CNBC Leia a carta do CEO da Hertz aos funcionários sobre a participação ‘significativa’ de Bill Ackman na locadora de veículos pós-falência

Mundo

Como os investidores se preparam para o relatório de vendas no varejo dos EUA

Publicado 16/04/2025 • 07:47 | Atualizado há 3 dias

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Tarifas e políticas comerciais têm dominado os movimentos do mercado desde 2 de abril, mas o relatório de vendas no varejo dos EUA de março ainda tem potencial para impactar a confiança e o posicionamento dos investidores.
  • Economistas projetam uma alta de 1,2% nas vendas em relação ao mês anterior, segundo dados da Dow Jones.
  • A principal explicação para esse aumento seria a antecipação de gastos pelos consumidores.
Trader trabalha no pregão da Bolsa de Valores de Nova York em 15 de abril de 2025.

Trader trabalha no pregão da Bolsa de Valores de Nova York em 15 de abril de 2025.

Brendan McDermid | Reuters (Reprodução CNBC INternacional)

Tarifas e políticas comerciais têm dominado os movimentos do mercado desde 2 de abril, mas o relatório de vendas no varejo dos EUA de março ainda tem potencial para impactar a confiança e o posicionamento dos investidores.

Economistas projetam uma alta de 1,2% nas vendas em relação ao mês anterior, segundo dados da Dow Jones. A principal explicação para esse aumento seria a antecipação de gastos pelos consumidores, numa tentativa de se precaverem contra a alta de preços de produtos devido às tarifas.

Se o relatório vier em linha com as expectativas ou acima delas, o estrategista-chefe global da Freedom Capital Markets, Jay Woods, acredita que as ações do setor de varejo podem ter uma recuperação no curto prazo.

Leia também:

“Alguns desses papéis caíram tanto que é natural que haja um repique,” disse Woods, citando o ETF SPDR S&P Retail (XRT) e a Home Depot como exemplos. “Eles foram bastante penalizados, e a reversão à média pode levar a uma boa valorização nos próximos dias.”

O XRT e a Home Depot estão, respectivamente, 22% e 19% abaixo das máximas de 52 semanas. No acumulado do ano, o XRT caiu 17%, enquanto a Home Depot recuou cerca de 9%.

Callie Cox, estrategista-chefe de mercado da Ritholtz Wealth Management, também vê potencial de alta para ações do setor de consumo discricionário caso o relatório venha forte.

“As ações de consumo discricionário foram tão penalizadas que podem estar mais propensas a um rali de alívio, caso o relatório de vendas no varejo mostre que a economia não está desmoronando,” afirmou Cox, que destacou estar excluindo Tesla e Amazon desse movimento, por terem dinâmicas muito distintas em relação ao restante do setor.

O índice setorial Consumer Discretionary Select Sector (XLY) acumula queda de mais de 15% no ano.

Outros analistas estão menos otimistas em relação ao relatório.

“Só pode piorar, não tem como melhorar,” afirmou Malcolm Ethridge, sócio-gerente da Capital Area Planning Group, que acredita que os números devem decepcionar, mesmo com a possível antecipação de compras.

“Eu venderia ações de varejo no curto prazo,” disse. “Não acho que esse relatório ou os balanços que serão divulgados consigam melhorar essas posições.”

Jimmy Lee, fundador da Wealth Consulting Group, espera que o relatório de vendas no varejo venha mais fraco do que as estimativas e acredita que essa fraqueza pode se estender aos setores de viagens e lazer.

“Acho que todas aquelas viagens que normalmente seriam reservadas agora para as férias de verão na Europa e coisas do tipo devem ter uma leve desaceleração, mais do que estamos acostumados,” disse Lee. Para ele, o melhor movimento é adotar uma postura mais defensiva antes da divulgação dos dados.

“Não acho que veremos um relatório espetacular,” afirmou Lee, acrescentando que prefere investir em setores como bens de consumo essenciais, saúde e utilidades públicas antes do relatório desta quarta-feira.

 

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, TCL Channels, Pluto TV, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo