Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Forte terremoto provoca tsunami na Ásia: ondas atingem prédios e casas na Rússia; veja o momento
Publicado 30/07/2025 • 07:54 | Atualizado há 19 horas
Contratações em empresas privadas disparam; 104 mil em julho, diz ADP
Ações da Palo Alto Networks caem após anunciar acordo de US$ 25 bilhões com CyberArk
Qualcomm supera expectativas nos lucros e destaca crescimento com óculos inteligentes da Meta
Lucro do segundo trimestre da Samsung cai pela metade, abaixo das expectativas
Ford restabelece perspectiva para o ano inteiro, incluindo tarifa de US$ 2 bilhões
Publicado 30/07/2025 • 07:54 | Atualizado há 19 horas
KEY POINTS
Um terremoto de magnitude 8,8, o mais intenso registrado na região em quase 73 anos, atingiu a península russa de Kamchatka na noite de terça-feira (29), provocando ondas de tsunami que atingiram a costa da Rússia e do Japão nesta quarta-feira (30). O tremor gerou alertas em vários países ao redor do Oceano Pacífico.
Na cidade de Severo-Kurilsk, no distrito das Ilhas Curilas do Norte, quatro ondas de tsunami avançaram até 200 metros além da linha da costa, segundo informou o prefeito Aleksandr Ovsiannikov. Cerca de 2.500 moradores foram evacuados para uma área segura.
Leia mais: Primeiro tsunami de 30 cm é observado no Japão
“Cada um de vocês sentiu esses tremores, cada um de vocês entendeu quão grave era a situação”, afirmou Ovsiannikov em vídeo direcionado à população local.
De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do terremoto foi localizado a 119 km a leste-sudeste de Petropavlovsk-Kamchatsky, a uma profundidade de cerca de 19 a 21 km. Inicialmente, o tremor havia sido reportado como de magnitude 8,0, mas foi posteriormente revisado para 8,8. Réplicas, incluindo uma de magnitude 6,9, foram registradas em seguida.
A região de Kamchatka não presenciava um tremor dessa magnitude desde 5 de novembro de 1952, quando um terremoto de magnitude 9 na mesma área provocou tsunamis devastadores em todo o Pacífico.
Na cidade de Severo-Kurilsk, vídeos mostram ruas desertas e o som de alarmes após a evacuação. As ondas arrastaram escombros e estruturas para o interior, inundando toda a faixa costeira. Moradores relataram a queda de móveis e objetos nas casas.
“A maioria das pessoas permanece calma”, disse Oleg Stuchinski ao jornal Rossiyskaya Gazeta. Outro residente, Sergey Lakomov, afirmou que apenas turistas e famílias com crianças demonstraram nervosismo.
Além da Rússia, a costa leste do Japão, marcada pela lembrança do terremoto e tsunami de 2011, também foi alvo de ordens de evacuação. Feridos foram registrados na remota região russa, mas ainda não há informações consolidadas sobre vítimas fatais. O serviço sismológico de Kamchatka alerta para possíveis réplicas com magnitudes de até 7,5 nas próximas horas.
A Colômbia ordenou que os moradores evacuassem as praias e áreas costeiras ao longo do Pacífico na quarta-feira, após um alerta de tsunami desencadeado pelo terremoto de magnitude 8,8 na costa leste da Rússia, disseram autoridades.
“Alerta de tsunami para Choco e Narino”, publicou a Unidade Nacional de Gestão de Riscos de Desastres no X na quarta-feira de manhã, referindo-se a duas regiões do Pacífico, acrescentando: “Recomenda-se a evacuação preventiva de praias e áreas costeiras baixas”.
(* Com informações da AFP e Reuters)
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Ondas de tsunami chegam à Califórnia e ao Havaí após terremoto de grande magnitude na Rússia
Governo antecipa retomada da tarifa de 35% para carros elétricos e híbridos importados
Contratações em empresas privadas disparam; 104 mil em julho, diz ADP
Wall Street vê recuperação da Starbucks ganhando força, mesmo após mais um trimestre fraco
Japão, Havaí e Rússia rebaixam alertas de tsunami após forte terremoto em Kamchatka