Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Groenlândia e Dinamarca se preparam para confronto diplomático na Casa Branca
Publicado 14/01/2026 • 07:15 | Atualizado há 2 horas
Fim de subsídios do Obamacare já deixa milhões sem plano de saúde nos EUA; entenda
Ford amplia linha de SUVs de alto desempenho com modelo ‘mais acessível’
Disputa entre Trump e Fed deve continuar na Suprema Corte
CEO da Delta prevê lucro recorde impulsionado por viagens premium
SK Hynix, líder em chips de memória, vai investir US$ 13 bilhões em nova fábrica em meio à escassez do setor
Publicado 14/01/2026 • 07:15 | Atualizado há 2 horas
KEY POINTS
REUTERS/Toby Melville
"A Ministra da Groenlândia para Negócios, Recursos Minerais, Energia, Justiça e Igualdade de Gênero, Naaja Nathanielsen, segura uma bandeira da Groenlândia durante uma coletiva de imprensa com o Presidente do APPG sobre a Groenlândia, Brendan O'Hara, enquanto o Presidente dos EUA, Donald Trump, e funcionários da Casa Branca continuam a discutir planos para colocar a Groenlândia sob controle dos EUA, em Londres, Reino Unido, 13 de janeiro de 2026.
A Groenlândia e a Dinamarca se preparam para um encontro decisivo na Casa Branca nesta quarta-feira (14), em meio à escalada de tensões diplomáticas provocadas pelas reiteradas ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de assumir o controle do território ártico.
A ministra das Relações Exteriores da Groenlândia, Vivian Motzfeldt, e o chanceler dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen, devem se reunir com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio.
A reunião ocorre após declarações públicas de líderes da Groenlândia e da Dinamarca reforçando uma posição conjunta contra qualquer tentativa de anexação do território.
Leia também: Governo dos EUA libera venda de superchip de IA da Nvidia para a China; entenda
Na terça-feira, o primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen, afirmou que, diante de uma escolha entre os Estados Unidos e a Dinamarca, o território optaria por permanecer no Reino Dinamarquês.
A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, classificou a pressão americana como “inaceitável” e alertou que o episódio pode escalar ainda mais.
A Groenlândia tem localização estratégica entre a América do Norte e a Europa, fator citado por Trump como justificativa de “segurança nacional”. O presidente afirmou que os EUA assumiriam o controle do território “de uma forma ou de outra”, mesmo ao custo de atritos dentro da Otan.
Segundo Ian Lesser, pesquisador do German Marshall Fund, o impasse ameaça diretamente a coesão da aliança militar. Para ele, a crise “não ameaça apenas a unidade da Otan, mas a própria existência da aliança como a conhecemos”.
Leia também: Seis promotores federais dos EUA pedem demissão após morte em operação do ICE
Especialistas avaliam que a reunião pode abrir espaço para negociações envolvendo maior presença militar europeia no Ártico e acesso preferencial dos EUA aos recursos naturais da Groenlândia, especialmente minerais estratégicos.
Há, no entanto, o risco de um desfecho conflituoso. Analistas lembram do encontro tenso na Casa Branca entre Trump, Vance e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, que terminou em confronto verbal público.
O ex-primeiro-ministro da Suécia, Carl Bildt, descreveu a situação envolvendo a Groenlândia como uma “crise profunda” e afirmou não esperar uma solução imediata.
Para ele, a participação direta de JD Vance no encontro torna o ambiente mais duro, reduzindo as chances de um entendimento diplomático no curto prazo.
Nos últimos dias, líderes europeus divulgaram uma carta conjunta em apoio à Groenlândia e à Dinamarca. O documento foi assinado, entre outros, pelo presidente francês Emmanuel Macron, pelo chanceler alemão Friedrich Merz e pelo primeiro-ministro britânico Keir Starmer.
O texto afirma que qualquer decisão sobre o futuro da Groenlândia cabe exclusivamente ao seu povo e ao Reino da Dinamarca.
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Este conteúdo foi fornecido pela CNBC Internacional e a responsabilidade exclusiva pela tradução para o português é do Times Brasil.
Mais lidas
1
Flamengo: por que o clube ficou fora da Copinha 2026?
2
Banco Master: demora do FGC nos pagamentos é irregular pela lei? Entenda
3
Brasil movimentou valor bilionário em comércio com Irã em 2025; agronegócio é responsável por quase 90%
4
Fictor, que tentou comprar Master, atrasa pagamentos a cotistas
5
Labubu lidera ranking do Google com produtos mais desejados do ano; veja top 50