CNBC
cobre

CNBCCobre caminha para melhor ano desde 2009 com impulso da IA e temor de escassez

Mundo

Explosão deixa mortos e feridos em estação de esqui em Crans Montana, na Suíça

Publicado 01/01/2026 • 08:24 | Atualizado há 2 horas

AFP

KEY POINTS

  • Uma explosão em um bar na estação de esqui de Crans Montana, nos Alpes Suíços, na madrugada desta quinta-feira, 1º, deixou dezenas de mortos e mais de 100 feridos, informou a polícia local.
  • A explosão, ainda de origem desconhecida, aconteceu por volta de 1h30 (21h30 da quarta, 31, em Brasília) no bar Le Constellation, um local popular entre os turistas, enquanto os frequentadores comemoravam o Ano Novo.
  • Os hospitais de Valais estavam lotados e declararam estado de emergência, com os feridos sendo transportados para diversos hospitais em toda a Suíça.

Uma explosão em um bar na estação de esqui de Crans Montana, nos Alpes Suíços, na madrugada desta quinta-feira, 1º, deixou dezenas de mortos e mais de 100 feridos, informou a polícia local.

A explosão, ainda de origem desconhecida, aconteceu por volta de 1h30 (21h30 da quarta, 31, em Brasília) no bar Le Constellation, um local popular entre os turistas, enquanto os frequentadores comemoravam o Ano Novo.

Vídeos do momento do incidente mostram a estação tomada pelas chamas e pessoas gritando.

“Presume-se que várias dezenas de pessoas tenham morrido”, disse Frederic Gisler, comandante da polícia no cantão de Valais, no sudoeste da Suíça, a repórteres, acrescentando que cerca de 100 pessoas ficaram feridas, muitas delas gravemente. “Enquanto falo com vocês, todos os feridos estão recebendo tratamento”, disse ele.

Leia mais
Falha de empresa do grupo Enel deixa quase um milhão de pessoas sem luz em Buenos Aires

Estado de emergência

Os hospitais de Valais estavam lotados e declararam estado de emergência, com os feridos sendo transportados para diversos hospitais em toda a Suíça.

De acordo com o site da Crans-Montana, o restaurante Le Constellation tem capacidade para 300 pessoas, além de outras 40 em seu terraço.

Anteriormente, um porta-voz da polícia disse à AFP que cerca de 100 pessoas se reuniram ali para as comemorações de Ano Novo.

Horas depois, ambulâncias ainda estavam estacionadas em frente ao bar e era possível ver janelas quebradas. A mídia local descreveu um “cheiro de queimado ainda no ar”.

Um centro de apoio e uma linha de ajuda foram criados para as famílias afetadas. A polícia deve realizar uma coletiva de imprensa ainda nesta manhã em Crans-Montana. A cidade está localizada no coração dos Alpes Suíços, a 40km ao norte do Matterhorn.

Leias mais
Explosão na Argentina causa incêndio de grandes proporções e deixa ao menos 22 feridos

Vítimas do mundo todo

As autoridades disseram que era muito cedo para fornecer um número exato de vítimas, mas afirmaram que, como Crans-Montana é um destino turístico popular entre pessoas de todo o mundo, esperavam que o número de feridos incluísse pessoas de diversas nacionalidades.

De acordo com os primeiros relatos do Ministério das Relações Exteriores da França, pelo menos dois cidadãos franceses estavam entre os feridos.

A imprensa suíça sugeriu que o incêndio pode ter começado quando efeitos pirotécnicos foram usados ​​durante um concerto.

A polícia afirmou que a área estava “completamente fechada ao público” e que “uma zona de exclusão aérea sobre Crans-Montana foi imposta”.

“A festa estava a todo vapor… música e champanhe à vontade”, disse um morador que afirmou viver nas proximidades ao jornal 24 Heures, de Lausanne.

Mas, assim que a notícia do incêndio se espalhou, disseram eles, o clima despreocupado desapareceu e as pessoas começaram a se reunir na rua. “Podíamos ouvir as sirenes à distância. Ao meu redor, as pessoas estavam atônitas, preocupadas, em silêncio.”

“Ouvimos helicópteros a noite toda”, disse um vizinho ao jornal 24 Heures.

“Com os fogos de artifício, a princípio não entendemos o que estava acontecendo. Depois vimos a fumaça. É terrível, muitos jovens frequentam aquele bar.”

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;