CNBC

CNBCCanadá descarta acordo de livre comércio com a China após ameaça de tarifas de Trump

Mundo

‘Continuem sonhando’: chefe da Otan diz que a Europa não consegue se defender sem os EUA

Publicado 26/01/2026 • 14:32 | Atualizado há 2 horas

AFP

O chefe da Otan, Mark Rutte, alertou nesta segunda-feira (26) que a Europa não consegue se defender sem os Estados Unidos, diante de apelos para que o continente se torne autossuficiente após tensões envolvendo a Groenlândia.

O presidente dos EUA, Donald Trump, abalou a aliança transatlântica ao ameaçar tomar o território autônomo dinamarquês — antes de recuar após conversas com Rutte na semana passada.

A crise diplomática gerada deu um novo fôlego àqueles que defendem que a Europa adote uma postura mais firme contra Trump e rompa sua dependência militar de Washington.

“Se alguém aqui pensa, mais uma vez, que a União Europeia, ou a Europa como um todo, pode se defender sem os EUA — continuem sonhando. Vocês não conseguem”, disse Rutte a parlamentares no Parlamento Europeu.

Ele afirmou que os países da UE teriam que dobrar os gastos com defesa — passando da meta de 5% do PIB acordada pela Otan no ano passado para 10% — e gastar “bilhões e bilhões” na construção de armas nucleares. “Vocês perderiam o garantidor final da nossa liberdade, que é o guarda-chuva nuclear dos EUA”, disse Rutte. “Então, boa sorte.”

O ex-primeiro-ministro holandês insistiu que o compromisso dos EUA com a cláusula de defesa mútua do Artigo 5 da Otan permanece “total”, mas que os Estados Unidos esperam que os países europeus continuem gastando mais em suas forças armadas. “Eles precisam de um Euro-Atlântico seguro e também precisam de uma Europa segura. Portanto, os EUA têm todo o interesse na Otan”, afirmou ele.

Leia também:

Chefe da Otan: soberania sobre a Groenlândia não foi discutida com Trump

O chefe da Otan reiterou seus repetidos elogios a Trump por pressionar aliados europeus relutantes a aumentar os investimentos em defesa.

Ele também pareceu rejeitar uma sugestão apresentada pelo comissário de Defesa da UE, Andrius Kubilius, no início deste mês, sobre uma possível força de defesa europeia que poderia substituir as tropas dos EUA no continente. “Isso tornaria as coisas mais complicadas. Acho que (o presidente russo Vladimir) Putin adoraria. Então, pensem bem”, disse Rutte.

Sobre a Groenlândia, Rutte disse ter concordado com Trump que a Otan “assumiria mais responsabilidade pela defesa do Ártico”, mas que caberia às autoridades groenlandesas e dinamarquesas negociarem sobre a presença dos EUA na ilha. “Não tenho mandato para negociar em nome da Dinamarca, por isso não o fiz e não o farei”, afirmou.

Rutte reiterou que enfatizou a Trump o preço pago pelos aliados da Otan no Afeganistão, depois que o líder dos EUA causou indignação ao minimizar a contribuição deles. “Para cada dois soldados americanos que pagaram o preço mais alto, um soldado de um aliado ou parceiro, um aliado da Otan ou de um país parceiro, não voltou para casa”, disse ele.

“Eu sei que a América aprecia muito todos os esforços.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;