CNBC

CNBCGigantes franceses de bebidas recuam após Trump ameaçar tarifas de 200%

Mundo

Israel bombardeia regiões do Líbano após alertas prévios

Publicado 05/01/2026 • 17:36 | Atualizado há 2 semanas

KEY POINTS

  • A força aérea de Israel atacou áreas no sul e no leste do Líbano afirmando que os locais abrigam os grupos militantes Hezbollah e Hamas.
  • Os ataques aconteceram quase duas horas depois de o porta-voz árabe das Forças Armadas israelenses, Avichay Adraee, alertar no X que o Exército atingiria alvos do Hezbollah e do Hamas em duas vilas no leste do país e em outras duas no sul do Líbano.
  • Desde então, Israel realizou ataques aéreos quase diários, que, segundo o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, já mataram 127 civis.

Ramiz Dallah / Anadolu

**Tradução para o português:** Uma casa sofreu danos graves após ser atingida por um ataque aéreo israelense na cidade de Al Manara, na região ocidental do Vale do Bekaa, no Líbano, em 5 de janeiro de 2026, enquanto Israel continua ataques às áreas leste e sul, apesar de um cessar-fogo.

A força aérea de Israel atacou áreas no sul e no leste do Líbano nesta segunda-feira, 5, afirmando que os locais abrigam infraestrutura dos grupos militantes Hezbollah e Hamas. As ofensivas ocorreram poucos dias antes de o comandante do Exército libanês apresentar ao governo um informe sobre a missão de desarmar o Hezbollah em regiões próximas à fronteira com Israel.

Os ataques aconteceram quase duas horas depois de o porta-voz árabe das Forças Armadas israelenses, Avichay Adraee, alertar na rede social X que o Exército atingiria alvos do Hezbollah e do Hamas em duas vilas do vale do Bekaa, no leste do país, e em outras duas no sul do Líbano.

A Agência Nacional de Notícias do Líbano informou que uma casa atingida na vila de Manara, no vale do Bekaa, pertencia a Sharhabil al-Sayed, comandante militar do Hamas morto em um ataque israelense com drone em maio de 2024.

Leia mais:
Israel investirá cifra bilionária em armamento próprio; maioria hoje vem dos EUA

No ano passado, o Exército libanês iniciou o processo de desarmamento de grupos palestinos. O governo afirma que, até o fim de 2025, todas as áreas próximas à fronteira com Israel — conhecidas como região ao sul do rio Litani — estarão livres da presença armada do Hezbollah.

O tema deve ser discutido em reunião do governo marcada para quinta-feira, com a participação do comandante do Exército, general Rudolph Haikal.

Os ataques desta segunda-feira ocorreram em vilas ao norte do rio Litani, distantes da fronteira com Israel. O desarmamento do Hezbollah ocorre após uma guerra de 14 meses entre Israel e o grupo apoiado pelo Irã, encerrada em novembro de 2024 com um cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos.

Desde então, Israel realizou ataques aéreos quase diários, que, segundo o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, já mataram 127 civis. Mais cedo nesta segunda-feira, um ataque com drone contra um carro na vila de Braikeh feriu duas pessoas, segundo o Ministério da Saúde do Líbano. Israel afirmou que o alvo eram dois integrantes do Hezbollah. Fonte: Associated Press.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;