Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
China autoriza Pony.ai e WeRide a listar ações na bolsa de Hong Kong
Publicado 15/10/2025 • 08:39 | Atualizado há 1 dia
Apple anuncia novos MacBook Pro, iPad Pro e Vision Pro com chip atualizado
Trump pode comparecer pessoalmente à Suprema Corte em julgamento sobre tarifas comerciais
Juíza impede Trump de demitir funcionários federais durante paralisação do governo
Honor revela novo smartphone com um braço de câmera robótico dobrável
Nvidia, Microsoft, xAI e BlackRock participam de acordo de US$ 40 bilhões pela Aligned Data Centers
Publicado 15/10/2025 • 08:39 | Atualizado há 1 dia
KEY POINTS
As empresas de direção autônoma Pony.ai e WeRide receberam aprovação do regulador de valores mobiliários da China para listagens secundárias em Hong Kong, enquanto as empresas buscam levantar fundos e continuar sua expansão global. A Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China anunciou na terça-feira (14/10) que ambas as empresas haviam entrado com pedido para emitir e listar ações em Hong Kong.
As “listagens secundárias” referem-se ao processo pelo qual uma empresa que já tem suas ações listadas e negociadas em uma bolsa de valores principal (neste caso, nos Estados Unidos) decide listar suas ações também em uma segunda bolsa de valores, que é a Bolsa de Valores de Hong Kong. É um movimento estratégico para empresas chinesas de tecnologia para fortalecer sua posição financeira, expandir sua base de investidores e talvez se adaptar a um cenário geopolítico em evolução.
As empresas chinesas que buscam uma listagem estrangeira são obrigadas a apresentar um pedido à CSRC com antecedência, dando aos reguladores a palavra final sobre se a empresa pode abrir capital no exterior. Pony.ai e WeRide, que já estão listadas nos Estados Unidos, podem emitir cerca de 102 milhões de novas ações cada para suas listagens em Hong Kong.
A WeRide contratou a Morgan Stanley e a China International Capital Corporation para trabalhar na listagem, de acordo com um relatório da Reuters. Nem a WeRide nem a Pony.ai responderam imediatamente à consulta da CNBC sobre seus planos de IPO.
O CEO da Pony.ai, James Peng, havia dito à CNBC em julho que a empresa estava explorando uma listagem em Hong Kong. Hong Kong ofereceria “proximidade” com o mercado doméstico da China, o que interessaria a muitos investidores, disse Peng.
Pony.ai e WeRide, ambas sediadas em Guangzhou, estão entre uma crescente onda de empresas chinesas que buscam listagens secundárias em Hong Kong, no que tem sido um ano de recuperação para o mercado de IPO da cidade. A intenção das empresas chinesas de fazer dupla listagem também ocorre à medida que as empresas de veículos autônomos expandem sua presença para novas regiões, incluindo o Oriente Médio, Europa e países asiáticos como Cingapura, embora ainda não tenham recebido aprovações completas para operar seus robôs táxis na maioria dessas regiões.
Nos EUA, ambas as empresas fizeram parceria com a Uber, com a esperança de implantar seus robôs táxis na plataforma de transporte da empresa após receber aprovação. Na China, elas já começaram a operar robôs táxis totalmente autônomos em grandes cidades, que podem ser chamados por meio de seus respectivos aplicativos.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
EXCLUSIVO: Presidente dos Correios prepara trocas nas diretorias como parte do ‘choque de gestão’ para conter rombo bilionário
Cross default: Conheça a engrenagem invisível que quase quebrou a Ambipar — e pode atingir outros investidores
Ações da Nestlé saltam após empresa anunciar corte de 16 mil empregos para aumentar a eficiência
Como a crise de Ambipar e Braskem explica o derretimento dos COEs e as perdas expressivas dos investidores de XP e BTG
Refit tem pedido para liberar cargas de combustíveis retidas indeferido pelo TJRJ