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Efeito recall: Airbus reduz entregas de 2025 após problemas com seu jato mais vendido

Publicado 03/12/2025 • 07:20 | Atualizado há 6 horas

KEY POINTS

  • Engenheiros da Airbus encontraram defeitos em um conjunto de painéis de fuselagem do A320 enquanto se preparavam para inspecionar centenas de aeronaves
  • Peças afetadas têm espessura incorreta devido a um processo de estiramento e fresagem realizado pela empresa espanhola Sofitec Aero.
  • Um total de 628 aviões deverá ser inspecionado, mas a Airbus afirma que apenas uma parte deles precisará de ações adicionais.

Avião A320-251N, da Azul

Wikipedia

A Airbus reduziu sua meta de entregas para 2025 para cerca de 790 aeronaves comerciais nesta quarta-feira — 30 a menos do que o previsto anteriormente — mas manteve seus objetivos financeiros após um problema de qualidade em painéis da fuselagem da família de jatos A320, seu modelo mais vendido.

A Reuters revelou pela primeira vez o problema industrial na segunda-feira, logo após um recall emergencial de milhares de A320s para uma atualização de software no fim de semana.

As ações da Airbus subiram 2% no início do pregão, depois de caírem quase 7% nas duas sessões anteriores.

Analistas disseram que a revisão da meta ajuda a “limpar o ar” após uma semana turbulenta para a maior fabricante de aviões do mundo, que ocorre apenas dois meses depois de o A320 ultrapassar o Boeing 737 como o modelo mais entregue da história.

“Os 30 aviões retirados da projeção de entregas deste ano não devem exigir troca de peças”, disseram analistas do Jefferies em nota a investidores. Eles destacaram o fato de não haver menção a motores causando atrasos adicionais no comunicado desta quarta.

O fornecimento de motores vem sendo observado de perto, já que as fabricantes tentam aumentar a produção de novos jatos enquanto as companhias aéreas disputam componentes com as linhas de montagem para lidar com longos tempos de reparo.

Engenheiros da Airbus encontraram defeitos em um conjunto maior de painéis de fuselagem do A320 enquanto se preparam para inspecionar centenas de aeronaves, segundo uma apresentação a companhias aéreas. Um total de 628 aviões deverá ser inspecionado, mas a Airbus afirma que apenas uma parte deles precisará de ações adicionais.

As peças afetadas têm espessura incorreta devido a um processo de estiramento e fresagem realizado pela empresa espanhola Sofitec Aero, que não respondeu aos pedidos de comentário.

O CEO da Airbus, Guillaume Faury, disse na terça-feira que o problema dos painéis de fuselagem também afetou as entregas de novembro e afirmou à Reuters que uma decisão sobre as entregas de dezembro seria tomada em horas ou dias.

A empresa deve divulgar os dados de novembro na sexta-feira. Fontes da indústria disseram à Reuters que foram entregues 72 aeronaves no mês, número abaixo do esperado.

A Airbus afirmou que suas metas financeiras para o ano permanecem inalteradas. Ela projeta lucro operacional ajustado de cerca de 7 bilhões de euros (US$ 8,2 bilhões) e fluxo de caixa livre próximo de 4,5 bilhões de euros.

Analistas disseram que a manutenção das metas financeiras, apesar da redução nas entregas, sugere que a empresa estava a caminho de superar as previsões para o ano.

Analistas do Citi estimaram que o número menor de entregas poderia resultar em um impacto de 400 milhões a 450 milhões de euros no lucro e em uma redução de 600 milhões de euros no caixa.

A Boeing, que ainda se recupera de uma grave crise corporativa e industrial envolvendo os jatos 737 MAX, afirmou na terça-feira que espera fluxo de caixa positivo em 2026, o que fez suas ações subirem 10%.

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