ALERTA DE MERCADO:

Ibovespa B3 bate novo recorde intradiário

CNBC

CNBCMicron deixa mercado de memória para consumidores e foca chips de IA

Mundo

Equipe de RFK Jr. avalia revisão da orientação de hepatite B para recém-nascidos nos EUA

Publicado 04/12/2025 • 10:33 | Atualizado há 8 minutos

KEY POINTS

  • O painel de vacinas escolhido a dedo (hand-picked) pelo Secretário de Saúde e Serviços Humanos, Robert F. Kennedy Jr., está programado para votar se deve mudar uma recomendação de longa data de que todo bebê seja vacinado contra hepatite B dentro de 24 horas após o nascimento.
  • Não está claro se o comitê, chamado Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização, ou ACIP, irá atrasar significativamente ou eliminar totalmente a chamada dose de nascimento da vacina.
  • Alguns especialistas em saúde pública disseram que uma mudança poderia ter consequências de longo alcance, como um aumento nas infecções crônicas do vírus incurável entre crianças.
bebezinho-na-clinica-de-saude-para-vacinacao

Freepick

Comitê de vacinas vota sobre mudar dose de hepatite B para bebês, que reduziu infecções em 99%

O comitê de vacinas escolhido a dedo (hand-picked) pelo Secretário de Saúde e Serviços Humanos, Robert F. Kennedy Jr., está programado para votar na quinta-feira se deve mudar uma recomendação de longa data de que todo bebê seja vacinado contra hepatite B dentro de 24 horas após o nascimento.

Não está claro se o painel, chamado Comitê Consultivo sobre Práticas de Imunização (ACIP), irá atrasar significativamente ou eliminar totalmente a chamada dose de nascimento da vacina. O grupo adiou a votação sobre a vacina em setembro porque alguns membros pediram uma discussão mais robusta primeiro.

Mas qualquer mudança poderia ter consequências de longo alcance: Alguns especialistas em saúde pública dizem que ter menos recém-nascidos vacinados contra o vírus pode arriscar um aumento nas infecções crônicas entre crianças.

A hepatite B, que pode ser transmitida da mãe para o bebê durante o parto, pode levar a doenças hepáticas e morte precoce. Não há cura.

“Temos uma vacina que é altamente eficaz na prevenção de uma doença incurável. Devemos tirar total proveito disso”, disse Neil Maniar, professor de saúde pública da Northeastern University, à CNBC.

Saiba mais:

Pfizer reduz prejuízo, mas receita recua com queda de vacinas e antivirais contra Covid-19

Companhia na Indonésia fortalece cenário global de vacinas para países em desenvolvimento

Brasil e Índia firmam acordo para fortalecer produção de vacinas

A recomendação da dose de nascimento foi introduzida em 1991 e é creditada por reduzir as infecções em crianças em 99% desde então. Maniar chamou isso de uma “história de sucesso notável que corremos o risco de reverter” se o comitê mudar a recomendação.

As decisões do painel não são legalmente vinculativas, pois cabe aos estados exigir as imunizações. Mas as recomendações do ACIP têm implicações significativas para saber se planos de seguro privados e programas de assistência governamental cobrem as vacinas sem custo para crianças elegíveis.

A próxima reunião de dois dias do painel em Atlanta ocorre depois que Kennedy no início deste ano desmantelou (gutted) o comitê e nomeou 12 novos membros, incluindo alguns críticos de vacinas bem conhecidos. Durante a reunião em setembro, alguns conselheiros levantaram questões sobre se os benefícios da vacina superam os potenciais riscos de segurança.

Mas a injeção (jab) é “uma vacina incrivelmente segura com riscos mínimos”, disse o Dr. Sean O’Leary, presidente do Comitê de Doenças Infecciosas da American Academy of Pediatrics, durante um briefing de mídia na terça-feira.

“Eu nunca vi uma febre realmente associada à vacina contra hepatite B”, disse O’Leary, que exerceu a pediatria geral por oito anos e trabalhou em um berçário de recém-nascidos.

A AAP, que publica seu próprio cronograma de vacinação, ainda recomenda a dose de nascimento universal da vacina contra hepatite B porque “ela salva vidas”, acrescentou.

Uma nova revisão, publicada na terça-feira, de mais de 400 estudos abrangendo quatro décadas também não encontrou evidências de que atrasar a dose de nascimento universal da vacina contra hepatite B melhora a segurança ou a eficácia. A revisão também constatou que a dose de nascimento não causa quaisquer eventos adversos graves de curto ou longo prazo ou mortes.

Um estudo do CDC de 2024 mostrou que o cronograma de vacinação atual ajudou a prevenir mais de 6 milhões de infecções por hepatite B e quase 1 milhão de hospitalizações relacionadas à hepatite B.

A Merck e a GSK fabricam as vacinas contra hepatite B usadas a partir do nascimento. Nenhuma das vacinas é uma fonte significativa de receita para as empresas.

Ainda assim, a Merck durante a reunião do painel em setembro reagiu (pushed back) contra a mudança da recomendação.

“A reconsideração da vacinação de recém-nascidos contra a Hepatite B no cronograma estabelecido representa um risco grave para a saúde das crianças e para o público, o que poderia levar a um ressurgimento de doenças infecciosas evitáveis”, disse o médico Richard Haupt, chefe de assuntos médicos e científicos globais da Merck.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;