Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Como a China pode fechar fábricas de automóveis ao redor do mundo
Publicado 28/06/2025 • 12:02 | Atualizado há 5 horas
O que sabemos até agora sobre o casamento luxuoso de Jeff Bezos, em Veneza, repleto de estrelas e avaliado em R$ 275 milhões
Trump minimiza prazo para tarifas em julho: “Podemos fazer o que quisermos”
Ações da Nike sobem 17% após CEO acalmar investidores e dizer que recuperação está no horizonte
Suprema Corte limita juízes de suspender ordem de cidadania por direito de nascença; Trump celebra
Trump encerra negociações comerciais com o Canadá
Publicado 28/06/2025 • 12:02 | Atualizado há 5 horas
KEY POINTS
Bandeira da China
Unsplash
O domínio da China sobre a cadeia de suprimentos global está começando a prejudicar as montadoras.
No dia 4 de abril, o país interrompeu as exportações de uma classe de minerais chamados “elementos de terras raras pesadas”, o que causou pânico na indústria automotiva mundial.
Terras raras são uma classe de 17 elementos que se tornaram indispensáveis em diversos tipos de aplicações — desde jatos de combate e submarinos até smartphones e eletrodomésticos. É possível encontrá-los até em equipamentos esportivos, como raquetes de tênis e tacos de beisebol.
Leia mais:
Trump encerra negociações comerciais com o Canadá
Carros são roubados e exportados do Reino Unido em menos de 24 horas, aponta relatório
Eles também são essenciais para o automóvel moderno. Carros a combustão os usam para filtrar a poluição através do conversor catalítico do veículo, enquanto EVs os usam em motores e baterias.
“Terras raras são realmente críticas, e não apenas para veículos elétricos”, disse Gracelin Baskaran, diretora do Programa de Segurança de Minerais Críticos no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais. “Elas estão no seu cinto de segurança, no volante, em várias partes dos componentes elétricos. Você não vai fabricar um carro sem terras raras”.
As terras raras são divididas em outras categorias, com base no seu peso atômico. Terras raras leves são mais fáceis de serem obtidas. As médias e pesadas são as categorias que a China monopolizou totalmente. A China controla cerca de 70% das minas de terras raras do mundo, e aonde ela realmente domina é no processamento.
O nome “elementos de terras raras” é um pouco enganador — os elementos em si não são tão raros na natureza. O que os torna “raros” é o processo complexo e difícil de separá-los da rocha em que estão embutidos, e uns dos outros. A China controla cerca de 90% do processamento de terras raras do mundo e tem um monopólio total no processamento de terras raras pesadas.
Desde pelo menos 2023, a China tem apertado seu controle sobre vários minerais críticos que fornece ao mundo, disse Baskaran.
Mesmo assim, as restrições de exportação de 4 de abril chocaram o mundo automotivo.
“Foi algo inesperado”, disse Dan Hearsch, diretor-gerente da AlixPartners. “Ninguém teve tempo de reagir a isso. Quero dizer, em questão de semanas, todo o material no pipeline estava esgotado”.
Montadoras europeias fecharam fábricas. A Ford teve que parar a produção do seu popular SUV Explorer.
Neste mês, a China começou a permitir algum acesso a empresas que fornecem peças para algumas montadoras, e nesta semana, o governo Trump disse que chegou a um acordo para agilizar o envio de terras raras e ímãs para os EUA. Ainda assim, não está clara a durabilidade desses acordos.
“Ainda não estamos fora de perigo”, disse Baskaran. “Há muita volatilidade na relação EUA-China entre tarifas e restrições minerais. Vimos a China aumentar as restrições ao longo de dois anos. Terras raras são apenas a mais recente”.
Existem soluções de longo prazo se a China cortar o acesso novamente: reciclagem, desenvolvimento de outras fontes e inovação, por exemplo. Esta crise pode até estimular a indústria a tomar medidas que reduzam a dependência da China.
Mas esta crise das terras raras é apenas a mais recente em uma série de interrupções de fornecimento nos últimos anos. Hearsch disse que provavelmente vai piorar.
“Hoje são as terras raras”, disse Hearsch. “Mas amanhã pode e será outra coisa que talvez não estejamos pensando, que talvez nem seja tão valiosa e de repente será”.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Brasil poderá deixar até 150 produtos fora da tarifa comum do Mercosul
Como a China pode fechar fábricas de automóveis ao redor do mundo
Fed aprova 22 grandes bancos dos EUA em teste de estresse e vê resiliência a recessão severa
Gilmar Mendes vira relator de ação contra derrubada do IOF, mas propõe redistribuição para Moraes; entenda
Louis Vuitton inaugura 'loja-navio' em Xangai e adota novo modelo de varejo na China