrando o isolamento do líder russo pelo Ocidente desde que ele ordenou a invasão da Ucrânia em 2022.

No entanto, o republicano passou a demonstrar irritação com Putin e afirmou que a Ucrânia deveria retomar todos os territórios ocupados pela Rússia, ou até mesmo atravessar a fronteira.

Lavrov elogia Trump apesar das tensões

Mesmo assim, Lavrov fez questão de elogiar Trump, que, apesar de comentários públicos sobre Putin, ainda não aplicou as novas sanções econômicas à Rússia que já vinham sendo prometidas há algum tempo.

“Nas posturas do atual governo dos EUA, vemos não só uma vontade de buscar soluções reais para a crise ucraniana, mas também o desejo de cooperar de maneira pragmática, sem adotar uma postura ideológica”, declarou Lavrov.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;