Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no
Israel anuncia envio de negociadores ao Catar para discutir trégua em Gaza
Publicado 05/07/2025 • 19:02 | Atualizado há 10 horas
O ‘coquetel de cortisol’ viralizou no TikTok – mas será que ele realmente reduz o estresse? Veja o que os médicos dizem
Pesquisador da felicidade compartilha sua ‘regra dos 90 segundos’ para viver uma vida melhor e mais plena
Apple conquista grande vitória com ‘F1’, mas IA ainda é um problema em Cupertino
Musk apoia as críticas do senador Paul ao megaprojeto de lei de Trump no primeiro comentário desde sua aprovação
Prazo das tarifas de Trump está se aproximando para a Europa
Publicado 05/07/2025 • 19:02 | Atualizado há 10 horas
KEY POINTS
Foto: RONEN ZVULUN/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
ISR - ISRAEL/HAMAS/GUERRA/NETANYAHU - INTERNACIONAL - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fala durante uma coletiva de imprensa em Jerusalém, nesta quarta-feira, 21 de maio de 2025. Netanyahu afirmou que o líder do Hamas, Muhammad Sinwar, "aparentemente" foi morto durante uma operação israelense na semana passada, segundo o Times of Israel. O comentário aconteceu nesta quarta-feira, 21, durante coletiva de imprensa - a primeira feita pelo premiê desde dezembro, conforme veículos da mídia local.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu anunciou neste sábado (5) que uma equipe de negociadores israelenses viajará amanhã ao Catar visando garantir um acordo de trégua e a libertação dos reféns na Faixa de Gaza. Netanyahu considerou “inaceitáveis” as últimas exigências do Hamas.
“As mudanças que o Hamas busca fazer na proposta do Catar nos foram comunicadas ontem à noite, e são inaceitáveis para Israel”, informou o gabinete de Netanyahu. No entanto, “após avaliar a situação”, o premier israelense “deu a instrução de atender ao convite para negociações indiretas e continuar os esforços para resgatar nossos reféns com base na proposta do Catar que Israel aceitou”, acrescenta a nota, segundo a qual a equipe de negociação viajará amanhã ao Catar”.
O Hamas havia anunciado na última sexta (4) que estava pronto para “iniciar imediatamente” negociações sobre a mais recente proposta de trégua negociada pelos Estados Unidos, mediada pelo Catar e pelo Egito.
De acordo com duas fontes palestinas, a proposta dos Estados Unidos inclui uma trégua de 60 dias, durante a qual o Hamas libertaria 10 reféns israelenses, além de corpos, em troca da libertação de prisioneiros palestinos mantidos em Israel.
Leia mais:
Hamas diz estar pronto para “começar imediatamente” negociações de cessar-fogo em Gaza
Trump afirma que Israel aceitou cessar-fogo de 60 dias em Gaza e cobra resposta do Hamas
Das 251 pessoas sequestradas em 7 de outubro de 2023 durante o ataque do movimento palestino a Israel que desencadeou a guerra, 49 permanecem em cativeiro em Gaza, 27 das quais foram declaradas mortas pelo exército israelense.
De acordo com as duas fontes palestinas, o Hamas exige uma melhora no mecanismo de retirada das tropas israelenses da Faixa de Gaza, garantias de que os combates não serão retomados durante as negociações e que a ONU e as organizações internacionais reconhecidas retomarão a distribuição de ajuda humanitária.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que receberá o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu em Washington na segunda-feira, disse que poderia haver um acordo “na próxima semana”.
O ministro das Relações Exteriores do Egito, Badr Abdelatty, conversou por telefone com o enviado dos Estados Unidos para o Oriente Médio, Steve Witkoff, sobre os “preparativos para reuniões indiretas entre os dois lados”. “Esperamos que haja uma trégua”, disse Karima Al Ras, uma mulher de Gaza, à AFP.
“As passagens de fronteira serão abertas e a farinha poderá chegar. As pessoas estão esperando desesperadamente por farinha e morrem quando vão procurar comida para seus filhos”, acrescentou.
Antes da sua manifestação semanal em Tel Aviv, o Fórum das Famílias dos Reféns pediu aos líderes israelenses que chegassem a um “acordo abrangente”, que levasse à libertação de todos os prisioneiros. “Chegou a hora de fazer um acordo que salve todos”, disse Macabit Mayer, tia de dois reféns, Gali e Ziv Berman
No local, o exército israelense recentemente expandiu suas operações militares na Faixa de Gaza, que se encontra em uma situação humanitária crítica quase 21 meses após o início das hostilidades.
De acordo com o porta-voz da Defesa Civil de Gaza, Mahmud Basal, 35 pessoas foram mortas desde o início da manhã de sábado em várias operações israelenses. “A explosão foi assustadora, muitas tendas foram queimadas, mulheres e crianças ficaram apavoradas”, disse à AFP Mohammed Khafaja, que disse ter perdido seu tio e vários de seus primos em um bombardeio noturno em Khan Younis, no sul.
O Exército israelense disse à AFP que não estava em posição de comentar qualquer ataque em particular na ausência de coordenadas geográficas precisas. Também disse ter interceptado dois “projéteis” que sobrevoavam o território israelense, procedentes do sul da Faixa de Gaza.
A Fundação Humanitária de Gaza (GHF), apoiada pelos Estados Unidos e por Israel, anunciou que dois funcionários norte-americanos foram feridos em um “ataque” a um centro de distribuição de ajuda no sul do território palestino e estavam em condições estáveis.
As restrições à imprensa na Faixa de Gaza e as dificuldades de acesso a muitos pontos significam que a AFP não pode verificar de forma independente as alegações das várias partes.
O ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023 matou 1.219 pessoas em Israel, a maioria civis, de acordo com uma avaliação da AFP baseada em dados oficiais israelenses. Pelo menos 57.338 palestinos foram mortos na ofensiva israelense em Gaza, a maioria civis, de acordo com o ministério da saúde do território governado pelo Hamas, estatísticas que a ONU considera confiáveis.
—
📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:
🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais
🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562
🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube
🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings
Mais lidas
O 'coquetel de cortisol' viralizou no TikTok - mas será que ele realmente reduz o estresse? Veja o que os médicos dizem
Israel anuncia envio de negociadores ao Catar para discutir trégua em Gaza
Líder supremo do Irã, Khamenei, faz primeira aparição pública desde guerra com Israel
Elon Musk diz que criou um novo partido político nos Estados Unidos
Público rejeita novas ideias da Disney, que apela para histórias clássicas