Casa Branca identifica administrador do DOGE
Publicado qua, 26 fev 2025 • 11:34 AM GMT-0300 | Atualizado há 5 horas
Publicado qua, 26 fev 2025 • 11:34 AM GMT-0300 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
Elon Musk no Salão Oval da Casa Branca, em 11 de fevereiro de 2025
A administradora interina do chamado Departamento de Eficiência Governamental do presidente Donald Trump, Amy Gleason, informou um oficial da Casa Branca à CNBC na última terça-feira (26).
O nome da líder do DOGE foi revelado logo após a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, assegurar aos repórteres que Elon Musk estava supervisionando a unidade que visa reduzir o governo.
Falando em uma coletiva de imprensa da Casa Branca, Leavitt recusou vários pedidos para nomear o administrador do DOGE, cuja identidade havia sido uma incógnita por semanas.
Gleason foi identificada após a coletiva por um oficial que pediu anonimato para divulgar a informação.
As recusas de Leavitt aumentaram a confusão sobre quem está comandando o DOGE, mesmo que Musk pareça estar no comando.
Trump criou o DOGE no primeiro dia de seu mandato por meio de uma ordem executiva que reformulou o Serviço Digital dos EUA, uma equipe existente no Escritório Executivo do Presidente. O recém-formado “Serviço Digital dos EUA DOGE” estabeleceu um administrador que se reporta diretamente ao chefe de gabinete da Casa Branca.
O administrador do DOGE também é responsável por um grupo interno chamado “Organização Temporária do Serviço DOGE dos EUA”, segundo a ordem executiva.
A ação de Trump também orientou os chefes das agências federais a coordenarem com o administrador do DOGE, incluindo na criação de “Equipes DOGE” internas em suas agências.
Não está claro quando o cargo de administrador foi preenchido. O Semafor noticiou em 18 de fevereiro que o cargo “permanece vago” desde que Mina Hsiang, que era administradora da unidade quando ainda se chamava Serviço Digital dos EUA, deixou o cargo quando Trump assumiu a presidência.
Um artigo da Wired de 18 de fevereiro descreveu Gleason como uma ex-oficial do Serviço Digital dos EUA que atuou durante o primeiro mandato de Trump.
Um perfil no LinkedIn que parece corresponder à Gleason mostra que ela trabalhou como “Especialista em Serviços Digitais” no USDS de outubro de 2018 a dezembro de 2021. Ela reingressou na unidade em janeiro como “Conselheira Sênior”, segundo o perfil.
A tentativa de contato da CNBC com o perfil não obteve resposta imediata.
Uma página do site arquivado da Casa Branca do ex-presidente Barack Obama elogia Gleason como parte da iniciativa “Campeões da Mudança”.
Questões sobre o papel de Musk estão no centro de várias ações judiciais que desafiam as ações do DOGE, que incluíram ondas de demissões repentinas, cancelamento de contratos governamentais e a tentativa de fechamento de agências federais inteiras.
Em uma das ações judiciais, um assessor da administração Trump escreveu em uma declaração em 17 de fevereiro que Musk é um conselheiro sênior de Trump, com “nenhuma autoridade real ou formal para tomar decisões governamentais por conta própria.”
O assessor, Joshua Fisher, diretor do Escritório de Administração, escreveu sob pena de perjúrio que Musk “não é um empregado” das entidades DOGE que Trump estabeleceu.
Durante uma audiência na segunda-feira em um processo judicial federal separado, um advogado da administração Trump aparentemente não conseguiu responder às perguntas de um juiz sobre o relacionamento de Musk com o DOGE.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Lucro líquido da Ambev soma R$ 5,024 bilhões no 4º trimestre, alta de 11% em um ano
'A economia do conhecimento está a caminho do fim', diz LinkedIn
Indústria da beleza e sustentabilidade ganharão quadros especiais na programação 2025 do Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC
Brasil abriu 137 mil empregos com carteira assinada, mostra Caged
Casa Branca identifica administrador do DOGE