CNBC
Washington Post

CNBCCEO do Washington Post, Will Lewis anuncia saída após demissões em massa

Mundo

Japão: Bessent saúda “grande vitória” da premiê Takaichi nas eleições

Publicado 08/02/2026 • 15:00 | Atualizado há 2 horas

AFP

KEY POINTS

  • O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, afirmou que a vitória de Takaichi fortalece a presença americana na Ásia.
  • Com apoio direto de Donald Trump, a premiê deve conquistar uma maioria de dois terços no Parlamento, consolidando seu poder.
  • Japão e EUA preparam um acordo comercial "substancial" e alinham defesa contra a China, com visita à Casa Branca em 19 de março.
Scott Bessent

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, saudou a “grande vitória” da primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, nas eleições deste domingo (8), declarando que um Japão forte torna os Estados Unidos “fortes na Ásia“.

Takaichi, de perfil conservador, recebeu o apoio do presidente Donald Trump antes da votação, que pode garantir mais de dois terços das cadeiras para o seu Partido Liberal Democrata (PLD), segundo projeções da mídia.

“A primeira-ministra convocou uma eleição antecipada… e, nossa, ela teve uma grande vitória hoje”, afirmou Bessent no programa da Fox News, “Sunday Morning Futures“, com Maria Bartiromo.

“Ela terá uma maioria de dois terços na Câmara Alta. O presidente Trump a apoiou na semana passada. Ela é uma ótima aliada e tem um ótimo relacionamento com o presidente. Quando o Japão é forte, os EUA são fortes na Ásia.”

Leia também: Japão: com maioria no Parlamento, Sanae Takaichi promete política orçamentária responsável

Takaichi convocou a votação após tornar-se a quinta premiê do Japão em cinco anos, em outubro, revitalizando as fortunas desgastadas de seu partido. Na quinta-feira, ao declarar seu apoio via redes sociais, Trump deu o passo incomum de anunciar, antes mesmo do resultado, que ela visitará a Casa Branca em 19 de março.

Na postagem, Trump afirmou que EUA e Japão estão trabalhando para fechar um acordo comercial “muito substancial”, além de colaborar na segurança nacional, oferecendo seu “Apoio Completo e Total” a Takaichi.

Takaichi agradeceu as “palavras calorosas” de Trump no domingo, escrevendo no X que “o potencial da nossa Aliança é ILIMITADO“.

O comércio entre EUA e Japão atingiu USD 317 bilhões em 2024. As duas nações mantêm uma aliança de segurança de longa data, com cerca de 50.000 soldados americanos baseados em solo japonês, peça-chave militar na região Ásia-Pacífico.

Takaichi é vista como uma “falcão” em relação à China, principal rival estratégica da América, e sugeriu que o Japão poderia intervir militarmente caso Pequim tentasse tomar Taiwan à força.

📌 ONDE ASSISTIR AO MAIOR CANAL DE NEGÓCIOS DO MUNDO NO BRASIL:


🔷 Canal 562 ClaroTV+ | Canal 562 Sky | Canal 592 Vivo | Canal 187 Oi | Operadoras regionais

🔷 TV SINAL ABERTO: parabólicas canal 562

🔷 ONLINE: www.timesbrasil.com.br | YouTube

🔷 FAST Channels: Samsung TV Plus, LG Channels, TCL Channels, Pluto TV, Roku, Soul TV, Zapping | Novos Streamings

Siga o Times Brasil - Licenciado Exclusivo CNBC no

MAIS EM Mundo

;