Cabide de roupas em loja

CNBC Tarifas podem impactar preço das roupas: ‘No fim, ninguém ganha’, diz especialista

Mundo

Bolsas americanas têm pouca variação após semana volátil

Publicado 11/04/2025 • 13:17 | Atualizado há 4 dias

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • As bolsas de valores americanas apresentaram pouca variação por volta das 11h20 desta sexta-feira (11) ao encerrarem uma semana de intensa volatilidade.
  • O humor do mercado reflete a ponderação dos investidores em relação às mudanças na política tarifária dos EUA.
  • O Índice de Volatilidade CBOE (Vix), conhecido como "índice do medo", chegou a ultrapassar a marca de 50 no início da semana, antes de se estabilizar em torno de 44.

Ações têm pouca oscilação em semana de alta volatilidade em Wall Street

AFP

As bolsas de valores americanas apresentaram pouca variação por volta das 11h20 desta sexta-feira (11) ao encerrarem uma semana de intensa volatilidade. O humor do mercado reflete a ponderação dos investidores em relação às mudanças na política tarifária dos EUA.

O índice S&P 500 registrou uma leve alta de 0,1%. O Dow Jones Industrial Average apresentou uma ligeira queda, enquanto o Nasdaq Composite teve um desempenho superior, avançando 0,3%.

Semana turbulenta em Wall Street

A semana foi marcada por um dos períodos mais turbulentos já registrados em Wall Street. Na quinta-feira (10), os principais índices despencaram com a aversão ao risco dos investidores, influenciada pela incerteza em torno da política comercial, apagando parte dos ganhos históricos observados na quarta-feira (9). Essa alta ocorreu após o anúncio do presidente Trump de uma suspensão de 90 dias para algumas de suas elevadas tarifas “recíprocas”.

Leia também:

Na quinta-feira, o S&P 500 recuou 3,46%, enquanto o Dow Jones Industrial Average tombou 1.014,79 pontos, ou 2,5%. O Nasdaq, com forte peso de tecnologia, encerrou o dia com uma queda de 4,31%. Em contraste, na quarta-feira, o S&P 500 teve uma valorização de 9,52%, registrando seu terceiro maior ganho em um único dia desde a Segunda Guerra Mundial, enquanto o Dow Jones disparou mais de 2.900 pontos.

O Índice de Volatilidade CBOE (Vix), conhecido como “índice do medo”, chegou a ultrapassar a marca de 50 no início da semana, antes de se estabilizar em torno de 44.

O governo Trump optou por uma taxa tarifária universal de 10% para todas as importações, com exceção da China. Produtos provenientes de Pequim serão taxados em 145%, conforme confirmado por um oficial da Casa Branca à CNBC na quinta-feira.

A China retaliou na sexta-feira, elevando suas tarifas sobre produtos americanos de 84% para 125%. “Mesmo que os EUA continuem a impor tarifas mais altas, isso deixará de fazer sentido econômico e se tornará uma piada na história da economia mundial”, afirmou o Ministério das Finanças chinês em um comunicado, segundo tradução da CNBC.

Enquanto isso, a União Europeia informou que seu representante comercial embarcaria para Washington no domingo para “tentar fechar acordos”.

“Ainda estamos nos estágios iniciais dessa mudança no regime comercial global e, embora a pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas tenha temporariamente revertido a liquidação do mercado, ela prolonga a incerteza”, escreveu Darrell Cronk, presidente do Wells Fargo Investment Institute, em uma nota na sexta-feira.

As tarifas americanas atualmente em vigor são:

  • 145% sobre todos os produtos da China
  • 25% sobre alumínio, automóveis e bens do Canadá e do México não abrangidos pelo Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA)
  • 10% sobre todas as outras importações

Apesar da semana turbulenta, os três principais índices americanos caminham para ganhos sólidos no período. O S&P 500 está a caminho de um avanço de 3,3%, seu melhor desempenho semanal desde novembro. O Nasdaq deve registrar uma alta de quase 5%, e o Dow Jones, um salto de 2,7% na semana.

No entanto, é importante ressaltar que os principais índices ainda acumulam perdas significativas desde 2 de abril, quando a Casa Branca anunciou as chamadas tarifas recíprocas sobre bens de outros países. Desde então, o S&P 500 já caiu mais de 7%.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo