Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Brasileiros capturados por Israel poderão assinar acordo para serem deportados; oito se recusam
Publicado 04/10/2025 • 09:12 | Atualizado há 3 horas
Jeff Bezos vê “bolha industrial” na IA, mas aposta em benefícios “gigantescos” para a sociedade
Berkshire Hathaway vota pela separação dos cargos de chairman e CEO; saiba o que isso significa
CEO da Perplexity: Navegador Comet AI pode aumentar produtividade e evitar novas contratações
O shutdown impediu o relatório de empregos; veja o que ele teria mostrado sobre a economia
IA pode levar a uma retração no mercado de ações, alerta David Solomon
Publicado 04/10/2025 • 09:12 | Atualizado há 3 horas
KEY POINTS
Global Sumud Flotilla/Handout via REUTERS
Uma captura de tela de um vídeo ao vivo, de 1º de outubro, mostra os membros da tripulação sentados em círculo a bordo do navio Alma, com destino a Gaza, parte da Flotilha Global Sumud.
Visita de equipe da Embaixada brasileira em Tel Aviv aos 13 detidos no Centro Prisional de Ktzi’ot durou mais de oito horas, segundo membros do Itamaraty. Integrantes da equipe da Embaixada brasileira em Tel Aviv visitaram na sexta-feira (3) os brasileiros da flotilha humanitária Global Sumud detidos por Israel.
O grupo fazia parte dos 40 barcos que navegavam até a Faixa de Gaza para levar mantimentos para o povo palestino quando foi interceptado pelas forças israelenses na quarta-feira (1º).
Fontes do Itamaraty afirmaram ao Estadão que os brasileiros apresentam bom estado de saúde e que, segundo os próprios detidos, o governo israelense ofereceu a possibilidade de assinarem um documento para serem deportados ao Brasil. Até o momento, somente cinco dos 13 brasileiros detidos sinalizaram intenção de firmar o acordo.
Leia também:
Já os integrantes da flotilha que recusarem o acordo estarão sujeitos a processo judicial movido por Israel, que também poderá deportá-los, mas não há previsão de quanto tempo o trâmite poderá durar.
A visita de mais de oito horas ocorreu no Centro Prisional de Ktzi’ot, maior prisão do território israelense localizado a cerca de 100 quilômetros ao norte da capital. Os brasileiros estão separados em dois grupos, divididos por gênero. Entre os capturados, está a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE).
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse ter sido informado da detenção da deputada e que pediu todo o apoio do Itamaraty no contato com autoridades israelenses para que a deputada tenha “as prerrogativas respeitadas, assim como os direitos dos demais brasileiros”.
Em nota publicada nesta quinta-feira, 2, a chancelaria condenou a ação militar israelense e afirmou que a detenção “viola direitos e põe em risco a integridade física de manifestantes em ação pacífica”.
A flotilha Global Sumud (palavra que significa “resiliência” em árabe) é um movimento humanitário que tenta furar o bloqueio à Faixa de Gaza com mantimentos. A frota de barcos saiu de Barcelona, na Espanha, em 31 de agosto com 45 embarcações e mais de 500 pessoas.
Ativistas como a sueca Greta Thunberg e o brasileiro Thiago Ávila estavam presentes na flotilha, assim como o ator irlandês Liam Cunningham e uma delegação brasileira com 17 integrantes.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ambipar amarga queda após recorrer a proteção judicial e perde R$ 3,5 bilhões em valor de mercado em três dias
Grupo Boticário se posiciona após citação de franqueado em operação da Receita contra PCC
EXCLUSIVO: crise do metanol expõe fragilidade na fiscalização e coloca em risco um setor que movimenta bilhões
Escândalo de protetores solares na Austrália revela que marcas não entregam a proteção que prometem
EXCLUSIVO: Fast Shop vai fechar 11 lojas e ao menos um centro de distribuição