CNBC
O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa durante uma reunião de gabinete na Sala do Gabinete da Casa Branca, em Washington, DC, em 30 de abril de 2025.

CNBCWashington D.C. processa Trump por tomada federal do controle da polícia

Mundo

“É muito difícil projetar crescimento hoje nos EUA”, diz estrategista Celson Placido

Publicado 30/04/2025 • 19:45 | Atualizado há 4 meses

Redação Times Brasil

KEY POINTS

  • Os primeiros dados da economia americana em 2025 estão distorcidos por fatores pontuais, como o déficit comercial e efeitos eleitorais, disse Celson Placido, estrategista da Warren Investimentos, em entrevista ao Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC.
  • O especialista afirmou que há dificuldades para fazer previsões confiáveis no atual cenário.
  • Ele apontou que a capacidade de ajuste rápido, principalmente em cortes e contratações, ainda sustenta a economia americana.

Os primeiros dados da economia americana em 2025 estão distorcidos por fatores pontuais, como o déficit comercial e efeitos eleitorais, disse Celson Placido, estrategista da Warren Investimentos, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC.

“É um dado muito poluído. Além do déficit comercial em patamar historicamente alto, tivemos aumento pontual nos investimentos em equipamentos e defesa”. Segundo ele, o mercado não esperava tamanho impacto mesmo com as tarifas impostas.

O especialista afirmou que há dificuldades para fazer previsões confiáveis no atual cenário. “Economia é confiança e expectativa. E hoje temos confiança deteriorada por parte do consumidor e também do empresário. Como é que ele vai investir? Tem muito mais perguntas do que respostas”.

Apesar da desaceleração, ele não acredita em recessão iminente. “A economia dos Estados Unidos é muito ágil. Não acredito numa recessão. Se tirarmos os eventos não recorrentes, o trimestre teria sido zero ou levemente positivo. Acredito nesse dinamismo”.

Ele apontou que a capacidade de ajuste rápido, principalmente em cortes e contratações, ainda sustenta a economia americana.

Leia mais:

Cenários de cortes de 100 pontos-base ou mais nos juros pelo Fed ganham força, após dados dos EUA
Indicador de inflação preferido do Fed dos EUA esfriou antes das tarifas de Trump

O especialista criticou a postura de Donald Trump, presidente dos EUA, diante da crise. “Ele vai ter que se dobrar em relação às tarifas. A estratégia de pressionar a China não está funcionando. E ele já começou a criar a narrativa de culpar o Banco Central. Mas os dados são claros: emprego abaixo do esperado, inflação ainda alta e consumo pressionado”.

Sobre o impacto para o Brasil, Placido não espera cortes de juros nos EUA no curto prazo, mas vê espaço para fluxo de capital estrangeiro. “O Brasil é o emergente menos pior. Temos juros elevados, e isso atrai investimento. A taxa de juros terminal deve ficar entre 14,5% e 14,75%”, concluiu.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo