CNBC

CNBC Terminal internacional de US$ 9,5 bilhões do aeroporto JFK começa a ganhar forma. Veja o que vem por aí

Mundo

Embora negociações continuem, dois assessores de Trump descartam possibilidade de mudanças nas tarifas já anunciadas: “esses são os acordos finais”

Publicado 03/08/2025 • 21:11 | Atualizado há 3 horas

AFP

KEY POINTS

  • O representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, e o assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, descartaram a possibilidade de haver mudanças nos percentuais das taxas anunciadas pelo presidente Donald Trump sobre produtos importados de vários parceiros comerciais, inclusive o Brasil.
  • Hassett disse que "descartaria essa possibilidade, porque esses são os acordos finais". Greer defendeu que "é normal usar essas ferramentas para questões geopolíticas. Trump foi eleito para avaliar a situação das relações exteriores e tomar as medidas apropriadas".

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos

Daniel Torok/Casa Branca/Flickr.

Em entrevistas exibidas neste domingo (3), o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, e o assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, descartaram a possibilidade de haver mudanças nos percentuais das taxas anunciadas pelo presidente Donald Trump sobre produtos importados de vários parceiros comerciais, inclusive o Brasil.

Trump assinou as ordens executivas do tarifaço na semana passada e os novos números entrarão em vigor na próxima quinta-feira (7). Vários produtos brasileiros foram tarifados em 50%.

Questionado pela apresentadora do talk show dominical da NBC “Meet the Press with Kristen Welker” se Trump ainda poderia alterar as tarifas caso os mercados financeiros reagissem negativamente, Hassett respondeu: “Eu descartaria essa possibilidade, porque esses são os acordos finais”. O assessor econômico da Casa Branca explicou que, embora as negociações devam continuar na próxima semana com alguns parceiros comerciais dos EUA, a maior parte das tarifas “está mais ou menos garantida”.

Leia mais
Acompanhe a cobertura em tempo real da Guerra Comercial
EUA estão em boa posição e não se sentem pressionados a fazer mais acordos, diz Jamieson Greer

A declaração foi semelhante a do representante comercial dos EUA, Jamieson Greer, em entrevista previamente gravada a outra emissora de TV norte-americana, também exibida neste domingo. Greer disse que as novas tarifas estão “praticamente definidas” e que, a curto prazo, há pouca margem para negociação.

“Muitas dessas tarifas são definidas a partir de acordos. Alguns desses acordos são anunciados, outros não. Outros dependem do nível do déficit ou superávit comercial que possamos ter com o país”, afirmou o assessor de Trump. Ele ainda acrescentou que “sem dúvida, alguns paísese querem conversar mais e ver como podem trabalhar de forma diferente com os Estados Unidos”.

Mas “estamos vendo de fato os contornos do plano tarifário do presidente agora com essas taxas”.

Greer também defendeu também as imposições políticas do presidente norte-americano contra o Brasil. “O presidente viu no Brasil, assim como em outros países, um mau uso da lei, um mau uso da democracia”, disse Greer na entrevista. “É normal usar essas ferramentas para questões geopolíticas. Trump foi eleito para avaliar a situação das relações exteriores… e tomar as medidas apropriadas”, concluiu.

O presidente dos EUA admitiu abertamente que está punindo o Brasil por processar seu aliado político, o ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de planejar um golpe para se manter no poder, no que Trump definiu como uma “caça às bruxas”.

Algumas ações judiciais foram movidas contra algumas das tarifas de Trump, sob a alegação de que ele extrapolou sua autoridade. Um painel do Tribunal de Apelações se mostrou cético em relação aos argumentos do governo, embora o caso só deva ser decidido na Suprema Corte.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo