Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Elon Musk dá apoio a partido de extrema direita na Alemanha
Publicado 20/12/2024 • 17:05 | Atualizado há 10 meses
Esses são os empregos mais comuns nas maiores cidades dos EUA; saiba quanto eles pagam
Trump encerra todas as negociações comerciais com o Canadá após anúncio publicitário com Reagan sobre tarifas
GM demite mais de 200 funcionários administrativos em nova rodada de cortes de pessoal
O que um corte nas compras de petróleo bruto russo pela Reliance significaria para a Índia
Após tarifas de Trump, banana nos EUA tem alta de 5,4% e deixa de ser símbolo de estabilidade nos preços
Publicado 20/12/2024 • 17:05 | Atualizado há 10 meses
KEY POINTS
Elon Musk é CEO da Tesla e integrante do governo Trump, como líder do DOGE
Wikipedia.
O bilionário Elon Musk, CEO da Tesla e figura influente em debates globais, declarou apoio ao partido de extrema direita Alternativa para a Alemanha (AfD, na sigla em alemão) em uma publicação em sua conta oficial no X (antigo Twitter), do qual é dono.
“Somente o AfD pode salvar a Alemanha”, afirmou Musk na noite de quinta-feira, compartilhando um post da influenciadora de direita Naomi Seibt. Confira:
Há preocupações na Alemanha com a crescente influência do partido, conhecido por posições controversas contra imigrantes e políticas climáticas. Seibt, que frequentemente é acusada de promover ideologias nacionalistas brancas e negar a ciência climática, descreveu Friedrich Merz, que pode se tornar o chanceler alemão, como alguém “horrorizado” pela ideia de a Alemanha seguir os exemplos de Musk e do presidente argentino Javier Milei.
O senador americano Chris Murphy, do Partido Democrata, criticou Musk, acusando-o de apoiar “um partido que busca reabilitar a imagem do nazismo”. Murphy destacou incidentes passados envolvendo líderes do AfD, incluindo declarações antissemitas e referências a símbolos nazistas. Veja a publicação:
A declaração de Elon Musk provocou reação imediata do chanceler Olaf Scholz, que refutou a ideia de que o AfD seria a salvação do país. A Alemanha, que terá eleições estaduais em fevereiro, vê o AfD em ascensão, ocupando o segundo lugar nas pesquisas, enquanto outros partidos mantêm uma postura de rejeição a coligações com a extrema direita.
Analistas apontam que as posições do AfD, como o fim de sanções contra a Rússia e oposição ao envio de armas para a Ucrânia, encontram algum eco nas opiniões de Musk. Contudo, o partido também critica abertamente os veículos elétricos e a presença da Tesla na Alemanha, questionando seus benefícios econômicos para o país.
Musk tem repetidamente demonstrado simpatia por líderes e partidos populistas ao redor do mundo. Ele já expressou apoio à primeira-ministra italiana Giorgia Meloni e mantém relações próximas com Javier Milei, na Argentina. Apesar disso, enfrenta desafios na Europa, com as vendas de veículos da Tesla caindo significativamente em 2023.
Essa mais recente declaração de Musk reforça sua polarização como figura pública, levantando questionamentos sobre o impacto de seus posicionamentos em contextos políticos e sociais globais.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Cade multa CSN em R$ 128 milhões por descumprimento de termo ligado à Usiminas
2
Nike anuncia tênis com motor para aumentar desempenho em corridas leves e caminhadas
3
Beto Carrero World supera a Disney e é eleito o segundo melhor parque do mundo
4
Ambipar: nova decisão judicial limita movimentação de bens de CFO; é o segundo executivo da empresa a ser notificado nas últimas 48 horas
5
EXCLUSIVO: Milky Moo transformou milkshake em protagonista no fast food