ALERTA DE MERCADO

Azul e Gol sobem mais de 5% na Bolsa nesta quinta

Novo Nordisk

CNBC Ações da Novo Nordisk sobem após lucro acima do esperado e aumento nas vendas do Wegovy

Mundo

Davos: Ambipar firma protocolo contra emergências climáticas para atender 1 milhão de km² de territórios indígenas

Publicado 24/01/2025 • 15:42

Henrique Almeida, do Times Brasil

KEY POINTS

  • A parceria tem como objetivo promover ações voltadas ao combate de incêndios, prevenção de desastres, reflorestamento, desenvolvimento de projetos de bioeconomia, e educação ambiental em territórios indígenas.
  • A parceria também deve incluir ações para capacitar jovens indígenas para atividades de preservação ambiental.
  • Além disso, a iniciativa promete dar ênfase na valorização de serviços ecossistêmicos e na promoção da economia circular.

Na foto, Tercio Borlenghi Junior, CEO da Ambipar; o secretário-executivo do MPI, Eloy Terena, e a advogada Marina Blattner

Foto: Divulgação/Ambipar

A Ambipar, multinacional brasileira de soluções ambientais, firmou um protocolo de intenções com o Ministério dos Povos Indígenas (MPI) durante o Fórum Econômico Mundial em Davos.

A parceria tem como objetivo promover ações voltadas ao combate de incêndios, prevenção de desastres, reflorestamento, desenvolvimento de projetos de bioeconomia, e educação ambiental em territórios indígenas.

O projeto atenderá aproximadamente 1 milhão de quilômetros quadrados de terras indígenas, representando cerca de 14% do território brasileiro. A parceria também deve incluir ações para capacitar jovens indígenas para atividades de preservação ambiental e promover o desenvolvimento de projetos sociais com a participação das comunidades.

Além disso, a iniciativa promete dar ênfase na valorização de serviços ecossistêmicos e na promoção da economia circular.

O vice-presidente de Sustentabilidade da Ambipar, Rafael Tello, afirmou que a colaboração entre o setor privado e o governo tem como objetivo gerar soluções sustentáveis para as comunidades indígenas e o meio ambiente. “Esta parceria reforça nosso compromisso com soluções que gerem impacto positivo para as pessoas e o planeta, especialmente para as comunidades indígenas, que têm um papel fundamental na preservação ambiental”, disse.

O secretário-executivo do MPI, Eloy Terena, disse que a parceria ajudará a consolidar políticas públicas voltadas à sustentabilidade e à proteção dos direitos dos povos indígenas.

MAIS EM Mundo