Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Destino de Lisa Cook ainda será decidido, após audiência sobre pedido de demissão de Trump
Publicado 29/08/2025 • 22:07 | Atualizado há 4 horas
Tribunal dos EUA decide que maior parte das tarifas de Trump é ilegal; presidente afirma que ‘taxas estão valendo’
Meta muda respostas de chatbot de IA para adolescentes após investigação sobre conversas ‘românticas’
Dinamarca reduz previsão de crescimento para 2025 com queda da Novo Nordisk
Com 7,8%, economia da Índia cresce acima do esperado no comparativo anual fechado em junho
CEO da Nvidia, Jensen Huang, diz que levar chip de IA Blackwell para a China ‘é uma possibilidade real’
Publicado 29/08/2025 • 22:07 | Atualizado há 4 horas
KEY POINTS
Foto por DREW ANGERER / GETTY IMAGES AMÉRICA DO NORTE / Getty Images via AFP
Lisa DeNell Cook
Uma audiência judicial em Washington sobre o pedido da governadora do Federal Reserve (Fed), Lisa Cook, para que o presidente Donald Trump seja temporariamente impedido de demiti-la terminou nesta sexta-feira (29) sem decisão da Justiça.
O advogado de Cook, Abbe Lowell, criticou duramente os argumentos do Departamento de Justiça, que sustenta haver base legal para a demissão, citando acusações do diretor da Agência Federal de Financiamento Habitacional, Bill Pulte — nomeado por Trump —, de que a economista teria cometido fraude hipotecária em documentos de duas propriedades em Atlanta e Ann Arbor, antes de ingressar no Fed.
“Não podemos deixar que os tuítes malucos da diretora Pulte à meia-noite sejam a causa”, disse Lowell à juíza Jia Cobb, no Tribunal Distrital dos EUA.
Pulte tem atuado como um aliado de Trump na pressão para que o banco central reduza os juros. Até agora, Cook, o presidente do Fed, Jerome Powell, e os demais membros do Conselho têm resistido a essa ofensiva.
Powell pediu à juíza que o “status quo” seja mantido, permitindo que Cook continue no cargo até a decisão final. Caso Trump consiga efetivar a demissão, passará a ter maioria de nomeados no Conselho do Fed, o que pode influenciar diretamente as próximas reuniões sobre manutenção ou cortes de juros.
Leia mais:
Lutnick sugere que recusa de Lisa Cook em aceitar demissão por Trump reforça suspeita de fraude
Lisa Cook contesta demissão do Fed por Trump: “Ele não tem autoridade para isso”
Juíza adia decisão sobre permanência de Lisa Cook no Fed
A juíza Jia Cobb encerrou nesta sexta-feira (29) uma audiência de duas horas sem se pronunciar sobre o pedido da governadora do Federal Reserve (Fed), Lisa Cook, para obter uma ordem de restrição temporária que a manteria em seu cargo, confirmado pelo Senado, até decisão final do processo.
Cook, cujo mandato vai até janeiro de 2038, foi indicada em 2022 pelo então presidente Joe Biden, tornando-se a primeira mulher negra a integrar o conselho do Fed.
Ainda não há data definida para o anúncio de uma decisão. A juíza sugeriu que os advogados das partes avaliem se preferem que ela decida primeiro sobre a ordem de restrição ou sobre possíveis pedidos de liminar ou julgamento sumário para impedir o presidente Donald Trump de afastá-la. Cobb também deu prazo adicional para que os argumentos apresentados em audiência sejam complementados por escrito.
Antes da audiência, o Fed informou à Justiça que não se manifestaria sobre o mérito do pedido de Cook, mas pediu uma “decisão imediata” sobre a moção e garantiu que “cumprirá qualquer ordem emitida pelo tribunal”.
O Conselho de Governadores e o presidente Jerome Powell foram incluídos no processo como corréus, apenas na medida em que possam vir a executar uma eventual decisão de Trump.
Trump tem justificado a tentativa de demitir Cook com base em denúncias do diretor da Agência Federal de Financiamento Habitacional, Bill Pulte, de que ela teria cometido fraude hipotecária em documentos de propriedades em Atlanta e Ann Arbor, antes de assumir o cargo.
Na quinta-feira (28), Pulte afirmou ter protocolado uma segunda denúncia criminal contra Cook no Departamento de Justiça, envolvendo uma hipoteca em Cambridge (Massachusetts) e supostas inconsistências em declarações de ética do governo sobre esse e os outros dois imóveis.
__
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
Novas regras permitiriam investigar mais 30 fintechs em operação na Faria Lima
Grupo Alife-Nino compra participação nas redes Camarão & Cia e Camarada Camarão
Entenda como vai funcionar a nova linha de crédito de R$ 12 bi para modernização da indústria
Meta remove 10 milhões de perfis no Facebook para combater spam
Plataformas do Google movimentaram mais de R$ 215 bilhões na economia brasileira em 2024