BREAKING NEWS

IOF: Governo vai ao STF contra Congresso

CNBC

CNBC Mark Zuckerberg anuncia criação de laboratórios de superinteligência da Meta

Mundo

Bessent cobra corte de juros do Fed e fala em início de discussões sobre sucessor de Powell

Publicado 30/06/2025 • 17:26 | Atualizado há 5 horas

Estadão Conteúdo

KEY POINTS

  • O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que "à medida que a inflação recua, toda a curva de juros pode cair".
  • Voltando a pressionar o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) por uma redução de taxas, ele argumentou que "a inflação está muito controlada" e avaliou que o Fed "parece um pouco paralisado no comando neste momento".

Daniel Torok / Casa Branca / Flickr

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que “à medida que a inflação recua, toda a curva de juros pode cair”. Voltando a pressionar o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) por uma redução de taxas, ele argumentou que “a inflação está muito controlada” e avaliou que o Fed “parece um pouco paralisado no comando neste momento”.

Durante entrevista à Bloomberg nesta segunda-feira (30), questionado sobre a possibilidade de presidir o banco central, Bessent disse que fará “o que Trump mandar. Tenho o melhor emprego em Washington agora”.

O secretário do Tesouro também informou que o governo vai trabalhar em um sucessor do atual chefe da autoridade monetária norte-americana, Jerome Powell, “nas próximas semanas e meses”.

Leia mais
Fed aprova 22 grandes bancos dos EUA em teste de estresse e vê resiliência a recessão severa
Guerra de Trump com Fed de Powell tomou outra direção política
Grande e bonito’ projeto de Trump pode elevar déficit em US$ 3,3 trilhões até 2034, diz CBO

No campo fiscal, Bessent mostrou otimismo com o projeto de lei tributário em debate no Congresso. Ele declarou estar “confiante de que o projeto de lei será aprovado do jeito que está agora”. “Acredito que projeto será aprovado nas próximas horas e Trump vai assiná-lo até 4 de julho.”

O secretário destacou que o texto ajudará no controle do déficit do país e que, se tudo der certo, “vamos mudar a trajetória e reduzir o nível da dívida com o ‘grande e bonito’ projeto”.

Sobre os impactos econômicos do texto, Bessent defendeu que ele “ajudará a impulsionar a economia, ao mesmo tempo em que controla e reduz os gastos” e que, “com o projeto de lei, os mais necessitados terão benefícios do governo”. Rebatendo críticas, disse discordar da ideia de que o projeto corta verbas do Medicaid, sem entrar em detalhes.

Questionado sobre o endividamento dos EUA, o secretário questionou: “Por que iríamos tomar empréstimos de longo prazo com essas taxas de juros atuais?”

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo