Trump tem a pior avaliação para um presidente nos últimos 70 anos, apontam pesquisas
Publicado 27/04/2025 • 17:38 | Atualizado há 11 horas
Americanos têm flashbacks de 2008, enquanto tarifas aumentam temores de recessão
Era de ‘reenergização’ da infraestrutura de energia eólica nos EUA começa
Sou terapeuta e já trabalhei com mais de 100 casais — já vi 5 hábitos irritantes ‘destruírem’ relacionamentos
Turistas internacionais caem nos EUA, mas americanos não param de viajar para o exterior
Como a ascensão do TikTok desencadeou uma corrida por vídeos curtos
Publicado 27/04/2025 • 17:38 | Atualizado há 11 horas
KEY POINTS
MANDEL NGAN/AFP
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enfrenta queda de popularidade ao se aproximar dos 100 primeiros dias de seu segundo mandato. Três novas pesquisas divulgadas neste domingo (27) mostram que a maioria dos americanos desaprova a forma como ele vem conduzindo o governo.
Segundo os levantamentos, a taxa de aprovação de Trump varia entre 39% e 45%, representando o pior desempenho para um presidente recém-eleito em mais de 70 anos.
Uma sondagem realizada pelo Washington Post em parceria com a ABC News e a Ipsos indica que apenas 39% dos adultos americanos aprovam o desempenho do presidente. A pesquisa da CNN/SSRS aponta aprovação de 41%, enquanto o levantamento da NBC News Stay Tuned registra 45%.
Os números contrastam com os índices mais favoráveis registrados em janeiro, quando Trump reassumiu o cargo e chegou a ver uma leve recuperação em sua imagem junto ao eleitorado.
Um dos temas que mais preocupam os eleitores é a condução da economia, ponto central da campanha de Trump em 2024. As medidas adotadas até agora, como a imposição de tarifas amplas, trouxeram instabilidade aos mercados financeiros.
Segundo a CNN, 52% dos americanos ainda confiam na capacidade do presidente de administrar a economia — uma queda de 13 pontos percentuais desde dezembro. Já a pesquisa da Washington Post-ABC aponta que 72% da população acredita que é “muito” ou “razoavelmente” provável que as políticas econômicas de Trump levem o país a uma recessão de curto prazo.
A pesquisa da NBC News revelou que 61% dos entrevistados desaprovam a forma como o governo lida com comércio exterior e tarifas, enquanto 60% avaliam negativamente a atuação frente à inflação e ao custo de vida.
O tema da imigração, que sempre ocupou posição central na agenda de Trump, também perdeu força entre os eleitores. Segundo a CNN, o apoio à maneira como ele trata a questão caiu de 60% em dezembro para 45% agora.
Os dados mostram ainda um forte viés partidário na avaliação de Trump. A maioria dos republicanos continua aprovando sua gestão, enquanto a maioria dos democratas a rejeita.
Entre os eleitores independentes — grupo que Trump perdeu por margem estreita nas eleições de novembro —, 58% desaprovam sua condução da presidência, segundo o Washington Post.
O cenário aponta desafios consideráveis para o presidente, tanto na tentativa de consolidar sua base quanto na busca por reconquistar eleitores fora do campo conservador.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Último dia da campanha eleitoral no Canadá é abalado por ataque em Vancouver
Huawei prepara novo chip de IA para competir com a Nvidia
Shein sobe preços nos EUA em até 377% às vésperas de tarifas mais duras sobre pacotes importados da China
Dívida cara é culpa do governo, e não do BC, dizem economistas
Rui Costa desembarca na China para debater parcerias de investimentos com o Brasil