CNBC

CNBCCom troféus, ativações e um Cadillac gigante, por que a LEGO está dobrando a aposta na Fórmula 1

Mundo

EUA: Trump suspende projetos de energia eólica em alto-mar; entenda por que

Publicado 22/12/2025 • 16:54 | Atualizado há 2 horas

AFP

KEY POINTS

  • O anúncio ocorre em meio a uma ofensiva do governo americano contra as energias renováveis, com foco especial no setor eólico.
  • Cinco grandes projetos, todos localizados no Oceano Atlântico, ao longo da costa leste americana, foram afetados pela suspensão.
  • O impacto foi sentido imediatamente no mercado financeiro. Na Bolsa de Nova York, as ações da Dominion Energy caíram 5,37%. Na Bolsa de Copenhague, a dinamarquesa Ørsted, líder mundial em energia eólica offshore, despencou mais de 12%, enquanto a fabricante de turbinas Vestas recuou 2,65%.

Wikimedia Commons

O governo dos Estados Unidos anunciou na segunda-feira (22) a suspensão de todos os grandes projetos de energia eólica offshore (em alto-mar) em construção no país, alegando razões de “segurança nacional”. Esta é a medida mais recente da administração Trump contra essa fonte de energia renovável.

Doug Burgum, o secretário do Interior dos EUA — responsável pela gestão de recursos naturais —, declarou a suspensão imediata das “licenças de operação de todos os grandes projetos eólicos offshore em construção nos Estados Unidos”, após o Departamento de Defesa identificar “riscos à segurança nacional” apresentados por essas instalações.

Segundo o comunicado, os riscos estão relacionados ao “movimento das pás” das turbinas e aos seus “mastros altamente reflexivos”, que estariam gerando “interferências em radares”.

Cinco grandes projetos, todos localizados no Oceano Atlântico, ao longo da costa leste americana, foram afetados pela suspensão. De acordo com o governo, o objetivo é dar tempo às autoridades e às empresas envolvidas para “avaliar a possibilidade de mitigar os riscos” em questão.

A empresa americana Dominion, responsável por um dos maiores projetos, estima que a interrupção deva durar 90 dias. Em nota, o grupo lamentou a decisão, afirmando que a paralisação “ameaçará a confiabilidade da rede elétrica para alguns dos equipamentos militares, civis e de inteligência artificial mais importantes do país”, além de “colocar em risco milhares de empregos”.

“Bom senso”

O anúncio ocorre em meio a uma ofensiva do governo americano contra as energias renováveis, com foco especial no setor eólico. Desde que retornou ao poder, Donald Trump — que frequentemente critica as turbinas eólicas — assinou uma série de decretos para frear a indústria, incluindo o congelamento de licenças e de empréstimos federais para projetos em terra e no mar.

“Não vamos apostar na energia eólica”, declarou o presidente republicano em janeiro, enquanto intensifica ações para impulsionar a exploração de combustíveis fósseis.

“Um único gasoduto fornece tanta energia quanto esses cinco projetos juntos”, afirmou na segunda-feira Doug Burgum em sua conta no X (antigo Twitter). Burgum, conhecido por sua proximidade com a indústria de petróleo e gás, classificou a suspensão como uma medida de “bom senso”.

Já a Environmental Defense Fund, uma ONG sediada nos Estados Unidos, criticou duramente a medida. “Esta administração atacou de forma infundada e ilegal a energia eólica (…) ao mesmo tempo em que apoia usinas a carvão obsoletas e caras que operam em plena capacidade e poluem nosso ar”, afirmou a organização em comunicado.

O impacto foi sentido imediatamente no mercado financeiro. Na Bolsa de Nova York, as ações da Dominion Energy caíram 5,37%. Na Bolsa de Copenhague, a dinamarquesa Ørsted, líder mundial em energia eólica offshore, despencou mais de 12%, enquanto a fabricante de turbinas Vestas recuou 2,65%.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;