Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Guarda Nacional enfrenta manifestantes horas depois de chegar a Los Angeles por ordem de Trump
Publicado 08/06/2025 • 20:13 | Atualizado há 4 meses
Warren Buffett está de olho na maior aquisição da Berkshire Hathaway em três anos
CEO da Ford prevê queda de 50% nas vendas de carros elétricos com fim dos incentivos
JPMorgan Chase avança todo dia para se tornar o primeiro megabanco do mundo totalmente movido a IA
Com críticas de empresários e rivais, primeiro-ministro do Reino Unido se prepara para discurso decisivo
DeepSeek da China lança modelo de IA de nova geração
Publicado 08/06/2025 • 20:13 | Atualizado há 4 meses
KEY POINTS
Membros da Guarda Nacional da Califórnia.
Mike Blake | Reuters
Autoridades policiais dos Estados Unidos dispararam gás lacrimogêneo contra um grupo de manifestantes reunidos em Los Angeles neste domingo (8), horas depois de o presidente Donald Trump ter enviado a Guarda Nacional para a cidade, num esforço para reprimir a recente agitação contra as autoridades federais de imigração.
O confronto teve início quando centenas de pessoas protestavam em frente ao Centro de Detenção Metropolitana, no centro de Los Angeles, onde vários dos soldados da Guarda Nacional recém-chegados se encontravam ombro a ombro atrás de escudos de plástico antimotim.
Agentes fardados lançaram o gás à medida que avançavam para a rua, levando os manifestantes a recuar. Não ficou imediatamente claro o que motivou o uso do equipamento ou qual agência de policiamento o disparou.
Cerca de 300 soldados da Guarda Nacional chegaram a Los Angeles no início do domingo por ordem de Trump, que acusou o governador Gavin Newsom e outros democratas de não terem conseguido conter os recentes protestos contra os agentes de imigração.
A medida parece ter sido a primeira vez em décadas que a guarda nacional de um Estado americano foi ativada sem um pedido do seu governador, em uma escalada significativa contra grupos e manifestantes que têm procurado impedir os esforços de deportação em massa da administração Trump.
Segundo reportagem da NBC, o Governador da Califórnia Gavin Newsom disse que solicitou que a administração Trump devolvesse as tropas da Guarda ao seu comando.
“Solicitei formalmente à administração Trump que rescindisse o envio ilegal de tropas para o condado de Los Angeles e as devolvesse ao meu comando”, escreveu o governador numa publicação no X. “Revogue a ordem. Devolva o controlo à Califórnia”.
Anteriormente, Newsom havia criticado a decisão de Trump de federalizar as tropas, chamando-a de “propositalmente inflamatória” e dizendo que “só aumentará as tensões”.
O envio da Guarda Nacional ocorreu após dois dias de protestos, que começaram na sexta-feira (6) no centro de Los Angeles e se estenderam no sábado a Paramount, uma cidade de forte presença latina a sul da cidade, e à vizinha Compton.
Quando os agentes federais montaram uma área de preparação no sábado, 7, em Paramount, os manifestantes tentaram bloquear os veículos da patrulha fronteiriça. Alguns deles chegaram a atirar pedras e pedaços de cimento. Em resposta, os agentes, vestidos com equipamento antimotim, lançaram gás lacrimogêneo, bombas de efeito moral e bolas de pimenta.
As tensões estavam elevadas depois de uma série de rusgas efetuadas pelas autoridades de imigração no dia anterior, quando o número de detenções de imigrantes na cidade ultrapassou as 100. Um importante dirigente sindical foi detido durante um protesto e acusado de impedir a aplicação da lei.
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
Aporte na Cosan deixa a situação da Raízen mais indefinida
Disputa fora de campo: briga por verba de TV coloca Flamengo contra Palmeiras, São Paulo, Santos e outros clubes
Oncoclínicas anuncia reestruturação e foca em parcerias e tratamentos oncológicos; ações disparam após anúncio
Novo Nordisk, dona do Ozempic, e Eurofarma fecham parceria para lançar novas canetas para perda de peso
Grupo Boticário se posiciona após citação de franqueado em operação da Receita contra PCC