Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Coreia do Sul convoca reunião de emergência para apoiar 475 imigrantes detidos em fábrica da Hyundai nos EUA
Publicado 06/09/2025 • 19:48 | Atualizado há 4 horas
UE multa Google em R$ 18,75 bilhões em meio a tensões comerciais nos EUA
Starbucks investe para que suas cafeterias sejam mais acolhedoras — e acessíveis
No primeiro mês do tarifaço, criação de vagas de emprego nos EUA cai e desemprego aumenta
OpenAI prepara plataforma de empregos com IA que pode desafiar o LinkedIn
BMW aposta em software e valor de marca para enfrentar Tesla e rivais chineses
Publicado 06/09/2025 • 19:48 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Lee Jae-myung, candidato presidencial do Partido Democrático da Coreia do Sul (DPK), se prepara para o segundo debate televisionado da próxima eleição presidencial em Seul, em 23 de maio de 2025.
KIM HONG-JI / POOL / AFP
O governo da Coreia do Sul realizou neste sábado (6) uma reunião de emergência após a prisão de mais de 300 cidadãos sul-coreanos em uma fábrica da Hyundai, localizada no estado da Geórgia, nos Estados Unidos. A operação foi conduzida pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) e resultou na detenção de 475 imigrantes, classificada como a maior da história do Departamento de Segurança Interna dos EUA em número de presos em uma única ação.
O presidente da Coreia do Sul, Lee Jae-myung, determinou que sejam mobilizados todos os recursos disponíveis para prestar assistência aos cidadãos detidos. O ministro das Relações Exteriores, Cho Hyun, afirmou que uma força-tarefa foi formada e que poderá viajar a Washington para se reunir com autoridades norte-americanas, caso seja necessário.
Leia também: Navios, aviões e bilhões em investimento: Lee, da Coreia do Sul, conquista Trump com acordos
“Estamos profundamente preocupados e sentimos uma forte sensação de responsabilidade pelas prisões de nossos cidadãos”, disse o ministro durante a reunião.
Imagens divulgadas pelo governo de Donald Trump mostram agentes do ICE cercando a fábrica, retirando trabalhadores asiáticos do prédio e conduzindo-os em filas para revista. Os detidos foram algemados nos pulsos, tornozelos e cintura antes de serem levados a ônibus do departamento. A operação envolveu também veículos blindados e um helicóptero.
Em nota, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul, Lee Jae-woong, criticou a ação do governo Trump: “As atividades econômicas de nossas empresas que investem nos Estados Unidos e os interesses de nossos cidadãos não devem ser violados injustamente no decorrer da aplicação da lei americana”.
Na última quinta-feira (4) autoridades dos Estados Unidos realizaram uma operação de imigração na fábrica de baterias da Hyundai, no estado da Geórgia, que resultou na prisão de 475 trabalhadores, a maioria sul-coreanos.
A ação foi a maior do Serviço de Imigração e Alfândega (ICE) em um único local. O foco da operação foram imigrantes com vistos temporários de turismo ou negócios que estavam trabalhando de forma irregular.
O governo americano afirmou que todos os detidos violavam os termos dos vistos e alertou que portadores de green card podem ser deportados caso tenham condenações criminais qualificadas.
Durante a operação, algumas pessoas tentaram fugir, inclusive correndo para um lago dentro da fábrica. Um porta-voz da Hyundai informou que nenhum dos detidos era funcionário direto da empresa.
O Departamento de Segurança Interna dos EUA disse que a ação visa proteger empregos locais, garantir igualdade de condições para empresas e prevenir exploração de trabalhadores. Um vídeo divulgado mostra agentes do ICE conduzindo os trabalhadores em filas, algemados, para os ônibus do departamento.
A operação interrompeu temporariamente as atividades na fábrica, que é um dos maiores investimentos da montadora coreana nos EUA.
—
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Meta remove 10 milhões de perfis no Facebook para combater spam
Café brasileiro tenta entrar em lista de exceções às tarifas dos EUA
Etanol de milho cresce 20% ao ano e faz do Brasil o segundo maior produtor mundial
Lula: “O Pix é do Brasil, é público, gratuito e vai continuar assim”
Grupo Alife-Nino compra participação nas redes Camarão & Cia e Camarada Camarão