Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Casa Branca identifica administrador do DOGE
Publicado 26/02/2025 • 11:34 | Atualizado há 8 meses
Starbucks vende controle para chineses em maior mercado de fast food do mundo
OpenAI lança aplicativo de IA para dispositivos Android
Toyota projeta lucro maior apesar de prejuízo bilionário com tarifaço dos EUA
Gigante de navegação Maersk eleva projeções; CEO diz que comércio global está mais resiliente
Embraer oferece vagas sem necessidade de experiência prévia; veja como se candidatar
Publicado 26/02/2025 • 11:34 | Atualizado há 8 meses
KEY POINTS
Elon Musk no Salão Oval da Casa Branca, em 11 de fevereiro de 2025
A administradora interina do chamado Departamento de Eficiência Governamental do presidente Donald Trump, Amy Gleason, informou um oficial da Casa Branca à CNBC na última terça-feira (26).
O nome da líder do DOGE foi revelado logo após a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, assegurar aos repórteres que Elon Musk estava supervisionando a unidade que visa reduzir o governo.
Falando em uma coletiva de imprensa da Casa Branca, Leavitt recusou vários pedidos para nomear o administrador do DOGE, cuja identidade havia sido uma incógnita por semanas.
Gleason foi identificada após a coletiva por um oficial que pediu anonimato para divulgar a informação.
As recusas de Leavitt aumentaram a confusão sobre quem está comandando o DOGE, mesmo que Musk pareça estar no comando.
Trump criou o DOGE no primeiro dia de seu mandato por meio de uma ordem executiva que reformulou o Serviço Digital dos EUA, uma equipe existente no Escritório Executivo do Presidente. O recém-formado “Serviço Digital dos EUA DOGE” estabeleceu um administrador que se reporta diretamente ao chefe de gabinete da Casa Branca.
O administrador do DOGE também é responsável por um grupo interno chamado “Organização Temporária do Serviço DOGE dos EUA”, segundo a ordem executiva.
A ação de Trump também orientou os chefes das agências federais a coordenarem com o administrador do DOGE, incluindo na criação de “Equipes DOGE” internas em suas agências.
Não está claro quando o cargo de administrador foi preenchido. O Semafor noticiou em 18 de fevereiro que o cargo “permanece vago” desde que Mina Hsiang, que era administradora da unidade quando ainda se chamava Serviço Digital dos EUA, deixou o cargo quando Trump assumiu a presidência.
Um artigo da Wired de 18 de fevereiro descreveu Gleason como uma ex-oficial do Serviço Digital dos EUA que atuou durante o primeiro mandato de Trump.
Um perfil no LinkedIn que parece corresponder à Gleason mostra que ela trabalhou como “Especialista em Serviços Digitais” no USDS de outubro de 2018 a dezembro de 2021. Ela reingressou na unidade em janeiro como “Conselheira Sênior”, segundo o perfil.
A tentativa de contato da CNBC com o perfil não obteve resposta imediata.
Uma página do site arquivado da Casa Branca do ex-presidente Barack Obama elogia Gleason como parte da iniciativa “Campeões da Mudança”.
Questões sobre o papel de Musk estão no centro de várias ações judiciais que desafiam as ações do DOGE, que incluíram ondas de demissões repentinas, cancelamento de contratos governamentais e a tentativa de fechamento de agências federais inteiras.
Em uma das ações judiciais, um assessor da administração Trump escreveu em uma declaração em 17 de fevereiro que Musk é um conselheiro sênior de Trump, com “nenhuma autoridade real ou formal para tomar decisões governamentais por conta própria.”
O assessor, Joshua Fisher, diretor do Escritório de Administração, escreveu sob pena de perjúrio que Musk “não é um empregado” das entidades DOGE que Trump estabeleceu.
Durante uma audiência na segunda-feira em um processo judicial federal separado, um advogado da administração Trump aparentemente não conseguiu responder às perguntas de um juiz sobre o relacionamento de Musk com o DOGE.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
SÉRIE EXCLUSIVA 3 — O escândalo Ambipar: quem é Tércio Borlenghi. O empresário e CEO por trás da crise já foi condenado por corrupção
2
Decisão contra 99Food reacende debate sobre concorrência do delivery; iFood já respondeu por abuso em contratos
3
Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp, é o principal canal de fraudes financeiras no Brasil, mostra investigação
4
EXCLUSIVO: Correios demitem três diretores como parte do “choque de gestão”
5
EXCLUSIVO: Indigo Brasil lança operação para pequenas e médias empresas e mira 300 estacionamentos até 2027