Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Aprovação de Trump cai com preocupações sobre a economia, aponta pesquisa Reuters/Ipsos
Publicado 24/09/2025 • 15:59 | Atualizado há 2 meses
Câmara aprova por ampla maioria projeto que libera arquivos de Jeffrey Epstein
Príncipe herdeiro da Arábia Saudita vai aos EUA em primeira visita desde assassinato de jornalista opositor
Aposta de Buffett no Google vem duas décadas após fundadores dizerem que IPO foi “inspirado” pelo bilionário
Diretor do Fed defende corte de juros e cita preocupação com mercado de trabalho
CEO da Nvidia, Jensen Huang, surpreende com previsão de “meio trilhão” às vésperas de balanço
Publicado 24/09/2025 • 15:59 | Atualizado há 2 meses
Mark Garten via Fotos Públicas
Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump
A aprovação do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, registrou leve queda nas últimas semanas, segundo pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta semana. O recuo ocorre enquanto cresce a preocupação dos americanos sobre a saúde da economia e a capacidade do republicano de controlar a alta dos preços.
A pesquisa, realizada ao longo de três dias, mostrou que 41% dos entrevistados aprovam o desempenho de Trump como presidente, abaixo dos 42% registrados na pesquisa anterior, feita entre 5 e 9 de setembro.
A avaliação sobre a economia do país também se deteriorou: 54% dos entrevistados consideram que a economia nacional está no caminho errado, ante 53% em agosto e 52% em julho. Apenas 35% aprovam a gestão de Trump na economia, e 28% aprovam sua atuação no controle do custo de vida — ambos resultados ligeiramente inferiores aos de pesquisas anteriores.
Leia mais:
Encontro entre Lula e Trump na ONU foi por acaso; nova reunião deverá tratar acordos bilaterais
Na ONU, Trump diz que Brasil só terá sucesso com os EUA e anuncia encontro com Lula na próxima semana
O desempenho econômico tem apresentado sinais de enfraquecimento. Em agosto, o crescimento do emprego nos EUA desacelerou, e a taxa de desemprego atingiu 4,3%, maior nível em quase quatro anos. No mesmo período, a inflação acelerou, aumentando as preocupações da população.
Embora a economia seja um fator relevante na avaliação do presidente, outras questões também chamam a atenção do público. Após o assassinato do ativista conservador Charlie Kirk, Trump reforçou em discursos recentes que a violência política estaria ligada à esquerda. Pesquisas Reuters/Ipsos deste ano indicam que o extremismo político é visto como o principal problema do país por 28% dos entrevistados, enquanto 16% apontaram a economia.
Sobre o combate ao extremismo, os americanos estão divididos: 30% acreditam que os republicanos têm um plano melhor, 26% apontam os democratas, e os demais disseram que nenhum dos partidos se destaca ou não souberam opinar.
Na economia, entretanto, os entrevistados tendem a favorecer o Partido Republicano, com 34% escolhendo os republicanos contra 24% que preferem os democratas para administrar a política econômica.
O índice de aprovação de Trump é mais elevado em relação às políticas de imigração, incluindo prisões de pessoas suspeitas de estarem ilegalmente no país. Nesta questão, 42% dos entrevistados aprovaram a atuação do presidente, o maior índice registrado na pesquisa.
A pesquisa foi realizada com 1.019 pessoas, de forma online e em âmbito nacional, com margem de erro de 3 pontos percentuais. A partir desta edição, a Reuters/Ipsos passou a não oferecer mais aos entrevistados a opção de declarar que “não tinham certeza” sobre a aprovação do presidente.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
O que acontece agora com quem tem CDBs do Banco Master?
2
Banco Master: Fundos de pensão de estados e municípios podem levar calote de até R$ 2 bilhões
3
Holanda suspende intervenção na chinesa Nexperia e libera exportações de chips; medida causa alívio na indústria automotiva
4
Banco Master: crise expõe risco que investidores, empresas e até aposentados correm quando ultrapassam limite do FGC
5
Embraer faz acordos com empresas dos Emirados Árabes no setor de defesa