Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Chefe de Sustentabilidade do Barclays renuncia em meio a reestruturação do setor financeiro
Publicado 13/01/2025 • 12:50 | Atualizado há 11 meses
Com troféus, ativações e um Cadillac gigante, por que a LEGO está dobrando a aposta na Fórmula 1
CEO do LinkedIn critica conselho clássico de carreira: “é ultrapassado e pouco realista”
Xbox perde corrida dos consoles e aposta em virada nos games da Microsoft
Por que o chocolate do seu doce de fim de ano pode ser “falso”
Novo filme do Avatar decepciona e estreia com bilheteria abaixo do esperado
Publicado 13/01/2025 • 12:50 | Atualizado há 11 meses
KEY POINTS
Le logo de la banque Barclays est visible sur des lampes en verre à l'extérieur d'une succursale de la banque dans le quartier financier de la City à Londres. /Photo prise le 4 septembre 2017/REUTERS/Toby Melville/Photo d'archives
A chefe de sustentabilidade do Barclays, Laura Barlow, renunciou ao cargo para seguir novas oportunidades, informou um porta-voz do banco à Reuters nesta segunda-feira.
Essa mudança é mais um exemplo de reestruturação entre os principais bancos britânicos, em meio ao aumento da pressão sobre o setor financeiro para intensificar seus esforços relacionados ao clima.
Em novembro, a chefe de sustentabilidade do banco concorrente HSBC também deixou o cargo, levantando preocupações sobre a possibilidade de a instituição enfraquecer alguns de seus compromissos climáticos.
Os esforços climáticos das instituições financeiras têm sido cada vez mais questionados, especialmente após vários bancos se retirarem recentemente de uma coalizão climática liderada pela ONU.
Laura Barlow, responsável por alinhar as ações do Barclays com as metas globais de combate às mudanças climáticas e outros objetivos de sustentabilidade, aposentou-se no final de 2024, mas continuará atuando como consultora sênior do banco, afirmou o porta-voz.
Desde então, Daniel Hanna, que já liderava a área de finanças sustentáveis do Barclays, assumiu um papel ampliado como chefe global de finanças sustentáveis e de transição, acrescentou o porta-voz.
Durante seu tempo no Barclays, Laura Barlow foi fundamental na criação de restrições para concessão de empréstimos a empresas de energia envolvidas na expansão da produção de combustíveis fósseis.
No entanto, um relatório de ativistas ambientais ainda classifica o Barclays entre os 10 maiores financiadores da indústria de combustíveis fósseis.
O banco também se comprometeu a facilitar US$ 1 trilhão (978,95 bilhões de euros) em financiamentos sustentáveis e de transição até 2030.
Apesar de essas medidas terem sido bem recebidas por acionistas e defensores do clima, elas enfrentaram resistência de alguns políticos republicanos nos Estados Unidos.
Há um ano, o procurador-geral do Texas, Ken Paxton, afirmou que o Barclays não poderia mais participar da garantia de títulos municipais do estado após não responder a questionamentos sobre sua estratégia climática.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube On Demand
🔷 NAS PRÓXIMAS SEMANAS: FAST Channels: Samsung TV Plus, Pluto, TCL, LG Channels | Novos Streamings | YouTube Live
Mais lidas
1
Casquinha e sundaes do McDonald’s são sorvetes? Tribunal toma decisão e fast-food escapa de multa milionária
2
Ações da dona da Havaianas em queda após campanha polêmica
3
Greve dos Correios é confirmada em 9 estados; veja onde há paralisação
4
Volta do Banco Master? Por que TCU questiona liquidação da instituição
5
Por que a Warner Bros. considera a Netflix mais estratégica que a Paramount para uma fusão