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“Empresas estão correndo para se antecipar”, alerta CEO da Boost Research sobre tarifas e recessão nos EUA
Publicado 11/04/2025 • 16:13 | Atualizado há 5 meses
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Publicado 11/04/2025 • 16:13 | Atualizado há 5 meses
KEY POINTS
O risco de recessão nos Estados Unidos, que antes era considerado remoto por parte do mercado, passou a ser uma preocupação real diante do cenário de tarifas comerciais e incertezas globais. “De um lado, se fala em recessão; de outro, em inflação descontrolada. Esse é sempre o desafio do cenário macroeconômico”, disse André Franco, CEO da Boost Research, em entrevista ao Times Brasil – Licenciado Exclusivo CNBC nesta sexta-feira (11).
O CEO da empresa de estudos de mercado que realiza pesquisas qualitativas e quantitativas destacou que o chamado “tarifaço” do presidente Donald Trump pode prejudicar severamente empresas americanas, afetando lucros e desencadeando demissões.
Para ilustrar, Franco citou o caso da Apple, que teria fretado seis aviões cargueiros para levar mais de 1,6 milhão de iPhones aos EUA antes da mudança nas tarifas. Segundo ele, o movimento mostra o “cenário de desespero” que já atinge o setor empresarial. “O empresário tenta se adiantar à nova taxa, porque depois não sabe o que vai encontrar. Isso impacta toda a cadeia de suprimentos”, disse.
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O CEO também alertou para os efeitos em cadeia de uma possível desaceleração da China, que deve crescer menos este ano por causa da guerra comercial, com impacto estimado de 0,5 ponto percentual no PIB chinês. “A China é nosso principal comprador. Uma contração lá impacta diretamente o Brasil”, disse.
“Se o mundo entra em recessão, nossos parceiros comerciais sofrem e a gente sofre junto. Aqui, a gente convive com crises internas e desafios como inflação e gastos públicos. Mas uma recessão global mudaria o jogo”, disse.
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