CNBC
o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer (D-NY)

CNBCEXCLUSIVO: Democratas celebram derrota de Trump na Suprema Corte após anulação de tarifas ilegais

Mundo

EXCLUSIVO: Democratas celebram derrota de Trump na Suprema Corte após anulação de tarifas ilegais

Publicado 20/02/2026 • 13:45 | Atualizado há 2 horas

KEY POINTS

  • O Congresso votou, ainda na última semana, para anular as tarifas de Donald Trump, reforçando a oposição legislativa à medida.
  • A decisão gerou divisões no Partido Republicano, com alguns membros criticando a Corte e outros celebrando o limite aos poderes de emergência.
  • Democratas pretendem transformar o impacto econômico das tarifas em um tema central para as eleições de meio de mandato em novembro.
o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer (D-NY)

Gregory Hauen / Flickr

O líder da minoria no Senado norte-americano, Chuck Schumer (D-NY)

Os Democratas do Congresso celebraram na sexta-feira (20) e os Republicanos permaneceram divididos após uma decisão histórica da Suprema Corte que derrubou grande parte da agenda tarifária do presidente Donald Trump.

“O imposto tarifário caótico e ilegal de Trump tornou a vida mais cara e a nossa economia mais instável. As famílias pagaram mais. Pequenas empresas e agricultores foram espremidos. Os mercados oscilaram descontroladamente”, disse o líder da minoria no Senado, Chuck Schumer (D-NY), em um comunicado após a decisão. “Dissemos desde o primeiro dia: um presidente não pode ignorar o Congresso e aplicar tarifas unilateralmente aos americanos. Esse excesso de poder falhou.”

A decisão é um grande golpe para Trump, que utilizou uma interpretação inédita da Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA) para impor uma enxurrada de tarifas aos parceiros comerciais americanos. As tarifas — e a economia de forma mais ampla — serão um tema central nas mensagens dos Democratas na campanha para as eleições de meio de mandato deste ano. As primárias começam no próximo mês, levando à eleição geral de novembro.

Leia também: Suprema Corte anula Tarifaço e decisão pode aliviar exportações do Brasil

Para os Republicanos, as tarifas de Trump, que se mostraram amplamente impopulares em um ano eleitoral crucial, são uma questão mais complicada.

“A decisão ultrajante da SCOTUS [Suprema Corte] algema a nossa luta contra o comércio desleal que devastou os trabalhadores americanos durante décadas. Estas tarifas protegeram empregos, revitalizaram a indústria e forçaram trapaceiros como a China a pagar”, postou o senador Bernie Moreno (R-Ohio) no X.

“Esta traição deve ser revertida e os Republicanos devem começar a trabalhar imediatamente em um projeto de reconciliação para codificar as tarifas que tornaram o nosso país o mais próspero do mundo!”, continuou Moreno.

O senador Rand Paul (R-Ky.), que votou com os Democratas em oposição às tarifas de Trump, celebrou a decisão.

“Em defesa da nossa República, a Suprema Corte derrubou o uso de poderes de emergência para decretar impostos”, postou o senador Rand Paul no X. “Esta decisão também impedirá que um futuro presidente, como AOC, utilize poderes de emergência para decretar o socialismo.”

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo

;