Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Câmara dos EUA vota projetos de financiamento para evitar paralisação do governo
Publicado 22/01/2026 • 18:33 | Atualizado há 1 hora
Publicado 22/01/2026 • 18:33 | Atualizado há 1 hora
KEY POINTS
Capitol Hil é a sede do governo dos EUA e abriga o Capitólio dos Estados Unidos, o Senado, a Câmara dos Representantes e a neoclássica Suprema Corte, em Washington.
A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos deve votar nesta quinta-feira (22) o último pacote de projetos de lei necessário para financiar o funcionamento do governo federal. O movimento ocorre em meio ao risco de uma paralisação parcial a partir de 30 de janeiro, caso o Congresso não conclua a tramitação.
Mais cedo, os deputados superaram por margem apertada um obstáculo procedimental ao aprovar, por 214 votos a 213, a regra que permite a análise dos textos. O resultado sinalizou que as propostas devem ter apoio suficiente para avançar, com a votação final prevista para o fim da tarde.
Os quatro projetos em pauta concentram a maior fatia do Orçamento federal, somando cerca de US$ 1,2 trilhão. Eles destinam recursos aos departamentos de Defesa, Saúde e Serviços Humanos, Segurança Interna, Trabalho, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Transportes e Educação.
Leia mais:
JPMorgan nega acusações de Trump sobre fechamento de contas por motivos políticos
Genro de Trump lança plano de US$ 30 bilhões para criar “Nova Gaza”; entenda
Esse conjunto representa o último bloco dos 12 projetos anuais de gastos necessários para evitar a paralisação parcial do governo. Mesmo que a Câmara aprove os textos, eles ainda precisarão passar pelo Senado antes de seguir para sanção do presidente Donald Trump. A Casa só retoma as atividades na próxima semana.
A expectativa entre parlamentares é de aprovação nesta quinta-feira, diante do esforço para evitar uma nova paralisação. No ano passado, o país enfrentou um shutdown recorde de 43 dias.
Apesar do consenso bipartidário para evitar um novo impasse, parte do pacote ainda enfrenta resistências políticas. Democratas já sinalizaram que não pretendem apoiar o projeto que financia o Departamento de Segurança Interna, após um agente do ICE ter matado uma cidadã americana em Minnesota no início do mês. Devido à sensibilidade do tema, esse projeto está sendo analisado separadamente.
Ao mesmo tempo, republicanos do meio-oeste pressionam pela inclusão de uma regra que permita a venda durante todo o ano da gasolina E15, que tem maior concentração de etanol. Atualmente, a comercialização do combustível é restringida no verão por preocupações ambientais, embora a limitação costume ser suspensa temporariamente.
Leia mais:
Plano de Donald Trump para liberar chips de IA da Nvidia à China enfrenta resistência no Congresso dos EUA
Executivo do JPMorgan na Europa diz que linha dura de Trump favorece os negócios
Para contornar o impasse, a liderança republicana concordou em criar um conselho legislativo voltado à política energética rural, sem alterar diretamente o pacote de gastos.
Em entrevista à Fox Business, Trump afirmou que acredita que o país pode acabar enfrentando “outra paralisação causada pelos democratas”, sem especificar se ele se referia diretamente ao prazo do fim de janeiro.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
O encontro secreto entre André Esteves, do BTG, e o ministro Toffoli
2
Foguete SLS da Nasa leva astronautas de volta à Lua após 54 anos
3
Growth anuncia Diego Freitas como CEO após saída dos fundadores Fernando e Eduardo Dasi
4
Trading controlada por grupo russo “some do mapa” e demite 344 no Brasil
5
Reservas de água doce da Groenlândia são vistas como “capital congelado”