CNBC
Sede do Google, Googleplex, na Califórnia.

CNBCUE multa Google em R$ 18,75 bilhões em meio a tensões comerciais nos EUA

Mundo

Coreia do Sul convoca reunião de emergência para apoiar 475 imigrantes detidos em fábrica da Hyundai nos EUA

Publicado 06/09/2025 • 19:48 | Atualizado há 4 horas

KEY POINTS

  • A Coreia do Sul realizou reunião de emergência para apoiar os cidadãos detidos, com possível viagem do ministro das Relações Exteriores a Washington.
  • O Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) deteve 475 imigrantes, incluindo mais de 300 sul-coreanos, na maior operação da história do Departamento de Segurança Interna em número de presos de uma só vez.
  • Autoridades sul-coreanas criticaram a operação do governo Trump e afirmou que os interesses dos cidadãos não devem ser violados injustamente durante a aplicação da lei americana.
Lee Jae-myung, candidato presidencial do Partido Democrático da Coreia do Sul (DPK), se prepara para o segundo debate televisionado da próxima eleição presidencial em Seul, em 23 de maio de 2025.

Lee Jae-myung, candidato presidencial do Partido Democrático da Coreia do Sul (DPK), se prepara para o segundo debate televisionado da próxima eleição presidencial em Seul, em 23 de maio de 2025.

KIM HONG-JI / POOL / AFP

O governo da Coreia do Sul realizou neste sábado (6) uma reunião de emergência após a prisão de mais de 300 cidadãos sul-coreanos em uma fábrica da Hyundai, localizada no estado da Geórgia, nos Estados Unidos. A operação foi conduzida pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) e resultou na detenção de 475 imigrantes, classificada como a maior da história do Departamento de Segurança Interna dos EUA em número de presos em uma única ação.

O presidente da Coreia do Sul, Lee Jae-myung, determinou que sejam mobilizados todos os recursos disponíveis para prestar assistência aos cidadãos detidos. O ministro das Relações Exteriores, Cho Hyun, afirmou que uma força-tarefa foi formada e que poderá viajar a Washington para se reunir com autoridades norte-americanas, caso seja necessário.

Leia também: Navios, aviões e bilhões em investimento: Lee, da Coreia do Sul, conquista Trump com acordos

“Estamos profundamente preocupados e sentimos uma forte sensação de responsabilidade pelas prisões de nossos cidadãos”, disse o ministro durante a reunião.

Imagens divulgadas pelo governo de Donald Trump mostram agentes do ICE cercando a fábrica, retirando trabalhadores asiáticos do prédio e conduzindo-os em filas para revista. Os detidos foram algemados nos pulsos, tornozelos e cintura antes de serem levados a ônibus do departamento. A operação envolveu também veículos blindados e um helicóptero.

Em nota, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Lee Jae-woong, criticou a ação do governo Trump: “As atividades econômicas de nossas empresas que investem nos Estados Unidos e os interesses de nossos cidadãos não devem ser violados injustamente no decorrer da aplicação da lei americana”.

Detenção de imigrantes nos EUA

Na última quinta-feira (4) autoridades dos Estados Unidos realizaram uma operação de imigração na fábrica de baterias da Hyundai, no estado da Geórgia, que resultou na prisão de 475 trabalhadores, a maioria sul-coreanos.

A ação foi a maior do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) em um único local. O foco da operação foram imigrantes com vistos temporários de turismo ou negócios que estavam trabalhando de forma irregular.

O governo americano afirmou que todos os detidos violavam os termos dos vistos e alertou que portadores de green card podem ser deportados caso tenham condenações criminais qualificadas.

Durante a operação, algumas pessoas tentaram fugir, inclusive correndo para um lago dentro da fábrica. Um porta-voz da Hyundai informou que nenhum dos detidos era funcionário direto da empresa.

O Departamento de Segurança Interna dos EUA disse que a ação visa proteger empregos locais, garantir igualdade de condições para empresas e prevenir exploração de trabalhadores. Um vídeo divulgado mostra agentes do ICE conduzindo os trabalhadores em filas, algemados, para os ônibus do departamento.

A operação interrompeu temporariamente as atividades na fábrica, que é um dos maiores investimentos da montadora coreana nos EUA.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo