CNBC
Segundo o Secretário de Comércio, Howard Lutnick, bens do acordo comercial USMCA estarão fora da tarifação por um mês

CNBCLutnick sugere que recusa de Lisa Cook em aceitar demissão por Trump reforça suspeita de fraude

Mundo

Fed e Trump afirmam que acatarão decisão judicial sobre poder do presidente de demitir Cook

Publicado 26/08/2025 • 16:31 | Atualizado há 2 horas

CNBC

Redação CNBC

KEY POINTS

  • O Federal Reserve (Fed) afirmou nesta terça-feira (26) que acataria qualquer decisão judicial sobre a autoridade legal do presidente dos EUA, Donald Trump, para demitir Lisa Cook, membro do Conselho de Governadores
  • O Fed, em comunicado emitido por um porta-voz, observou que "Cook indicou, por meio de seu advogado pessoal, que contestará prontamente essa ação judicial e buscará uma decisão judicial que confirme sua capacidade de continuar" como governadora.
  • Trump afirmou na noite de segunda-feira que estava destituindo Cook do cargo de governadora do Fed devido a alegações de que ela cometeu fraude hipotecária.
Imagem do Federal Reserve, o banco central dos EUA.

Imagem do Federal Reserve, o banco central dos EUA.

Foto: Divulgação/Federal Reserve.

O Federal Reserve (Fed) informou nesta terça-feira (26) que respeitará a decisão da Justiça quanto ao poder do presidente dos EUA, Donald Trump, de afastar Lisa Cook de seu posto no Conselho de Governadores.

O Fed, em comunicado emitido por um porta-voz, observou que “Cook indicou, por meio de seu advogado pessoal, que contestará prontamente esta ação judicial e buscará uma decisão judicial que confirme sua capacidade de continuar a cumprir suas responsabilidades como membro do Conselho de Governadores do Sistema do Federal Reserve, confirmado pelo Senado”.

Donald Trump, que disse na noite de segunda-feira (25) que “estava destituindo Cook do cargo de governadora do Fed”, afirmou na tarde desta terça que vai aceitar o que a Justiça decidir sobre o destino dela.

Eu acataria a decisão judicial, sim, eu acataria a decisão judicial”, disse ele.

‘Maioria no Fed’

Mais cedo, Trump afirmou que em breve terá uma “maioria” de seus indicados no conselho de governadores do Federal Reserve, que apoiarão seu desejo de reduzir as taxas de juros.

O comentário de Trump em uma reunião de gabinete ocorreu horas depois de ele anunciar que tomaria a medida inédita de demitir a governadora do banco central, Lisa Cook, indicada pelo ex-presidente Joe Biden, do conselho de sete membros.

Trump já nomeou dois dos sete governadores do Fed e está prestes a nomear outro para substituir Adriana Kugler, que anunciou no início deste verão que deixaria o cargo.

Teremos a maioria muito em breve”, disse Trump na tarde de terça-feira. “Então isso será ótimo.”

“Assim que tivermos a maioria, o mercado imobiliário vai mudar, e vai ser ótimo”, disse ele. “As pessoas estão pagando juros muito altos. Esse é o nosso único problema. Precisamos reduzir um pouco as taxas.”

“Não vou renunciar”

Lisa Cook, em comunicado na segunda-feira, afirmou: “O presidente Trump pretendeu me demitir ‘por justa causa’ quando não há nenhuma causa prevista em lei, e ele não tem autoridade para fazê-lo.”

“Não vou renunciar”, disse Cook, que é a primeira mulher negra a servir como governadora do Fed. “Continuarei a cumprir minhas funções para ajudar a economia americana, como venho fazendo desde 2022.”

Crítica de Lutnick

O secretário de Comércio, Howard Lutnick, sugeriu nesta terça-feira (26) que a resistência da diretora do Federal Reserve, Lisa Cook, em deixar o cargo após o presidente Donald Trump anunciar sua demissão reforça as alegações de fraude em financiamentos imobiliários contra ela.

“Uma diretora do Federal Reserve literalmente assina o próprio nome e comete fraude em financiamento imobiliário, certo?”, disse Lutnick no “Squawk Box” da CNBC, um dia depois de Trump avisar Cook de sua saída do Banco Central americano.

“Estão dizendo que ela cometeu fraude em financiamento imobiliário, e ela diz: ‘Não vou sair daqui’”, comentou Lutnick. “Bom, ladrão sempre fala que não vai sair do lugar.”

Esta notícia está em atualização.

__

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:

🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.

MAIS EM Mundo