Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Investimento global cai 11% em 2024 e pressiona países em desenvolvimento, aponta Unctad
Publicado 19/06/2025 • 15:06 | Atualizado há 7 meses
Comcast tem trimestre misto e pressão na banda larga afeta negócios
Tarifas não travam Toyota, que bate recorde de vendas globais em 2025
Gigante global: fundo da Noruega bate recorde e lucra US$ 1,38 trilhão em 2025
Ações da ASML sobem 7% com boom de IA, pedidos recordes e projeção forte para 2026
Robôs humanoides fabricados na China miram mercados do Oriente Médio e dos Estados Unidos
Publicado 19/06/2025 • 15:06 | Atualizado há 7 meses
KEY POINTS
Imagem de jcomp no Freepik
Cédulas de dólar
O investimento global caiu 11% em 2024, apesar de um aumento de 4% distorcido por fluxos financeiros voláteis, segundo relatório publicado pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad, na sigla em inglês) nesta quinta-feira (19).
Assim, pelo terceiro ano consecutivo, o capital está se retirando dos setores que geram empregos, resiliência e crescimento limpo, diz a Unctad.
Leia também:
Brasil sobe em ranking global de competitividade, mas continua entre os últimos
Incertezas no sistema de comércio global prejudicam economia da Europa, diz presidente do BCE
“A lacuna de investimento está aumentando, não diminuindo. O investimento digital aumentou 14%, mas 80% dos novos projetos foram para apenas 10 países — excluindo a maior parte do Sul Global. Os países em desenvolvimento estão sob pressão, com os influxos permanecendo bem abaixo dos níveis necessários para o desenvolvimento sustentável”, destaca a instituição.
Além disso, o financiamento de projetos está entrando em colapso nos principais setores de infraestrutura, como energia renovável (-31%), transporte (-32%) e água e saneamento (-30%), aponta o relatório.
De acordo com a Unctad, são necessárias regras de investimento modernizadas para equilibrar a proteção ao investidor com o interesse público, um financiamento misto mais inteligente com foco no impacto real sobre o desenvolvimento e reformas para liberar subsídios acessíveis e de longo prazo para países necessitados.
Com o investimento estrangeiro direto (IED) global em 2024 diminuindo, a perspectiva para 2025 também negativa, segundo a Unctad.
Embora um crescimento modesto parecesse possível no início do ano, as tensões comerciais levaram a revisões para baixo da maioria dos indicadores de perspectivas de IED, incluindo o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), as exportações de bens e serviços, a volatilidade do mercado cambial e financeiro e o sentimento dos investidores, diz a agência da ONU.
Segundo o relatório, apesar de as tarifas terem levado a alguns anúncios de projetos de investimento com o objetivo de reestruturar as cadeias de suprimentos, seu principal efeito foi um aumento dramático da incerteza. Assim, os primeiros dados do 1º trimestre de 2025 mostram uma baixa recorde nos negócios e projetos.
À medida que o investimento global passa por mudanças profundas, o relatório sobre o Investimento Mundial 2025 da Unctad pede uma ação internacional coordenada para aproveitar o poder transformador do investimento na economia digital e preencher as lacunas persistentes.
“O avanço do investimento sustentável e inclusivo, especialmente nas economias em desenvolvimento, exige políticas ousadas, instituições mais fortes e cooperação global renovada”, acrescenta.
—
📌ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
1
Caso Master: investimento de Vorcaro no futebol vai do Atlético-MG aos direitos de transmissão
2
Renovação automática e gratuita da CNH vale para idosos? Entenda as regras
3
“O fim de um ciclo”: fundadores da Growth Supplements comentam saída
4
Anvisa libera cultivo de cannabis e pode impulsionar mercado bilionário no Brasil
5
Acareação do Banco Master: Defesa denuncia vazamentos enquanto Banco Central detalha intervenção e falta de liquidez