Vendas de automóveis estão em ‘montanha-russa’ com expectativa de aumento de preços devido a tarifas
Publicado 07/04/2025 • 16:09 | Atualizado há 5 horas
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Publicado 07/04/2025 • 16:09 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
Carros da Stellantis.
Divulgação Stellantis.
Os preços de veículos novos e usados nos Estados Unidos devem aumentar significativamente este ano em meio às tarifas automotivas de 25% do presidente Donald Trump, segundo uma nova análise de especialistas do setor da Cox Automotive.
A empresa de dados e consultoria automotiva espera que as tarifas adicionem milhares de dólares aos custos de carros e caminhões novos — importados e nacionais — enquanto também elevam os preços dos carros usados mais do que o esperado anteriormente. Esses aumentos de preços são esperados apesar de uma possível desaceleração nas vendas em comparação com as expectativas anteriores, disse a empresa.
As novas expectativas surgem à medida que a indústria automotiva responde às tarifas de 25% de Trump sobre veículos importados que entraram em vigor na quinta-feira (3), e antes das tarifas adicionais de 25% sobre peças automotivas que devem ser implementadas até o dia 3 de maio.
“Esperamos ver uma redução nos descontos e, em seguida, um aumento acelerado dos preços à medida que as tarifas são repassadas e a oferta diminui, levando a aumentos de preços em todos os tipos de veículos novos”, disse Jonathan Smoke, economista-chefe da Cox Automotive, durante um evento virtual nesta segunda-feira (7). “A longo prazo, esperamos que as vendas de produção caiam, os preços de carros recém-usados aumentem e alguns modelos sejam eliminados”.
Smoke descreveu o mercado automotivo atual como uma “montanha-russa”, à medida que a demanda oscila com base no ambiente regulatório do país, bem como na incerteza econômica que está impactando as compras dos consumidores.
Os fabricantes de automóveis responderam às tarifas de várias maneiras. Montadoras que são majoritariamente domésticas, como Ford Motor e Stellantis, controladora da Chrysler, anunciaram ofertas temporárias de preços para funcionários, enquanto outras, como a fabricante britânica Jaguar Land Rover, interromperam as remessas para os EUA. A Hyundai Motor também disse que não aumentaria os preços por pelo menos dois meses para aliviar as preocupações dos consumidores.
Em relação aos veículos novos, a Cox estima um aumento de US$ 6 mil (aproximadamente R$ 35,5 mil, na cotação atual) no custo de veículos importados devido à tarifa de 25% sobre veículos não montados nos EUA, bem como um aumento de US$ 3,6 mil (R$ 21,3 mil) em veículos montados nos EUA devido às tarifas de 25% sobre peças automotivas. Esses valores são além dos aumentos de US$ 300 a US$ 500 (R$ 1.776 a R$ 2.960) como resultado de tarifas anteriormente anunciadas sobre aço e alumínio.
Os fabricantes e fornecedores de automóveis podem suportar parte dos aumentos de custos, mas também é esperado que os repassem aos consumidores americanos, segundo analistas de Wall Street.
Embora as tarifas não impactem diretamente as vendas de carros usados, mudanças nos preços, produção e demanda de veículos novos afetam o mercado de carros usados, que é a forma como a maioria dos americanos adquire um veículo.
A Cox Automotive espera que os preços de atacado de veículos usados em seu Manheim Used Vehicle Value Index — que rastreia os preços de veículos usados vendidos em seus leilões nos EUA — agora aumentem entre 2,1% e 2,8% até o final deste ano. Isso se compara a uma estimativa anterior de um aumento relativamente estável de 1,4%.
O preço médio de lista de um veículo usado era de cerca de US$ 25 mil (R$ 148 mil) em meados de março, de acordo com a Cox, antes de um aumento significativo nas vendas no final do mês, antes dos possíveis aumentos de preços devido às tarifas.
Os preços de varejo para os consumidores tradicionalmente seguem as mudanças nos preços de atacado, mas eles não caíram tão rapidamente quanto os preços de atacado nos últimos anos.
“Espere ver alguma volatilidade nos preços ao longo do ano”, disse Jeremy Robb, diretor sênior de insights econômicos e industriais da Cox, durante o evento virtual. Ele observou que a semana após a confirmação das tarifas automotivas pode acabar sendo o pico de vendas deste ano.
A mudança nos preços de veículos usados deve permanecer muito menos dramática do que os aumentos sem precedentes que a indústria automotiva viu durante a pandemia de coronavírus, de acordo com a Cox. Esses aumentos foram impulsionados por uma forte demanda dos consumidores, baixas taxas de juros e uma disponibilidade historicamente baixa de veículos novos devido a problemas de peças e distribuição.
Ryan Rohrman, CEO do Grupo Automotivo Rohrman, com sede em Indiana, descreveu o mercado atual de veículos usados para concessionárias como volátil, e até disse que é semelhante às perturbações durante a crise de saúde global.
“Estamos vendo nosso número de carros no atacado realmente aumentar, mas o problema é que não conseguimos obter tantos carros no lado dos usados quanto estamos vendendo, e isso está nos empurrando para ir aos leilões. E isso está elevando o valor dos carros no leilão, assim como aconteceu durante a Covid. Isso é assustador”, disse Rohrman, cuja empresa se especializa em vendas de veículos novos e alguns usados selecionados.
Enquanto os fabricantes de automóveis devem reduzir a produção e alguns decidiram parar as importações para os EUA em meio às tarifas, as ações não devem ser tão radicais quanto foram no início dos anos 2020 devido a outras condições de mercado.
“Isso vai reduzir a demanda por veículos, e é esse componente de demanda que eu acho que realmente mantém a tampa do que provavelmente veremos com a valorização dos preços de veículos usados”, disse Smoke.
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Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.