Mariah Carey.

CNBC Quanto Mariah Carey ganha com “All I Want for Christmas Is You”? Veja valor

Mundo

Acusado de matar CEO em Nova York se declara inocente

Publicado 23/12/2024 • 13:47

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Luigi Mangione, homem acusado de assassinar um executivo de uma empresa de seguro de saúde em Nova York, se declarou inocente das acusações nesta segunda-feira (23).
  • O suspeito é acusado tanto na Justiça estadual como na federal pelo assassinato do CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson, em 4 de dezembro.
  • A advogada de Mangione, Karen Friedman Agnifilo, busca esclarecimentos sobre como funcionariam as acusações simultâneas federais e estaduais.

Luigi Mangione em 23 de dezembro de 2024

Seth Wening /AP/Estadão Conteúdo

Luigi Mangione, homem acusado de assassinar um executivo de uma empresa de seguro de saúde em Nova York, se declarou inocente das acusações nesta segunda-feira (23).

O suspeito é acusado tanto na Justiça estadual como na federal pelo assassinato do CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson, em 4 de dezembro.

A advogada de Mangione, Karen Friedman Agnifilo, busca esclarecimentos sobre como funcionariam as acusações simultâneas federais e estaduais. Para ela, a situação é “altamente incomum”.

Mangione foi preso em Altoona, na Pensilvânia, em 9 de dezembro, após uma dica dos funcionários de um restaurante McDonald’s, depois de uma caçada de vários dias.

Movimentações antes do crime

Luigi Mangione chegou a Nova York cerca de dez dias antes do crime. Ele chegou em um ônibus que ele pegou na cidade de Atlanta.

Após se hospedar em um albergue no distrito de Manhattan, na cidade de Nova York, com uma identidade falsa, ele supostamente realizou reconhecimento perto do hotel da vítima e do local da conferência onde o tiroteio ocorreu.

No início do dia 4 de dezembro, Mangione supostamente seguiu Thompson, aproximou-se por trás dele e disparou vários tiros de uma pistola com silenciador, segundo o Departamento de Justiça dos EUA. Depois, ele fugiu em uma bicicleta.

Repercussão pública e possíveis penas para Luigi Mangione

O assassinato de Thompson trouxe à tona uma profunda frustração pública com o sistema de saúde comercial dos EUA. Muitos usuários de redes sociais retratando Mangione como um herói.

Se condenado no caso estadual, Luigi Mangione pode enfrentar prisão perpétua sem direito a liberdade condicional. No caso federal, ele pode, em teoria, enfrentar a pena de morte.

MAIS EM Mundo