CNBC
Trump aperta a mão do CEO da TSMC, C.C. Wei, uma das principais fabricantes globais de chips e semicondutores, que vai construir fábricas nos EUA a partir de um investimento de US$ 100 bi

CNBCSenadores democratas pedem a Trump que reconsidere venda de chips avançados de IA para a China

Mundo

Enviado da Casa Branca diz que Rússia aceitou que EUA e Europa ofereçam garantias de segurança à Ucrânia

Publicado 17/08/2025 • 12:27 | Atualizado há 44 minutos

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • Os detalhes sobre a reunião do presidente Donald Trump com o presidente russo Vladimir Putin continuam escassos, mesmo dias após o encontro.
  • O enviado especial Steve Witkoff afirmou que os EUA conseguiram uma "concessão" de Putin, permitindo que "os Estados Unidos possam oferecer uma proteção nos moldes do Artigo 5, que é um dos principais motivos para a Ucrânia querer entrar na OTAN".
  • As declarações de Witkoff acontecem pouco antes de Trump se reunir em Washington com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy.
Trump e Putin logo após reunião no Alasca.

Trump e Putin logo após reunião no Alasca.

Drew Angerer/AFP

O enviado especial Steve Witkoff afirmou neste domingo (17) que o presidente russo Vladimir Putin concordou em permitir que os Estados Unidos e países europeus ofereçam à Ucrânia uma “proteção estilo Artigo 5” como garantia de segurança para pôr fim à guerra.

Ele acrescentou: “Foi a primeira vez que ouvimos os russos concordarem com isso”.

O significado do artigo 5 para a segurança coletiva

O Artigo 5 da OTAN diz que “se um país-membro da OTAN for alvo de um ataque armado, todos os outros membros da Aliança vão considerar esse ato de violência como um ataque contra todos, e tomarão as medidas que julgarem necessárias para ajudar o aliado atacado”.

“Conseguimos obter a seguinte concessão: que os Estados Unidos podem oferecer uma proteção similar à do Artigo 5, que é um dos verdadeiros motivos para a Ucrânia buscar a adesão à OTAN”, disse Witkoff no domingo (17) a uma emissora de TV americana.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou no domingo (17) que vê com bons olhos as garantias de segurança para a Ucrânia e que a “União Europeia… está pronta para fazer a sua parte”, segundo a Associated Press.

Leia mais:

Líderes europeus vão acompanhar Zelensky em reunião com Trump sobre guerra na Ucrânia

Trump diz que reunião com Putin foi ‘produtiva’, mas negociações sobre Ucrânia não avançam

Reunião entre Trump e Putin e suas repercussões

As declarações de Witkoff foram feitas poucos dias após o presidente Donald Trump se reunir com Putin no Alasca, em meio à guerra em curso na Ucrânia. Trump e sua equipe classificaram o encontro como “produtivo”, mas até agora poucos detalhes foram divulgados.

Antes da reunião, Trump insistiu diversas vezes na necessidade de um cessar-fogo urgente e duradouro para o conflito.

No entanto, o encontro não resultou nesse tipo de acordo, o que gerou preocupação entre autoridades da Ucrânia e de países europeus de que Trump estivesse mudando de objetivo.

Nos dias seguintes à reunião, Trump afirmou que a “melhor maneira” de acabar com a guerra é “partir direto para um Acordo de Paz”.

https://truthsocial.com/@realDonaldTrump/115044243039440041/embed

Perspectivas para um acordo de paz definitivo

Segundo Witkoff, Trump e Putin “discutiram praticamente todos os outros pontos necessários para um acordo de paz” durante as várias horas de conversa, sem dar mais detalhes.

“Começamos a perceber uma postura mais moderada sobre como chegar a um acordo de paz definitivo”, comentou ele.

Trump tem reunião marcada com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy e líderes europeus na segunda-feira (18).

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo